Que mudanças trará Jesus?

- Advertisement -

a norte de alvalade

Por certo muitos Sportinguistas não se importariam de ficar mais velhos um mês no imediato, de forma a que os dias que ainda nos separam do inicio dos trabalhos da equipa de futebol tivessem passado. Dessa forma já poderíamos estar a constatar quais serão as grandes diferenças que a chegada de Jesus representará no desempenho da equipa, em particular na resposta aos diferentes momentos que um jogo de futebol coloca.

Poucos não se lembrarão do impacto que aquele que é o nosso actual treinador provocou na equipa do eterno rival e até de forma mais abrangente no futebol nacional, conquistando um campeonato em que não apenas venceu como o fez com elevada nota artística. Será possível conseguir repetir o mesmo feito, agora na equipa do seu coração? É tão impossível não o desejar como responder com segurança a esta pergunta. Mas é quase certo que, independentemente dos resultados, as diferenças serão notórias.

Que Jesus é este agora

O Jorge Jesus que chega agora ao Sporting é um treinador no zénite da carreira. A ambição é a mesma de sempre, as responsabilidades são agora ainda maiores, devido ao estatuto adquirido. Algumas derrotas inesperadas e até dolorosas conferiram-lhe algum realismo e atitude mais cínica, provavelmente fundamentais no título que acaba de conquistar.

Responsabilidade total

Uma diferença radical relativamente ao que sucedeu nos dois anos anteriores será a responsabilidade do treinador no recrutamento de jogadores. Dificilmente Jorge Jesus não assumirá a total responsabilidade na escolha quer dos jogadores a dispensar como a adquirir. Depois do muito que se disse sobre o novo treinador e a formação será particularmente curioso observar o destino de alguns dos jogadores sobre os quais se reclamavam oportunidades na equipa principal. Ou que impressão causarão em JJ jogadores que, tendo chegado o ano passado com o selo de reforços, se ficaram pela desilusão. Terá algum deles direito à ressurreição?

jesus sporting
É hora de perceber o que é que Jorge Jesus pode trazer ao Sporting
Fonte: Sporting Clube de Portugal

4x4x2 ou 4x3x3?

Muito se fala já na possibilidade de a equipa abandonar o 4x3x3. Não me parecendo importante a disposição mas, sim, o equilíbrio e a eficácia; é natural que para a escolha seja determinante os jogadores à disposição de JJ.

É muita a curiosidade para perceber quem chegará para o centro da defesa com estatuto de titular indiscutível e quem lhe fará companhia. Toda a equipa terá que defender, mas será com os elementos do sector que trabalhará mais até apurar as melhores armas da sua equipa, determinantes para o seu modelo de jogo, muitas vezes asfixiante para o adversário, que é a transição e organização defensiva. O controlo da profundidade será um conceito que terá de ser completamente compreendido e dominado por uma equipa que jogará quase sempre em cima do meio-campo adversário.

Se a escolha recair no 4x4x2, é muito natural que Adrien e William tenham de reciclar as funções até agora desempenhadas, habituando-se a jogar de forma ainda mais coordenada. Adrien poderá ser um dos jogadores que melhores benefícios poderão recolher, para tal terá que melhorar a qualidade das suas decisões quer no que diz respeito à condução e entrega da bola quer no posicionamento e reacção à perda.

A qualidade individual dos elementos mais criativos é outro factor fundamental nas equipas de JJ. É ela a responsável por desmontar os tradicionais autocarros do nosso campeonato. Criatividade e velocidade de execução serão palavras que veremos mais vezes pronunciar. Para que tal aconteça é importante não falhar na escolha do substituto de Nani assim como na permanência de Carrillo. Este não só poderá manter a preponderância no nosso jogo, como revelam o número de assistências obtido, como antecipo que possa ainda crescer no número de finalizações.

Sendo também de esperar a chegada de um novo homem para o centro do ataque, será curioso perceber qual o perfil escolhido. E se JJ optará pelo homem de referência no ataque, à semelhança do que fazia Cardozo, ou se a escolha recairá numa dupla menos posicional. Quem será o segundo nome do ataque é outra das questões a atrair atenção. Fala-se muito em Montero, também em João Mário. Não descartaria a possibilidade de Labyad, conseguindo este debelar muito rapidamente as suas debilidades no momento de decidir, vir a ter um papel de destaque.

Uma mudança que se estima venha a ocorrer e que poderá ter importância decisiva em alguns jogos é uso de jogadas estudadas, aquilo a que se convencionou chamar bolas paradas. Num campeonato cujos potenciais vencedores ficam quase sempre definidos nas jornadas que levam o campeonato até ao Natal, falta saber quanto tempo precisará JJ para montar uma equipa à imagem e semelhança do melhor que já foi capaz.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

José Duarte
José Duarte
Adepto do Sporting Clube de Portugal e de desporto em geral, especialmente de futebol.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.