O xadrez leonino: como se mexem as peças de Peseiro

- Advertisement -

Após uns meses conturbados, possivelmente um dos períodos mais negros da história do clube, num período de alguma desconfiança a começar por despedimento de treinadores, agressões, mudança de direção, entre outros, é com uma grande vitalidade e com grande esperança e confiança, que o novo leão respira em Alvalade. Um novo presidente, um novo ciclo, mas com os mesmos objetivos de sempre. Apesar de ainda só se terem jogado quatro jogos para o campeonato, há uns meses atrás, ninguém esperaria que José Peseiro – uma escolha muito criticada no universo leonino – estivesse a liderar o rumo dos acontecimentos desta forma. Iremos olhar para isso, analisando os jogos, os jogadores e destacando os aspetos positivos e os aspetos negativos e aquilo que existe para melhorar.

O Sporting começou com uma enorme expectativa o seu campeonato, onde todos esperavam ansiosamente para ver o comportamento do clube face aos acontecimentos que tinha sido vitima, para ver se o clube realmente teria força para se reerguer. E foi aí que o Sporting disse presente. Foi aí que o Sporting começou a justificar que não merecia tantas críticas como as que teve. Como referi, o Sporting conta então com quatro jogos para o campeonato, onde obteve três vitórias – Moreirense (fora), Setúbal (casa) e Feirense (casa) e com um empate frente ao eterno rival Benfica, obtido no Estádio da Luz. Podemos verificar que o sistema de jogo de José Peseiro se baseia num 4x2x3x1 mas que poderá por vezes se metamorfosear num 4x4x1x1 ou num 4x4x2, dependendo do adversário, das opções disponíveis ou também mudando por exemplo da organização ofensiva para a organização defensiva. Ao longo destes quatro jogos, os onze escolhidos sofreram algumas alterações, fruto de algumas lesões ou de contratações que chegaram mais tarde e sem ritmo. A verdade é que apesar do Sporting chegar à quinta jornada – onde jogará contra o SC Braga na Pedreira – com bons resultados e o plantel estar cada vez mais motivado face a esses mesmos resultados, é bem visível a falta de qualidade de jogo em muitos dos momentos por parte da equipa do Sporting, sendo que existem vários aspetos a melhorar no que toca a organização da equipa em campo tanto ofensivamente como defensivamente.

Peseiro não foi uma escolha consensual dentro do ambiente leonino
Fonte: Sporting CP

Neste momento, é importante realçar que apesar de não existirem tantas ideias de jogo, de por vezes a equipa parecer meio desconectada e apesar de existir vontade, raça e querer fazer as coisas bem e ganhar, o Sporting vive muito das individualidades dos jogadores e do que eles são capazes de fazer nos momentos cruciais, nos momentos em que de facto conseguem fazer a diferença. Temos por exemplo Bruno Fernandes, Bas Dost, Nani, Montero ou até mesmo Mathieu, que possuem uma capacidade de classe mundial capaz de fazer diferença ou contar ainda com a versatilidade, velocidade, capacidade de decisão, fluidez e capacidade para mexer com o jogo por parte de Raphinha ou Jovane Cabral. O Sporting pagou muito pela pré-época atípica que teve e está a pagar por isso, com falta de coesão e por vezes de intensidade no jogo, algo que por exemplo Benfica e Porto estão num nível muito superior.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Liverpool paga 35 milhões de euros e garante reforço… que só chega em 2027

Lucca Brughmans está a caminho do Liverpool. O guarda-redes chega do Genk, mas só se juntará ao clube inglês em 2027.

Imprensa espanhola rendida ao Real Madrid de José Mourinho: «Um recital»

O Real Madrid goleou o Málaga no Bernabéu. Imprensa espanhola com elogios aos merengues e a José Mourinho.

Estoril Praia em risco de ficar sem a maior estrela nos últimos dias do mercado

A Lazio está de olho na contratação de Yanis Begraoui. Avançado encarado como substituto de Boulaye Dia, que é negociado pelo Rennes.

Eis os onzes prováveis do Benfica x Estoril Praia da Primeira Liga

O Benfica recebe o Estoril Praia no encerramento da 4.ª jornada da Primeira Liga. Conhece os onzes prováveis das duas equipas.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Castro enche de elogios o próximo reforço do FC Porto: «Muito talentoso»

Luís Castro traçou o perfil de Gabriel Mec. Extremo brasileiro vai reforçar o FC Porto e já foi autorizado a viajar para Portugal.

Contrastes na Luz | Benfica x Estoril Praia

O Benfica recebe o Estoril Praia, esta segunda-feira, no Estádio da Luz, num jogo que fecha a 4.ª jornada da Primeira Liga Portuguesa

Treinador do Ajax quer colocar ponto final em sonho de mercado do FC Porto: «Porventura poderá sair. Mas eu quero que continue connosco»

Míchel, treinador do Ajax, foi questionado quanto ao futuro de Youri Baas. Defesa associado ao FC Porto nas últimas horas.