O segredo por detrás de Luciano Vietto

No último jogo para o campeonato, o Sporting deslocou-se a Portimão numa difícil visita, onde no ano passado o clube leonino perdeu por 4-2. Contudo, Marcel Keizer decidiu mudar a equipa em relação ao último jogo em Alvalade e decidiu introduzir Luciano Vietto no lugar de Diaby e os resultados estão à vista de todos.

Passámos de um empate na Madeira e uma vitória sofrida em Alvalade, frente ao SC Braga, para uma vitória convincente em que, para além do habitual destaque de Bruno Fernandes que fez mais duas assistências, Vietto mostrou toda a sua classe e fez por merecer mais oportunidades no onze inicial.

Houve também uma alteração que passou mais despercebida, mas que teve muito impacto nesta exibição de Vietto. Relativamente ao jogo na Madeira, Marcos Acuña baixou no terreno e ocupou o lugar de Borja como defesa esquerdo. O corredor ficou muito mais coeso porque o jogador argentino equilibra bastante o setor mais recuado, pois não se aventura muito nos processos ofensivos. Aliás, só o faz quando necessário e oferece um “pulmão” inacreditável, fazendo com que a equipa fique mais descansada nessa zona.

O número 9 leonino continua a ser uma peça-chave no esquema de Keizer
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Por isso, Luciano Vietto ficou com mais liberdade de movimentos, não tendo que se preocupar tanto com os processos defensivos e, como tal, consegue pôr em jogo todo o seu talento, o qual ficou visível no segundo golo leonino, em que fez “meio-golo” com o passe a rasgar toda a defesa do Portimonense. Com Bruno Fernandes e com o craque argentino em campo, o Sporting fica com dois “génios” que conseguem fazer aparecer jogadas ao nível de poucos em Portugal, sendo que fica mais fácil os golos aparecerem.

Mas isto não significa que Cristián Borja seja um jogador inapto para o clube leonino, muito pelo contrário, porque é um jogador que não inventa e joga simples. No entanto, em comparação com Acuña, não equilibra tão bem a equipa aquando dos contra-ataques adversários. Como tal, não combina tão bem com Luciano Vietto à sua frente, mas jogando com um extremo puro, que tenha mais disponibilidade física para defender, encaixa que nem uma luva no esquema tático de Keizer.

Foto de Capa: Bola na Rede

João Flora
João Florahttp://www.bolanarede.pt
O João é estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O Sporting é o seu clube do coração e apesar de não ir a tantos jogos como gostava, acompanha sempre tudo o que envolve o mundo leonino. O João também se mantém informado não só sobre o futebol internacional, considerando o futebol Inglês o melhor, mas também como as modalidades leoninas.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Moreirense perto de se reforçar com internacional jovem pela Sérvia

O Moreirense está muito perto de garantir a contratação de Mateja Stjepanovic, jogador que finalizou o seu contrato com o Moreirense.

João Félix abre as portas a um regresso ao Benfica: «É se calhar para onde estou mais inclinado»

João Félix pode regressar ao Benfica neste mercado de transferências. O avançado encontra-se com contrato com o Chelsea.

PSG (que terminou o jogo com 9) elimina Bayern Munique do Mundial de Clubes 2025

O PSG bateu o Bayern Munique por duas bolas a zero, em jogo dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

A reação de Alphonso Davies à lesão grave de Jamal Musiala

Alphonso Davies reagiu em direto à lesão de Jamal Musiala. O jogador foi substituído ao intervalo do Bayern x PSG.

PUB

Mais Artigos Populares

Gil Vicente tenta empréstimo de avançado do Benfica

O Gil Vicente está interessado em garantir a contratação de Gustavo Varela. O jogador representa atualmente o Benfica.

Jamal Musiala sofre lesão gravíssima durante o Bayern Munique x PSG

Jamal Musiala sofreu uma grave lesão durante a partida entre o Bayern Munique e o PSG, relativo ao Mundial de Clubes 2025.

Mauro Xavier contra adeptos do Benfica: «Quem põe o Benfica em risco não pode continuar a ter lugar no nosso clube»

Mauro Xavier admitiu que os adeptos do Benfica que fazem uso da pirotecnia deveriam ser castigados pela direção do clube.