📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Queda em alta rotação | Sporting CP

- Advertisement -

Flanco direito

Ricardo Esgaio, camisola 47 dos leões, tem sido o principal alvo das críticas. A verdade é que no mesmo número de jogos no ano passado (contas feitas com os primeiros nove jogos da Liga Portuguesa e quatro da Liga dos Campeões), ele somou 482 minutos, contra os 502 desta época até ao momento, motivo pelo qual me leva a pensar que ele não é único e exclusivamente o problema, mas sim, parte dele.

Apesar do seu péssimo momento de forma, a verdade é que o jogador, apesar de ser uma peça importante para Rubén Amorim pela sua polivalência (pode actuar como DC e DD), apresenta imensas limitações.

É fraco a defender: apresentando uma leitura de jogo abaixo da média resultante num mau cálculo de timing’s de entradas, como aconteceu em Alvalade contra o Olympique de Marselha, mau posicionamento e acompanhamento constante face ao adversário directo, como foi o caso do 3.º golo em Braga onde foi facilmente ultrapassado; é fraco a atacar: baixa velocidade, drible, envolvimento ofensivo previsível e uma eficácia de passes/cruzamentos que chega a ser doloroso de ver.

Ricardo Esgaio
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Por outro lado, e enquanto primeira opção no Sporting, Pedro Porro tem estado também uns furos abaixo daquilo a que nos tem habituado, com exibições intermitentes, podendo ser resultado da baixa de forma consequente à lesão que sofreu ou até mesmo do período anímico menos bom que se vive no reino do Leão.

Contudo, ao contrário de Ricardo Esgaio, apresenta rasgos e momentos individuais de quando em quando, que mostram que a qualidade continua lá e quem sabe não esquece. Espera-se um Pedro Porro mais consistente daqui para a frente.

Flanco Esquerdo

Para mim é sem dúvida nenhuma, o posto mais bem assegurado até ao momento. Com jogadores como Nuno Santos, Matheus Reis e ainda Flávio Nazinho que começa a aparecer, existem alternativas viáveis a quaisquer problemas físicos que possam surgir com algum dos atletas acima mencionados, sem sofrer na excelência que é aquele lado esquerdo defensivo.

Nuno Santos Sporting
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Nuno Santos é o habitual detentor da posição, e tem-na desempenhado com uma força, garra e querer que lhe é já característica. Detentor de um pulmão incansável, percorre todo aquele flanco como se o jogo ainda mal tivesse começado, com uma precisão e toques deliciosos, tem sido, para mim, sem dúvida um dos homens mais desta versão 22/23 do Sporting, a par de Morita e daquele que é o tridente ofensivo regular desta época, composto por Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Marcus Edwards.

Meio-campo defensivo

Detentor da posição já desde a época passada, em que relegou João Palhinha (atualmente no Fulham FC) para o banco e assumiu um papel importante no esquema tático de Ruben Amorim, Manuel Ugarte tem crescido a olhos vistos e possui já com tenra idade (21 anos) características que lhe espreitam um grande futuro.

Com um elevado sentido posicional/tático, eficácia de passe incrível, leitura e visão de jogo, transformam-no numa das peças basilares daquilo que é a tática do Sporting, notando-se sobretudo este ano, um pouco à semelhança de Pedro Porro, alguma insegurança no aspecto defensivo que por vezes lhe toldam o pouco o discernimento na disputa da bola.

Ugarte Sporting sportinguistas
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Quanto àquela que tem sido a segunda linha da posição, Sotiris (contratado no último dia de mercado após a saída de Matheus Nunes), tem dado boas indicações. Não se esconde do jogo, pega no jogo, defende, ataca, remata, e um pouco igual à margem de Ugarte, o jovem grego (20 anos), deixa um pouco de água na boca relativamente ao que poderá fazer quando tiver a sua adaptação feita a 100% e mais minutos de jogo. Não creio que seja por esta posição que o Sporting esteja a passar por este momento.

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Lenda da Premier League critica Barcelona após derrota frente ao Chelsea: «A linha defensiva parece ser formada por quatro idiotas parados»

Alan Shearer não poupou críticas à defesa do Barcelona após a derrota sofrida frente ao Chelsea, destacando a fragilidade da linha de fora-de-jogo.

Eis o Ranking UEFA depois da vitória do FC Porto e do empate do Braga na Europa League

Mais um grande dia para Portugal no Ranking UEFA. Vitória do FC Porto e empate do Braga ajudam contas portuguesas na Europa.

Vitinha faz historia e torna-se o primeiro médio do PSG a assinar um hat-trick na Champions League

Vitinha tornou-se o primeiro médio do PSG a marcar um hat-trick na Champions League. O português registou a marca na vitória por 5-3 sobre o Tottenham.

Dia histórico para Rodrigo Mora, Diogo Costa e Stephen Eustáquio: eis os registos dos jogadores do FC Porto

O FC Porto venceu o Nice na Europa League. Jogo foi redondo para Rodrigo Mora, Diogo Costa e Stephen Eustáquio.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrasburgo surpreende e conquista triunfo sobre o Crystal Palace: Eis os resultados do dia na Conference League

O Estrasburgo dá a volta ao resultado e vence o Crystal Palace por 2-1, na França. O jogo marcou a quarta jornada da Conference League

Quem são e onde jogam os 21 jovens que venceram o Mundial Sub-17 por Portugal?

Portugal venceu a Áustria e conquistou um inédito título do Mundial Sub-17. Conhece melhor os obreiros do título português.

Vitinha deixa mensagem aos jogadores de Portugal após conquista do Mundial Sub-17: «O futuro é vosso»

Portugal venceu a Áustria e conquistou um inédito título do Mundial Sub-17. Vitinha já deixou uma mensagem à seleção nacional.