Que Nova Pele Para o Leão?

    Verde e Branco à Risca
    Há muito que estamos habituados a observar o puma rompante no lado direito do peito dos nossos jogadores, visto que o Sporting mantém um contrato com a gigante desportiva alemã desde o ano de 2006. Porém, esta longa ligação, como é do conhecimento público, termina no final da presente época, depois de ter sido renovada há duas temporadas atrás. Posto isto, parece-me pertinente começar a matutar em qual será a próxima aliada dos “Leões” no que toca ao equipamento desportivo, e principalmente em quais serão os benefícios da mudança.

    Equipamento Nike “À Sporting”/ Fonte: Site Sports & Leisurewear
    Equipamento Nike “À Sporting”/ Fonte: Site Sports & Leisurewear

    Normalmente, pela altura de Janeiro, os equipamentos para a temporada seguinte começam a ser elaborados, pelo que deveremos ter novidades em breve, por parte da direcção. Uma coisa é certa: excluindo as últimas duas temporadas e a presente, a Puma não tem feito um bom trabalho, ao demonstrar alguma apetência para descaracterizar o que é a camisola pura e dura do Sporting Clube de Portugal. Para além das questões meramente “fashionistas”, o Sporting é, dos três grandes (de longe), o que lucra menos com patrocínio das marcas desportivas: recebemos cerca de um milhão de euros por ano para vestir Puma, e apenas 10% do valor da venda de merchandising, o que me parece completamente desrespeitoso, tendo em conta a grandeza do clube. Conclusão? Exige-se mudança.

    Sei que, tal como a ligação Sporting/Puma, a ligação FC Porto/Nike também termina no final da presente época, e que o FC Porto passará a ser patrocinado pela norte-americana Warrior, que rubricou um contrato milionário com o Liverpool há duas temporadas. Posto isto, a, também americana Nike ficará sem representação nacional a nível de clubes (Académica, Vitória de Guimarães e Belenenses não possuem patrocínio da Nike, apesar de vestirem equipamentos da marca). Poderá esta ser uma boa oportunidade para “passarmos de burro para cavalo” e rubricarmos um contrato mais proveitoso com uma das marcas mais prestigiadas do mundo? Adorava, mas não é disso que se fala na blogosfera.
    Nos blogues sportinguistas e desportivos no geral, fala-se de uma suposta visita de dirigentes leoninos a Bolonha, com o objectivo de negociar contrato com a marca italiana Macron. Esta marca tem tido um “hype” considerável nos últimos anos, aliando-se a clubes em voga, como o Mónaco ou o Nápoles, para além da Lazio, Aston Villa, Bétis, AZ ou mesmo o SC Braga. Se me parece uma boa opção? Bem, não é uma Nike nem uma Adidas, nem até mesmo uma Puma; porém, as marcas têm de ter oportunidade de crescer para poderem ombrear com marcas de nível teoricamente superior.

    Equipamento Macron com listas verde-e-brancas/ Fonte: Site Oficial da Macron
    Equipamento Macron com listas verde-e-brancas/ Fonte: Site Oficial da Macron

    A questão da Macron, no meu entender, depende muito dos valores em questão: os valores pagos pela Puma nos últimos anos têm de ser batidos obrigatoriamente, porque, como é óbvio, precisamos de equilibrar as contas, e o patrocínio da marca desportiva de um clube tem de ser uma fatia importante do lucro da instituição. Porém, esta questão, por si só, pode não chegar. Imaginemos que a Macron oferecia ao Sporting um contrato de dois milhões por ano e que a Nike se chegava à frente com 1,5 milhões/ano. Deveríamos aceitar a proposta da Macron por ser mais choruda, certo? Errado. Neste caso, a meu ver, a proposta da Nike deveria ser aceite sem pensar duas vezes, devido ao simples facto de que, sendo o Sporting equipado pela gigante norte-americana, o número de equipamentos vendidos tanto na Loja Verde como em todo o mundo iria disparar, tendo em conta o prestígio, variedade e qualidade dos produtos da marca. A margem de lucro das vendas dos equipamentos leoninos iria superar, claramente, o dinheiro a mais que a Macron pagaria ao Sporting pelo contrato de patrocínio, para além de que uma marca como a Nike traria ainda mais visibilidade por esse mundo fora ao nosso amado clube, algo que a marca italiana não conseguiria fazer, pelo menos actualmente.

    Que nova pele teremos? Não consigo responder a essa pergunta com certezas. Apenas peço três coisas: equipamentos que respeitem a história centenária do clube, um contrato vantajoso e qualidade do material desportivo -três questões que o presidente Bruno de Carvalho, certamente, não permitirá que sejam ignoradas.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Nani estreia-se a marcar pelo Estrela da Amadora

    Nani fez o seu primeiro golo pelo Estrela da Amadora. O internacional português estreou-se na lista de marcadores frente ao Boavista.

    Bruno Génésio dá o favoritismo ao Sporting no encontro com o Lille

    Bruno Génésio realizou esta segunda-feira a antevisão do desafio entre o Lille e o Sporting, relativo à Champions League.

    Sérgio Conceição aborda ‘interesse’ da Académica

    Sérgio Conceição está livre no mercado e alguns adeptos da Académica estão a pedir o seu regresso a Coimbra.

    Adeptos do Marselha fazem receção espetacular a Adrien Rabiot

    Adrien Rabiot vai ser reforço do Marselha. O médio francês chegou à cidade esta segunda-feira para assinar o seu contrato

    Primeira Liga: recorde batido no Estrela da Amadora x Boavista

    A quinta jornada da Primeira Liga encerra-se nesta segunda-feira, com o desafio entre o Boavista e o Estrela da Amadora.