O xadrez leonino: como se mexem as peças de Peseiro

- Advertisement -

Após uns meses conturbados, possivelmente um dos períodos mais negros da história do clube, num período de alguma desconfiança a começar por despedimento de treinadores, agressões, mudança de direção, entre outros, é com uma grande vitalidade e com grande esperança e confiança, que o novo leão respira em Alvalade. Um novo presidente, um novo ciclo, mas com os mesmos objetivos de sempre. Apesar de ainda só se terem jogado quatro jogos para o campeonato, há uns meses atrás, ninguém esperaria que José Peseiro – uma escolha muito criticada no universo leonino – estivesse a liderar o rumo dos acontecimentos desta forma. Iremos olhar para isso, analisando os jogos, os jogadores e destacando os aspetos positivos e os aspetos negativos e aquilo que existe para melhorar.

O Sporting começou com uma enorme expectativa o seu campeonato, onde todos esperavam ansiosamente para ver o comportamento do clube face aos acontecimentos que tinha sido vitima, para ver se o clube realmente teria força para se reerguer. E foi aí que o Sporting disse presente. Foi aí que o Sporting começou a justificar que não merecia tantas críticas como as que teve. Como referi, o Sporting conta então com quatro jogos para o campeonato, onde obteve três vitórias – Moreirense (fora), Setúbal (casa) e Feirense (casa) e com um empate frente ao eterno rival Benfica, obtido no Estádio da Luz. Podemos verificar que o sistema de jogo de José Peseiro se baseia num 4x2x3x1 mas que poderá por vezes se metamorfosear num 4x4x1x1 ou num 4x4x2, dependendo do adversário, das opções disponíveis ou também mudando por exemplo da organização ofensiva para a organização defensiva. Ao longo destes quatro jogos, os onze escolhidos sofreram algumas alterações, fruto de algumas lesões ou de contratações que chegaram mais tarde e sem ritmo. A verdade é que apesar do Sporting chegar à quinta jornada – onde jogará contra o SC Braga na Pedreira – com bons resultados e o plantel estar cada vez mais motivado face a esses mesmos resultados, é bem visível a falta de qualidade de jogo em muitos dos momentos por parte da equipa do Sporting, sendo que existem vários aspetos a melhorar no que toca a organização da equipa em campo tanto ofensivamente como defensivamente.

Peseiro não foi uma escolha consensual dentro do ambiente leonino
Fonte: Sporting CP

Neste momento, é importante realçar que apesar de não existirem tantas ideias de jogo, de por vezes a equipa parecer meio desconectada e apesar de existir vontade, raça e querer fazer as coisas bem e ganhar, o Sporting vive muito das individualidades dos jogadores e do que eles são capazes de fazer nos momentos cruciais, nos momentos em que de facto conseguem fazer a diferença. Temos por exemplo Bruno Fernandes, Bas Dost, Nani, Montero ou até mesmo Mathieu, que possuem uma capacidade de classe mundial capaz de fazer diferença ou contar ainda com a versatilidade, velocidade, capacidade de decisão, fluidez e capacidade para mexer com o jogo por parte de Raphinha ou Jovane Cabral. O Sporting pagou muito pela pré-época atípica que teve e está a pagar por isso, com falta de coesão e por vezes de intensidade no jogo, algo que por exemplo Benfica e Porto estão num nível muito superior.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diogo Dalot deixa muitos elogios para Michael Carrick: «Ele está sempre equilibrado e isso passa para nós»

Diogo Dalot fez um balanço dos tempos ao serviço do Manchester United. O lateral português deixou muitos elogios para o novo treinador, Michael Carrick.

Denil Castillo é alvo do Benfica para reforçar o meio-campo no verão

Denil Castillo está na lista do Benfica para o meio-campo. Médio equatoriano é destaque do Midtjylland e tem mais interessados.

Al Ula de José Peseiro vence Al Arabi e sobe ao segundo lugar da Segunda Liga da Arábia Saudita

O Al Ula de José Peseiro bateu o Al Arabi e subiu provisoriamente ao segundo lugar da segunda divisão da Arábia Saudita. Michael e Danilo Barbosa marcaram os golos.

Pep Guardiola: «Em termos de gastos nos últimos cinco anos, somos os sétimos na Premier League, e eu quero ser o primeiro»

Pep Guardiola recorreu ao sarcasmo para falar sobre o investimento do Manchester City em comparação com outros clubes da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedrinho elogia Jorge Jesus e Trubin e recorda passagem pelo Benfica: «Exigiu adaptação, eu era muito jovem e o plantel era brilhante»

Pedrinho recordou a passagem pelo Benfica. O extremo brasileiro falou ainda de Jorge Jesus e de Anatoliy Trubin.

Vitória SC detalha todos os negócios efetuados durante o mês de janeiro

O Vitória SC confirmou todos os detalhes relativos às negociações concluídas no mercado de janeiro. Ejike Opara foi o único reforço para a equipa principal.

Polémica no Real Madrid: «Os jogadores não treinam. Álvaro Arbeloa tem uma ética de trabalho mais forte e melhor do que alguns dos seus...

O percurso de Álvaro Arbeloa no Real Madrid foi analisado pelo diário Marca. O jornalista Raul Varela fez revelações sobre o trabalho dos jogadores do clube.