Em Portugal, mais concretamente no Sporting Clube de Portugal existe uma grande desvalorização dos jogadores da Academia. Parece que os dirigentes leoninos têm sempre algo a apontar aos jogadores de formação.

Mas tal como o nome indica, ainda estão a efetuar a sua formação e, por isso, a sua evolução só se completará com uma assídua presença nos jogos da equipa principal. Sendo recomendável que haja um equilíbrio entre juventude e jogadores já formados, de forma a “mascarar” os erros dos mais novos, ainda em aprendizagem.

Considerado por muitos como um erro de amador, o avançado leonino Pedro Mendes não tinha sido inscrito no ínicio da época, numa fase em que o emblema verde e branco necessitava de um jogador que marcasse golos. No entanto, aquando da sua inscrição em Janeiro, pouco ou nada se tem visto do avançado. Por isso fica a questão no ar: se antes deste mês a desculpa era a não inscrição de Pedro Mendes, qual será a razão da não aposta visto que já está inscrito desde os primeiros dias de janeiro?

O jovem ainda espera pelas suas oportunidades na equipa principal
Fonte: Sporting CP

Jogos como os da Taça de Portugal e Taça da Liga são perfeitos para o desenvolvimento de jogadores da formação, porque por norma se houver algum erro que não se consiga compensar, as equipas adversárias possuem, na maior parte das vezes, menos qualidade que o clube de Alvalade, o que faz com que consigamos criar mais situações de perigo.

Anúncio Publicitário

A Taça da Liga já findou e poucas oportunidades foram dadas a Pedro Mendes. Na Taça de Portugal, a eliminação precoce diante do Alverca também ditou o destino de Pedro Mendes no que toca à sua aposta até final de época, reduzindo ainda mais a hipótese de somar minutos.

Pode ser que seja aposta na Liga Europa, mas é unânime que as expetativas leoninas para essa competição não são muito altas e por isso também não será nesta competição que Pedro Mendes terá a regularidade necessária para continuar a sua evolução.

Apesar da chegada recente de Sporar, a imediata e grave lesão de Luiz Phellype pode ter aberto uma outra janela de oportunidade para o jovem avançado.

Foto de Capa: Sporting CP

Revisto por: Jorge Neves