FC Paços Ferreira 0-2 Sporting CP: Vitória tranquila no regresso ao Campeonato

    A CRÓNICA: LEÃO ESTREIA-SE COM EXIBIÇÃO CONVINCENTE

    Com o surto de Covid-19 no seio da equipa, a primeira jornada do Sporting foi adiada e, assim, só hoje é que decorreu o primeiro jogo dos leões para o campeonato frente ao FC Paços de Ferreira. A contar para a segunda jornada do campeonato, a partida no Estádio da Capital do Móvel avizinhava-se difícil, não só pela dificuldade habitual do clube de Alvalade em jogar contra as ditas equipas “pequenas”, como também pelo surto de Covid-19 que atingiu tanto jogadores como Rúben Amorim, o treinador principal da equipa. Rúben Amorim lançou um onze sem mexidas face ao jogo que ocorreu na passada quinta feira a contar para a Liga Europa.

    O Sporting CP sabia que marcar primeiro era importante, mas Tiago Tomás falhou um golo certo ao responder a um cruzamento certeiro de Nuno Mendes durante o segundo minuto da partida. Devido à pressão alta que as duas equipas estavam a praticar, o jogo foi muito intenso, dividido e partido: este fator fez com que o jogo tivesse oportunidades dos dois lados. O Sporting CP teve mais e melhores oportunidades durante a primeira parte e o golo surgiu naturalmente, apesar de ter sido numa grande penalidade (convertida por Jovane Cabral ao minuto 23) O marcador do golo estava a ser muito importante na dinâmica ofensiva da equipa e acabou por ser substituído por Nuno Santos devido a uma lesão no minuto 31. Esta lesão prejudicou a qualidade de jogo do Sporting CP que perdeu um dos jogadores mais decisivos do plantel.

    No entanto, o Paços jogou sempre olhos nos olhos dos leões, deixando sempre o guarda-redes espanhol do Sporting em sentido com sucessivos remates que, ainda que não tenham acertado no alvo, criaram perigo.

    Na segunda parte, o Sporting CP entrou no jogo com os blocos mais baixos, o que proporcionou um início do segundo tempo menos vivo e intenso. Por ventura devido à fadiga proveniente do jogo europeu o Sporting deixou o Paços assumir a posse de bola mas, mesmo sem estar no seu melhor momento na partida, os leões conseguem chegar ao segundo golo, através de um cruzamento de Nuno Mendes para Feddal que assiste Coates para o primeiro golo do capitão na época que agora começa.

    A partir do segundo golo, o Sporting começou a gerir a partida em função do desgaste acumulado, defendendo com os blocos baixos sem bola e, quando na posse da mesma, executando transições rápidas através da velocidade dos homens de ambas as alas. O Paços cresceu no final do jogo mas o Sporting tinha o jogo controlado e garantiu os três pontos

    A FIGURA

    Nuno Mendes tem brilhado pelo Sporting CP e não desapontou na seleção sub-21
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Nuno Mendes – O ala esquerdo do Sporting demonstra muita qualidade, classe e calma para a idade que tem. Hoje foi, mais uma vez, o melhor em campo, acertando muitos cruzamentos que poderiam ter originado mais golos para o clube de Alvalade. Muito rápido para atacar e defender e acabou por fazer os dois corredores, demonstrando polivalência.

    O FORA DE JOGO

    Tiago Tomás – Apesar de ser inteligente nas desmarcações e de ter tudo para ser um ótimo avançado, Tiago Tomás teve um dia infeliz na medida em que tem dois golos nos pés que não consegue concretizar. Apesar de não ter afetado muito neste jogo, se fosse uma partida mais competitiva e difícil, a falta de decisão teria feito a diferença entre a vitória e a derrota ou o empate. Apesar de tudo, tem tido um bom começo de época e falhar faz parte da evolução de um jovem  mas sei que Tiago Tomás consegue fazer melhor do que fez hoje.

    ONZES INICIAIS E PONTUAÇÕES

    Antonio Adán (6)

    Feddal Agharbi (6)

    Sebastian Coates (7)

    Nuno Mendes (8)

    Matheus Luiz Nunes (5)

    Luciano Vietto (6)

    Luís Neto (6)

    Tiago Tomás (5)

    Pedro Porro (7)

    Wendel (6)

    Jovane Cabral (7)

    SUBS UTILIZADOS 

    Nuno Santos (6)

    Antunes (-)

    Sporar (-)

    Daniel Bragança (6)

    ANÁLISE TÁTICA – PAÇOS DE FERREIRA

    O FC Paços Ferreira entrou bem em campo, jogando olhos nos olhos do Sporting. Conseguiu chegar perto da baliza leonina mas a eficácia não ajudou. Apresentou um 4-3-3 personalizado com um médio mais avançado e com a ausência de Amaral devido ao Covid-19, jogador importante para a equipa e que foi substituído por Bruno Costa. O Paços contribuiu para um jogo bem jogado e, continuando assim, estará no bom caminho para conseguir os seus objetivos nesta época.

    ONZES INICIAIS E PONTUAÇÕES

    Jordi (7)

    Zé Uilton (5)

    Marcelo (6)

    Baixinho (6)

    Reabciuk (5)

    Hélder Ferreira (6)

    Luiz Carlos (5)

    Stephen Eustáquio (7)

    Luther Sigh (6)

    Bruno Costa (6)

    Douglas Tanque (5)

    SUBS UTILIZADOS

    Fernando Fonseca (6)

    Adriano Castanheira (5)

    Lucas Silva (6)

    Martín Calderon (-)

    João Pedro Silva (-)

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...
    Gonçalo Patrão
    Gonçalo Patrãohttp://www.bolanarede.pt
    Atualmente na licenciatura de Ciências da Comunicação na Nova FCSH. Com o mesmo gosto por escrever de sempre e com paixão pelo Sporting Clube de Portugal, procuro trazer uma opinião sensata e diferenciada sobre o que se vai passando no clube. Procuro que o lema do clube me acompanhe em tudo o que faço, seja na vida pessoal ou profissional.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.