SITE TEMPORÁRIO

22 de Janeiro, 2022

Sporting

O relvado de Alvalade, “and the winter is coming”

O Relvado de Alvalade artigo do bola na rede

O Relvado de Alvalade, aquém de uma equipa campeã nacional

Um artista talentoso sê-lo-á sempre, independentemente das condições em que tenha de trabalhar, até porque, normalmente o talento é inato. No entanto, se lhe forem dadas as melhores condições, mais facilmente as suas qualidades poderão ser percetíveis a quem assiste, ou podem mesmo ser exponenciadas.

No futebol acontece o mesmo. Os atletas com mais talento poderão mostrar as suas qualidades onde tenham melhores condições para treinar e jogar. E o Sporting, como clube de dimensão internacional deve conseguir disponibilizar aos seus jogadores tudo o que lhes permita dar o seu máximo. o relvado de alvalade

O clube de alvalade sempre conseguiu ser um clube em constante evolução e modernização, desde o estádio, à academia e às condições de treino, e até mesmo a imagem. No entanto, desde a construção no novo estádio, o Sporting tem tido problemas em ter um relvado com condições ótimas, e fomo-nos habituando a ver o tapete com um verde esbatido, a roçar o castanho muitas vezes, com muita areia, e aos remendos.

De 2003, ano de inauguração do Alvalade XXI, até 2009 o relvado tinha sido substituído cinco vezes, e o motivo dado era de que tinha havido uma deficiente concepção do recinto permitisse circulação de ar que desse as condições ideais para que a relva se mantivesse.

Entretanto, em 2016 houve uma nova alteração, e parecia ter-se encontrado solução para este problema. Pelo menos não se percebia a necessidade de ter de trocar o relvado de alvalade todos os anos. o relvado de alvalade

Sporting Alvalade
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Surpreendentemente, este ano, decidiu-se trocar a empresa que instala e trata o relvado de Alvalade. E digo surpreendente porque não via sinais de que fosse necessária essa alteração. Mas entendo que muitas vezes as questões possam ser financeiras e contratuais, e isso não se reflita diretamente no comportamento do tapete verde. E entendo também que um relvado tenha uma vida útil finita, que obrigue à substituição. Aparentemente, não pareceu ser o caso.

A verdade é que até ao momento não parece ter sido a melhor decisão, uma vez que nos últimos jogos em casa temos visto muitos “tufos” de relva a levantar, o que mostra que a instalação e/ou manutenção não tenha sido a melhor até ao momento. Tudo isto juntamente com o facto de o mesmo estar a ser sobrecarregado com jogos sucessivos em Alvalade, o que piora ainda mais o cenário, não dando tempo necessário a que a relva regenere entre jogos. E ainda não estamos em pleno inverno, com jogos a chover de início ao fim.

Esta questão pode parecer ser apenas um pormenor, até porque o Sporting continua a jogar e a ganhar neste e em todos (quase) os outros relvados, no entanto será muito mais fácil para os nossos jogadores praticarem o seu melhor futebol num tapete regular, liso, sem sobressaltos, e com uma relva que permita fixar o “piton” de forma que não provoque lesões. Porque são os nossos que vão lá jogar mais vezes.

E poder entrar no estádio de Alvalade e dar de caras com aquele relvado verdinho vivo, viçoso, que nos salta aos olhos, ainda mais agora com a bancada toda verde em fundo, é das melhores sensações que sinto quando vou ver jogos ao nosso estádio. Por isso não gostaria de voltar a ver um tapete feio, sem cor, em que os nossos jogadores não conseguissem tirar prazer do jogo.

Ainda assim, uma coisa tenho certeza, esteja a relva em que condições esteja, esta equipa vai dar sempre tudo para ganhar, seja a jogar bem ou mal. Porque mesmo com campos de lama quase até ao joelho já vi estes jogadores a lutar até ao último minuto. o relvado de alvalade

Mas os nossos leões merecem um relvado que esteja à altura de uma equipa campeã nacional, nem que tenha de se pagar um bom bocado mais por isso. Há coisas em que não compensa poupar, correndo-se o risco de vir a sair mais caro a longo prazo. o relvado de alvalade

 

O relvado de alvalade