É um dos temas da ordem do dia. A direção do Sporting CP, presidida por Frederico Varandas, decidiu cortar todos os apoios à Juventude Leonina e ao Diretivo Ultras XXI, tendo já sido comunicado às entidades desportivas competentes.

Importa referir a importância das claques nos clubes de futebol, sobretudo quando apoiam um emblema com a dimensão do clube leonino. São os membros pertencentes a estas organizações que apoiam a equipa jogando fora ou em casa, quer seja em campos relvados ou pavilhões. São estes adeptos que percorrem enormes distâncias para dizer presente em qualquer partida disputada pelo Sporting CP.

Contudo, creio que caíram num erro imperdoável para o atual presidente do Sporting CP. Numa altura em que, ironicamente, se enviam beijos para a bancada em plena Assembleia Geral do clube, os adeptos do clube têm de começar a compreender que a contestação a Frederico Varandas pode ter consequências negativas, como represálias no que toca à expulsão de sócio.

A guerra está aberta no seio do clube leonino
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Ambas as claques não foram contra a atual direção. Foram contra o rumo precário que o clube tem tomado durante esta época desportiva. Contra a falta de exigência que os adeptos já não estavam habituados. Contra a ausência de rumo. Contra a crescente contestação ao mau trabalho de Frederico Varandas.

A cessão do protocolo com ambos os grupos organizados de adeptos abriu um precedente para os sócios mais desatentos. Retirou o foco da direção e colocou as claques como bodes expiatório, ou seja como os principais responsáveis de tudo o que de mau tem acontecido no clube. De um momento para o outro, começaram a ser os adeptos do topo sul os assobiados no estádio.

Concluindo, espero que esta situação não sirva para desunir ainda mais o Sporting CP. Certo é que, quando chove e os jogos são longe, são sempre os mesmos adeptos a percorrer quilómetros pelo clube. As direções, quando tomam decisões, devem apontar para a sobrevivência do clube, e não pela sobrevivência do presidente. Infelizmente, não é isso que me parece estar a ser feito por Frederico Varandas.

Foto de Capa: Bola na Rede

Revisto por: Jorge Neves

Comentários