📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O penálti (de uma vida) que nunca se concretizou

- Advertisement -

O imo despedaça-se com o decurso do tempo. Ecoam na índole gritos de revolta, mas emudecem-se fugazmente pelo facto de não alterarem o rumo dos acontecimentos confinados à presença assídua do Fado. E, aproveitando a deixa do ocultismo que redijo, apresento o meu espírito reacionário diante do universo das coincidências: inquietam-me as confluências macabras, porque estimulam, ao máximo, a arte de raciocinar; ora, pensar, juntar peças como de puzzles se tratassem conduzem-nos a conclusões bafejadas pela agonia.

O enredo era adequado para uma malha de David Lynch, apesar de não voltarmos a encontrar orelhas decepadas num vasto campo, o corpo de Laura Palmer ou o insólito e deformado filho de um casal. A trama solicitada padecia de um surrealismo psicológico maior e da comprovação de uma teoria fundamentada à sua maneira, só como ele sabe fazer.

Rui Jordão encontrava-se hospitalizado devido a problemas cardíacos. Curiosamente, o Sporting Clube de Portugal atravessa (uma vez mais) um período de crise alastrado a todos os postos de debate. É perfeitamente normal que, como servo da listada verde e branca, cesse a vontade de continuar a ortografar. Alérgico à conformação perante os factos, sim.

Nem os thrillers exibem um cenário tão pardacento. A psique orquestra o trilho de uma casa que se desaba e não atinge a cave da habitação. A família resguarda-se lá e está a salvo, mas as vigas começam a perder o ímpeto. E os petizes, penetrados pelo medo, bradam e iniciam um choro sofrido. A mãe abraça-os e o pai, como chefe de família, consciente da possibilidade de vacilo, não cede.

Rui Jordão faleceu com 67 anos de idade
Fonte: Fórum SCP

Uma metáfora que perde a quimera, face aos acontecimentos. Um goleador, uma lenda, um senhor dentro e fora das quatro linhas ingressou prematuramente no comboio com destino adverso à vida. Jamais se olvidam os festejos realizados aquando dos tentos apontados, aquela corrida junto à bandeirola de canto, sorrindo vincadamente e recebendo o calor tanto dos colegas de equipa como da legião leonina. Como ínfima parte do clã sportinguista, teço a minha homenagem a um ídolo alheio à minha geração:

Sr. Jordão, a lesão não teve cura e isso entristece-me profundamente. Os olhos reluzem uma nostalgia nunca vivida por mim pela ordem natural do tempo. O golo da sua vida era este e a bola, no último minuto, resvalou na trave. Merecia mais, muito mais. Após 1989, altura em que pendura as botas, como se profere na gíria, raras foram as entrevistas que deu e o protagonismo que quis ter. A humildade foi a característica que mais brilhou em 67 anos de existência. Inalava futebol e humanidade, facto que, no mundo onde impera a podridão, é cada vez mais inusual.

E envolvem-me, novamente, as ideias vãs. Num momento como este, as palavras nada resolvem, nada amenizam. Restam as memórias, os sorrisos, o legado de vida. Hoje, apesar da mágoa difundida pela nação, celebramos um dos maiores goleadores do peito ilustre lusitano: enalteceu Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal e Vitória de Setúbal.

Recuso-me a aceitar a realidade! O dia é cinzento, confuso e enevoado e nele subsiste um sabor acre, semelhante ao França-Portugal no Euro´84. As tropas de Platini, ingloriamente, fizeram trespassar as suas espadas no peito do capitão. Definhou-se parte da alma de Benguela!

Até sempre, senhor golo! Até sempre, rei Leão!

 

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges na antevisão do Benfica x Sporting: «Estamos numa boa fase, num crescimento muito bom e queremos consolidar cada vez mais esse crescimento»

O Benfica x Sporting joga-se esta sexta-feira para a jornada 13 da Primeira Liga. Rui Borges já fez o lançamento do jogo.

Thibaut Courtois pede mais respeito pelos companheiros de profissão: «Não somos máquinas, somos pessoas»

Thibaut Courtois abordou os casos de Ronaldo Araújo, após o erro frente ao Chelsea, e de Vinícius Júnior, após as provocações contra o Athletic Bilbao.

Luis Suárez: eis o dinheiro que o Sporting ainda poderá ter de desembolsar para pagar o avançado

Luis Suárez chegou ao Sporting este verão por 22 milhões de euros, mas pode ainda alcançar os 27 milhões, caso cumpra determinados objetivos.

Rodrigo Zalazar castigado pela UEFA com dois jogos de suspensão

Após a expulsão no encontro da Europa League frente ao Rangers, a UEFA decidiu atribuir um castigo de dois jogos para Rodrigo Zalazar.

PUB

Mais Artigos Populares

Vinícius Júnior volta a ser o centro das atenções após resposta polémica aos adeptos do Athletic Bilbao

Vinícius Júnior, avançado do Real Madrid, voltou a ser tema em Espanha após reagir com gestos a insultos vindos das bancadas.

Sorteio Mundial 2026: eis as estrelas de vários desportos que irão conduzir o evento

Rio Ferdinand será o único ex-futebolista a participar no sorteio do Mundial 2026, contando depois com estrelas de vários desportos.

Mikel Arteta desabafa sobre nova vaga de lesões no Arsenal e o calendário apertado: «Se puderem dar-nos um pouco mais de tempo para recuperar...

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, voltou a lamentar as baixas no plantel e deixou críticas ao calendário, após a vitória frente ao Brentford.