Paulinho 2.0 com a ajuda de Gyokeres?

    Ao que tudo indica, existe uma nova e improvável dupla em Alvalade. A compatibilidade de Paulinho e Viktor Gyokeres já valeram, ao Sporting Clube de Portugal, cinco golos e seis pontos neste arranque de campeonato.

    A grande novela protagonizada pelo clube de Alvalade neste mercado de transferências foi, sem dúvida, a que teve como protagonista Viktor Gyokeres. Depois de várias semanas em conversações, os responsáveis leoninos conseguiram chegar a acordo com o Coventry, clube que militava no Championship, garantido a contratação do internacional sueco, jogador mais utilizado na competição (4322 minutos), a troco de 20 milhões de euros. Gyokeres tornou-se assim no reforço mais caro de sempre dos leões, destronando… Paulinho. Recorde-se, Paulinho chegou ao Sporting, em janeiro de 2021, a troco de 16 milhões de euros.

    O português sempre foi um dos jogadores de referência para Rúben Amorim que, por diversos momentos, saiu em defesa do avançado quando, adeptos e comunicação social, questionavam o seu rendimento em termos quantitativos, isto é, golos. Para o treinador leonino, Paulinho dava muito à equipa para lá dos golos.

    Sendo Gyokeres um desejo expresso de Rúben Amorim, muito se questionou quanto ao papel e importância de Paulinho, na equipa de Alvalade, nesta nova época desportiva. Depois da primeira aparição da nova contratação, ficou claro que o sueco chegou para ser não só um titular indiscutível, mas também um dos ídolos dos adeptos. Gyokeres, que na época passada esteve presente em 33 golos (21 golos e 12 assistências), precisou apenas de 45 minutos para bisar na estreia em competições oficiais pelos leões.

    Mas o inesperado aconteceu e surgiu uma nova dupla em Alcochete. Na primeira jornada, Paulinho foi lançado a jogo em simultâneo com Gyokeres. Com o sueco envolvido no lance, o português fez o golo da vitória do Sporting e lançou os leões para a primeira vitória na Liga Portuguesa 2023/2024. Na segunda jornada, Rubén Amorim colocou logo de início, os dois jogadores em simultâneo. Resultado? Paulinho bisou, com Gyokeres envolvido na jogada do primeiro golo. Em dois jogos Paulinho fez três golos e o Sporting seis pontos.

    Paulinho passou a jogar como falso extremo/avançado, muito por dentro (diferente de Edwards, por exemplo), a preencher os espaços que Viktor Gyokeres, avançado muito móvel, abre. Com os dois em campo, em simultâneo, os defesas centrais adversários passam a ter não uma, mas duas referências móveis para marcar, o que dificulta muito o trabalho destes. O Sporting da época passada que, por vezes, tinha pouca presença na área, fruto dessa mobilidade de Paulinho, passou a ter pelo menos um jogador com faro de golo em zonas de finalização (quando não são dois). Paulinho libertou-se para zonas de finalização por culpa do trabalho e da mobilidade de Gyokeres, que tem um pulmão que não acaba.

    Paulinho e Gyokeres são compatíveis. Sabem que terrenos devem pisar. Jogam em função um do outro e os seus movimentos são opostos, quando um procura o apoio, o outro procura a profundidade. Ambos são inteligentes na forma como leem o jogo e não se sobrepõem. Este Sporting tem espaço para ambos brilharem. Paulinho, mais longe dos holofotes e com menor pressão sobre os ombros, pode ter uma época de afirmação, com golos. Gyokeres é um avançado completo que, ao que tudo indica, promete ser uma das figuras do campeonato. O Sporting pode ter aqui um caso sério e, para já, uma dupla goleadora.

    Artigo de opinião de Tiago Rodrigues

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.