Taça da Liga, 2.ª Jornada. Quarta-feira, 20h45, 7 de dezembro de 2022
ANTEVISÃO: CORTAR O MAL PELA RAIZ E ARRECADAR O QUARTO TRIUNFO CONSECUTIVO
Aposta agora até 50€ através deste link no Rio Ave FC x Sporting CP sem risco!
É o tudo ou nada para ambas as formações. De um lado, o Sporting CP, que goleou no jogo de estreia na competição; do outro, o Rio Ave FC, cujo golo solitário no encontro com o CS Marítimo bastou para arrecadar os três pontos.
O jogo desta quarta-feira pode já carimbar o passaporte para os quartos de final da prova para uma das equipas e, por isso mesmo, todos os nervos vão estar à flor da pele.
Rubén Amorim já tem (quase) todos os jogadores a seu dispor. Morita, Ugarte e Coates, ainda frescos das suas passagens nas respetivas seleções, devem ainda descansar e ficar fora das quatro linhas; e os lesionados Daniel Bragança, St. Juste e Luís Neto são baixas confirmadas para a partida de dia 7. Adán vai voltar a tomar as rédeas (e as redes) da baliza leonina, após algum tempo de paragem.
A jogo também vai Luís Freire, o técnico dos vilacondenses, que assume o favoritismo do clube de Alvalade como algo a contrariar. No encontro entre ambas as formações, ainda nesta época, o Sporting levou a melhor com uma vitória por três bolas a zero, mas isso é algo que, para o treinador do Rio Ave, dá mais impulso aos seus jogadores para deixarem uma imagem diferente no jogo da Taça da Liga.
Há liberdade para as apostas neste embate entre nortenhos e lisboetas…, mas só até às 20:30 desta quarta-feira, hora agendada para o apito inicial de Miguel Nogueira.
10 DADOS RÁPIDOS
- Nos 64 confrontos disputados entre as equipas, os leões venceram 39 contra nove vitórias dos vilacondenses.
- Sporting no quarto posto da liga. Rio Ave ocupa o décimo.
- Último encontro entre as formações ocorreu já em agosto deste ano, com uma vitória dos Leões por 3-0;
- Última derrota do Sporting em casa do Rio Ave foi em 2016, com o resultado a fechar em 3-1;
- Leões concretizaram onze golos nas últimas três partidas;
- Pedro Gonçalves (SCP) conta com oito golos e quatro assistências na presente época. Do lado do Rio Ave, é Abdul-Aziz o artilheiro, com seis golos e três assistências em 2022/2023;
- Rio Ave venceu o seu primeiro jogo no grupo frente ao Marítimo (0-1);
- Sporting visita vilacondenses após goleada em casa frente ao Farense (6-0), num jogo também a contar para a Taça da Liga;
- Leões numa série de três triunfos consecutivos e sofreram apenas um golo nesses jogos. Rio Ave segue com a mesma estatística, mas não sofreu nenhum golo.
- Média de golos por jogo: Rio Ave FC – 1, Sporting CP – 2;
JOGADORES A TER EM CONTA

– o ganês está em grande forma na turma de Vila do Conde. Marcou a sua presença nos 13 jogos que a equipa do Rio Ave concretizou esta época e segue com um registo de seis golos e três assistências. É o quinto melhor marcador da Liga, logo atrás de Taremi, e pretende continuar a subir na tabela. O ponta de lança está, pelo segundo ano consecutivo, a vestir as cores do Rio Ave. A sua versatilidade em desempenhar funções na parte mais recuada do terreno e a sua classe no momento de finalização têm sido determinantes para o seu sucesso e o sucesso do clube que representa.

Paulinho – Nos últimos encontros, o avançado do Sporting tem se apresentado em grande forma. Só na última partida, na goleada por 6-0 frente ao Farense, esteve presente em três golos (bisou e assistiu). Ainda só fez gosto ao pé uma vez nos jogos a contar para a Liga, mas entre competições internas e internacionais, já deixou a sua marca por três vezes mais. Aguarda-se para ver se volta a mostrar do que é feito e se continua a ajudar o Sporting na caminhada que resta ainda esta época.
XI´S PROVÁVEIS
Rio Ave FC (4-4-2): Jhonatan L.; Aderllan S., Patrick W., Paulo V. e Renato P.; Vítor G., Guga R., Miguel B. e Costinha; Yakubu Aziz e Emmanuel Boateng;
Treinador: Luís Freire
«Sabendo que o Sporting é o favorito a passar o grupo (…) temos de ter a iniciativa para contrariar esse prognóstico. Queremos superarmo-nos e dar uma resposta que pouca gente estará à espera».
Sporting CP (3-4-3): A. Adán; G. Inácio, J. Marsá e M. Reis; P. Porro, N. Santos, Sotiris e P. Gonçalves; M. Edwards, Trincão e Paulinho;
Treinador: Rúben Amorim
«Nós temos de ganhar e ir para quarta vitória consecutiva. Já tivemos longas séries de vitórias no ano passado (…). Queremos jogar e estou entusiasmado para ver a equipa».