O último delírio?

- Advertisement -

Convém, numa primeira instância, dirigir uma palavra aos críticos e ao parecer mais antagónico que se possa erguer perante este assunto, que tem tanto de delicado como de parvo, para não dizer ultrapassado e completamente dispensável: não confundam uma opinião com ódio destilado nem com um simples ataque à dignidade de quem quer que seja, a aliteração não conduz ao desconcerto da coisa. Trivializar é o segredo porque, no fundo, os comentários iniciam a corrida ao mesmo tempo e cruzam a meta da subjetividade simultaneamente. Portanto, diminuído o cardápio de desculpas, urge à criatividade (ou palermice) de cada um completar o labor da argumentação.

Voltamos à saga de Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting Clube de Portugal. Não sei se é apenas fruto do meu pensamento ou se existem algumas almas que o considerem uma espécie de assombração, uma tormenta que se aproxima da nossa razão como que o acionar de um interruptor: na presença de luz, ei-lo ali, hirto, a rir e a tecer demonstrações de amor pelo clube. Desde o primeiro momento que questionei, não o sentimento, mas a forma como o mesmo foi expressado. O paralelismo é imediato: numa relação amorosa, Bruno de Carvalho era o parceiro obsessivo, o que enclausura, o domador. Múltiplas peripécias realizaram placagens, dignas de verdadeiros profissionais de rugby, e derrubaram (novamente) a instituição, atirando-a para a lama. Ele, conjuntamente, também se sujou, dos pés à cabeça.

A marca de Bruno de Carvalho continua bem presente no universo leonino
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Predisponho-me a ir para a frente da SAD do Sporting imediatamente e de borla. Não quero salário, não quero carro, nem cartões. Não quero nada do Sporting. Só quero receber no dia em que o Sporting for campeão nacional de futebol de seniores masculino”, afirmou na Rádio Estádio. Mesmo que a vontade de receber algo prevalecesse, a crise financeira que o clube atravessa deixava por terra essa hipótese. Durante a sua estadia, nas épocas gloriosas, onde se ia alternando o segundo com o terceiro posto, muitos foram os investimentos supérfluos que resultaram em prejuízo (quase predestinado).

Tiros nos pés, na barriga e na cabeça. A ânsia de ser campeão, de se vangloriar e de poder tirar proveito desse facto subjugou toda e qualquer tática que germinasse.  A Doyen, o Cashball, a atitude perante Marco Silva, os ataques pessoais, os posts e as bicadas nas redes sociais, as assembleias gerais caóticas e ditatoriais, as imposições estúpidas e mesquinhas, os plantéis construídos sem estabelecer qualquer tipo de equilíbrio entre os suplentes e a equipa titular, a cisão interna desde o primeiro momento, estendida da equipa técnica à empregada de limpeza, com passagem pelos profissionais ativos. Ou seja, tudo o que agora é colocado em causa (também por mim), foi realizado anteriormente.

Quero que as pessoas tenham a noção clara de que a única coisa que me move é querer ver o Sporting estável e a desenvolver-se como estava. Quero um Sporting ganhador!”. Tiro-lhe o chapéu, sem qualquer dificuldade. Em apenas cinco anos, a nível desportivo, observamos o Sporting mais impetuoso dos últimos 20 anos, a eclosão das modalidades, o vibrar e o rugido do João Rocha, a Sporting TV, a reaproximação às duas maiores potências desportivas da atualidade (SL Benfica e FC Porto), a fortaleza edificada em Alvalade, o regresso das noites europeias e a reestruturação da dívida. Marcos importantes e irrefutáveis ao nível do sucesso desportivo-financeiro!

“Não me digam que é populismo. É amor e a convicção de que os nossos fundadores estavam certos. (…) Já não consigo mais ver esta destruição, esta autêntica guerra civil. (…) Predisponho-me a ir para a frente da SAD do Sporting imediatamente, mesmo com o Varandas no clube. O atual responsável financeiro [Salgado Zenha] pode até ser o meu braço direito”. Até aqui, as provocações, os insultos e as afrontas. Agora, a redenção, a disponibilidade gratuita e a superiorização do Sporting aos seus interesses pessoais.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid quer repetir fórmula de sucesso e colocar mais 2 jogadores no Como 1907

O Real Madrid quer colocar Jesús Fortea e Daniel Yáñez no Como 1907. Os italianos estão interessados nos jogadores.

Bayern Munique: saída de avançado confirmada e mercado está atento

Nicolas Jackson vai deixar de ser jogador do Bayern Munique no final da época, regressando ao Chelsea, clube que detém o seu passe.

José Mourinho continua sem saber o que é perder com o Benfica na Primeira Liga: última derrota do técnico na prova remonta a abril...

José Mourinho continua sem saber o que é perder para a Primeira Liga neste seu regresso ao Benfica. Pode acabar a época invencível.

Benfica: Franjo Ivanovic no topo de estatística da Primeira Liga

Franjo Ivanovic chegou ao quarto golo pelo Benfica a saltar do banco, passando a ter um dos melhores registos da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Lusitânia de Lourosa vence Paços de Ferreira e sobe ao 7º lugar com mais 7 pontos que os lugares de perigo na Segunda Liga

O Lusitânia de Lourosa derrotou o Paços de Ferreira este domingo. Jogo permite maior conforto ao conjunto na Segunda Liga.

Fabrizio Romano revela: «José Mourinho ficaria entusiasmado com a possibilidade de regressar ao Real Madrid»

No seu podcast, Fabrizio Romano referiu que José Mourinho tem interesse em regressar ao Real Madrid, reforçando que ainda não há uma proposta concreta.

Rui Costa deixa mensagem depois do hexacampeonato do Benfica: «Parabéns pela resiliência, pelo espírito de equipa e pelo forte compromisso com a visão do...

Rui Costa endereçou uma mensagem à equipa feminina do Benfica. Reação do presidente encarnado à conquista do hexacampeonato.