Oremos, irmãos sportinguistas!

Quem acompanha os meus escritos religiosamente, entende o meu fascínio por colocar o leitor no campo da hipótese, da suposição e da fertilidade da sua imaginação: largá-lo sem nenhum tipo de explicação ou orientação prévia, e observar a capacidade que o mesmo augura em si para sair da encruzilhada, a maneira e o plano que giza, a astúcia ou a falta dela para contornar um obstáculo surpresa. Além disto, confesso também a imensa satisfação quando tudo se abate sobre ele e a clausura se evidencia.

Desta vez, não está nos meus planos encarreirar por uma vertente distinta. O parágrafo anterior levantou o véu sobre o cenário mental que se pretende construir, mas, pela inexistência do destaque nas palavras que – a meu ver – o mereciam, o leitor não alcançou e deitou por terra o planeamento cuidado. Sim, a culpa foi toda minha. Não confio em atos de vassouras voadoras nem no lançamento de búzios. Peço, educadamente, que confira os termos “confesso” e “religiosamente” e que os mais devotos terminem a leitura no final desta linha.

(Silêncio, já estamos dentro da catedral leonina.)

(Alinhem-se por posição, da defesa para o ataque, e não por índice de incompetência)

(Dirijam-se ao Padre Amorim, confessem os vossos pecados e regressem ao lugar com as respetivas preces.)

Comum Rosier – Sr. Padre, não lhe vou mentir: vim de uma lesão e ainda não encontrei a forma física desejada: além disso, peco na antecipação ao adversário e na postura a adotar defensivamente; tenho medo de disputar a bola e dou imenso espaço ao adversário.

Padre Amorim – Menino Rosier, tenha mais atenção nos treinos. Implementei o sistema tática 3-4-3 precisamente por ser um dos promotores desse pensamento. Se prometer que a sua vontade passa por mudar de comportamento, dirija-se ao altar e reze 20 Avés-antecipações e 30 Santas- disputas de bola.

(Próximo!)

Comum Ilori – Sr. Padre, eu assassinei o termo “defesa central”. Deparei-me com ele à chegada a Alvalade. Tentei que ele me desse atenção e era contraproducente. O efeito em mim foi contraditório: em vez de gerar desinteresse, apaixonei-me. Contudo, faltava a reciprocidade e as maiores preocupações dele foram sempre Mathieu e Coates. Um dia de muito nevoeiro, conduzido pela minha insanidade, degolei-o.

Padre Amorim – Que desilusão! Por mais que quisesse perdoar tal ato hediondo, o que me acabas de transmitir impossibilita tal coisa. Vá-de Retro, Ilori!

(Próximo!)

Comum Borja – Sr. Padre, confesso, em primeira mão, que ando a folhear Crónica de uma Morte Anunciada. Digo-lhe isto, porque sou conhecedor dos seus amores por Gabriel García Márquez. É inútil confessar-me, porque já sabe de cor e salteado todos os meus atos pecaminosos. Estou perdoado?

Padre AmorimBorja, não me comove minimamente com as suas preferências literárias. Portanto, não tente armar-se em narcotraficante e subornar-me. Dirija-se ao altar, reze toda e qualquer oração 100 vezes, leia a Bíblia e transcreva-a e não volte a colocar cá os pés.

Comum Doumbia – Sr. Padre, sinceramente, desconheço a razão que me trouxe aqui. Sou o único médio-defensivo de raiz do plantel, não tenho qualquer pecado ou ato passível de condenação. A culpa é do Padre, sim, é do Padre, porque nunca me coloca na posição de estanque de possíveis hóstias fugidias.

Padre Amorim – Que arrogância e prepotência! Seu agnóstico de meia tuta! Saber reconhecer defeitos é uma virtude e o menino Doumbia está a surpreender-me pela negativa. Perdi a vontade de o encaminhar. Solicite o empréstimo ou a compra futura!

Comum Eduardo – Sr. Padre, antes de mais, desculpe o incómodo. Queria só pedir, pela última vez, uma oportunidade de perdão. Eu prometo que me esforço para combater o pedantismo. Aliás, eu a….

Padre Amorim – Mas quem é que o deixou entrar outra vez? Já não tínhamos falado acerca deste menino e do seu comportamento? Vou repetir pela última vez: menino Eduardo, não o quero junto dos mais jovens nem do resto do plantel. Vá-se embora! Já!

Oremos, irmãos sportinguistas!

Artigo revisto por Joana Mendes

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo jogador do Manchester United coloca clube em tribunal devido a tratamento errado de lesões

Axel Tuanzebe avançou com um processo em tribunal contra o Manchester United. Em causa o tratamento dos red devils às suas lesões.

Negócio fechado: Francisco Conceição troca FC Porto pela Juventus por 30 milhões de euros

O negócio foi desbloqueado e Francisco Conceição vai rumar à Juventus. Extremo deixa o FC Porto em definitivo por 30 milhões de euros.

Francisco Conceição recusou proposta que renderia 35 milhões de euros ao FC Porto

Francisco Conceição não aceitou rumar ao RB Leipzig. Extremo português recusou proposta que agradava ao FC Porto.

FC Porto afasta-se de defesa central devido aos valores da transferência e do salário

O FC Porto desistiu da contratação de Josip Sutalo. Preço da transferência e valores do salário justificam saída da corrida.

PUB

Mais Artigos Populares

Nápoles esquece Darwin Núñez e fecha novo avançado por 35 milhões de euros

O Nápoles já fechou o acordo para a contratação de Lorenzo Lucca. Com a chegada do avançado, Darwin Núñez não rumará aos italianos.

André Villas-Boas faz exigência a Francisco Conceição para permitir saída para a Juventus

André Villas-Boas já tomou uma posição quanto à transferência de Francisco Conceição para a Juventus. Decisão é do jogador.

Tour de France #1: O mundo ainda não é de Pogacar

Surpreendendo um total de zero pessoas, Tadej Pogacar foi...