Sporting 4-0 Paços de Ferreira: O Sporting de 21 anos

William Carvalho, de 21 anos, é a imagem deste Sporting: jovem, recém aparecido, tranquilo e confiante das suas capacidades. Todos os adjectivos são facilmente reconhecidos tanto ao trinco português como à equipa de Alvalade. Mas, para além disso, muito se pode dizer sobre o que é e será o presente e futuro de tanto do jogador como do próprio clube. No final da 11ª jornada, quem foi o melhor jogador da Liga? E a melhor equipa? Na minha forma de ver são, exactamente, William e o Sporting. Mas, tanto um como outro, terão de provar que têm estofo para manter o nível. Mesmo que, tanto um como o outro, não tenham a responsabilidade de o fazer.

O Sporting venceu hoje, por 4-0, o Paços de Ferreira, que não sofria golos há vários jogos. É a quarta vez que a equipa de Leonardo Jardim vence por quatro golos de diferença. Em onze jogos, quatro foram vencidos por tal diferença de golos. Pelo meio, uma derrota no Dragão – talvez o campo mais difícil do campeonato – e dois empates em casa, com Benfica e Rio Ave. Para já, saldo francamente positivo. Mas quando há um plano e uma estrutura consolidados – e, depois de tanto se esperar, finalmente há! – não é a meio do caminho que se alteram rotas. O Sporting não é candidato ao título! Apenas e só porque não foi com esse fim que preparou a época. Mas, como já se entendeu, essa meta inferior traçada em tempo certo pode muito bem vir a ser amiga do leão.

William Carvalho tem um percurso idêntico. Chegou ao clube na pré-época practicamente sem se dar por ele, trabalhou na hora e medida certas, empenhou-se e ganhou lugar não apenas no plantel como no onze. Correu por fora, sem pressões, e mostrou-se o melhor. Primeiro, para a posição. Depois, da equipa. Agora, muito provavelmente, do campeonato. Com 21 anos, mas com serenidade de veterano, William soube, segundo Sven Jaecques, director técnico do Cercle de Brugge, fugir das tentações que a vida na Bélgica lhe ia oferecendo. Diz o mesmo que o jovem jogador tinha ao seu dispor chocolate, cerveja e mulheres em quantias excessivas, mas que conseguiu perceber que não era esse o caminho. De igual forma, o Sporting deve resistir à mudança de objectivos que acrescentará apenas pressão dispensável a um conjunto talentoso mas, ao mesmo tempo, jovem e curto quando comparado com o do Porto e Benfica.

É exactamente essa uma das diferenças deste Sporting para o de anteriores anos: quando, na possibilidade de ascender ao primeiro lugar, era clássico o acusar de pressão em Alvalade. Hoje o que se viu foi o contrário. Um sinal de motivação extra, como deve ser, por existir espaço para se subir mais um degrau. O Sporting entrou bem, pressionante, como que a mostrar ao Paços que a derrota do Porto não ia jogar a seu favor. Como fruto dessa atitude positiva, marcou cedo e desbloqueou assim qualquer tipo de nervosismo que se pudesse instalar. O autor do golo? William Carvalho. O melhor em campo? O autor do primeiro golo. Daí em diante foi tudo relativamente fácil.

Ouvi, do que considero ser o melhor comentador futebolístico do país, Carlos Daniel (um dia hei-de parar de o citar, prometo), que as equipas se revêem nos seus trincos: equipa de trinco destrutivo dificilmente jogará muito bem ofensivamente; equipa de trinco macio dificilmente defenderá muito bem; equipa de trinco equilibrado estará sempre mais perto de jogar bom futebol. E assim é o Sporting. O trinco é, a meu ver, a posição mais importante do futebol actual. Qual foi o último grande trinco que actuou em Alvalade? Miguel Veloso, quando na sua melhor forma. E, desde aí, o Sporting deixou de conseguir lutar pelo título. Admito que os problemas vão muito além da qualidade do trinco utilizado, mas, como Carlos Daniel disse, o Sporting tem sido um reflexo do trinco que utiliza. O Benfica da época passada, apesar de ter terminado sem qualquer título, é a prova da teoria dos trincos. Matic foi o melhor jogador do plantel e a qualidade do futebol praticado foi de alto nível.

Publicação de William Carvalho no seu Instagram
Publicação de William Carvalho no seu Instagram

Agora é a hora de fazer aquilo de que não gosto: a futurologia. Com base no apresentado, no máximo, tenho condições para afirmar que o Sporting pode lutar pelo título. Pode manter o nível apresentado. Pode assegurar a força de vontade própria dos 21 anos, idade com que todos nós sonhamos conquistar os objectivos traçados, mais pela ambição do que pela razão. Como William, o Sporting pode vir a ser o melhor. Mas não tem essa obrigação. Trabalhar arduamente e manter o equilíbrio entre alegrias e possíveis desapontamentos é o caminho que leva às estradas do sucesso. Estradas essas que serão percorridas pela certa. Este ano ou no próximo, “ninguém vai poder atrasar quem nasceu para vencer”.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogo decisivo para as Navegadoras | Portugal x Bélgica

Portugal joga a passagem à próxima fase do Euro 2025 Feminino contra a Bélgica. Navegadoras ainda sonham com apuramento.

FC Porto desvia jovem médio das camadas jovens do Benfica

O FC Porto garantiu a contratação de João Maria Pinto. O médio de 15 anos deixou a formação do Benfica.

Famalicão fecha contratação de avançado do Benfica

O Famalicão já fechou a contratação de Pedro Santos. O jovem avançado do Benfica esteve emprestado ao Moreirense.

Bruno Varela de saída do Vitória SC e ruma à Arábia Saudita

Bruno Varela está em vias de deixar o Vitória SC. O guarda-redes português vai assinar pelo Al Hazm.

PUB

Mais Artigos Populares

Ponto de situação: Juventus tenta fechar Francisco Conceição e recebe oferta do Sporting por Alberto Costa

A Juventus está a resolver dois dossiers de negociações que envolvem portugueses. Francisco Conceição pode ficar em Turim e Alberto Costa pode rumar ao Sporting.

Fenerbahçe de José Mourinho ganha a concorrência ao AC Milan e garante lateral inglês

O Fenerbahçe de José Mourinho esta a fechar a contratação de Archie Brown. O lateral inglês vai deixar o Gent, da Bélgica.

Arsenal paga 58 milhões de euros para fechar contratação de reforço… e não é Viktor Gyokeres

O Arsenal garantiu a contratação de Noni Madueke. Negócio entre os gunners e o Chelsea está fechado por 58 milhões de euros.