Queria poder ser tendencioso

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Não vos vou mentir: aguardava com grande expectativa este jogo da Liga Europa, o embate do Sporting com o Leverkusen. Pensei que ia ser um grande jogo, com um Sporting dominador mas sempre atento às investidas alemãs, até porque todos nós sabemos como carbura a máquina germânica. Tinha esperanças de que, nesta minha primeira contribuição para o Bola na Rede, pudesse escrever um texto em cima de uma vitória, mas não é esse o caso.

Contudo, a minha maior desilusão foi assistir a 90 minutos de um Sporting irreconhecível. Não sou um profeta da desgraça, nem digo que esta exibição é o início de um descalabro porque não acredito que assim seja. Jorge Jesus deixou bem claro que a prioridade é o campeonato, o que sinceramente acho bem, mas daí a oferecer o jogo como prenda aos alemães vai uma ligeira diferença.

A capacidade de passar a bola ao primeiro toque, a mobilidade dos jogadores, o jogo em equipa, saber que o todo é superior ao individual, a garra e a entrega de cada um em campo, todos esses atributos que caracterizam esta equipa do Sporting, não foram vistos ontem no relvado. E com isto não quero dizer que não se tenham aplicado, mas parece-me que a frustração de nada estar a correr bem se sobrepôs à noção daquilo que era preciso fazer perante um adversário como o Leverkusen. Na defesa complicavam-se os cortes e as saídas para o ataque, e no ataque tentavam resolver-se as coisas individualmente.

Queria poder ser tendencioso, e descobrir formas de justificar um Sporting superior, mesmo que derrotado, mas não consigo. Raramente ganhámos as segundas bolas, e deixámo-nos cair num jogo tão morno que foi fácil para os alemães controlarem-no.

Aos 90 minutos, creio que faltou Gelson Martins. Irrequieto como é, podia ser ele a solução para quebrar a lentidão e a falta de ideias com que o Sporting estava em campo. Penso até que seria essa a intenção de Jorge Jesus, não fosse a lesão inesperada de Coates. No entanto a eliminatória continua em aberto, e acredito que o Sporting possa ir à Alemanha surpreender o Bayer, como fez com o Lokomotiv na Rússia.

Bryan Ruiz foi um dos exemplos de quem tentou remar sozinho contra a maré alemã. Fonte: Sporting CP
Bryan Ruiz foi um dos exemplos de quem tentou remar sozinho contra a maré alemã
Fonte: Sporting CP

Acredito que possa começar o jogo com Gelson Martins e Matheus Pereira nas alas e a dinâmica da equipa mudar completamente, porque são jogadores que a qualquer momento podem desestabilizar uma defesa. Quem sabe até se Hernán Barcos poderá ser uma surpresa na frente de ataque? Comparado a Teo, oferece mais poder físico para jogar entre os defesas.

Mas aquilo a que eu como adepto não gostaria de assistir, e creio que outros concordarão comigo, é que, mesmo dizendo que a Liga Europa não é uma prioridade, isso sirva como uma desculpa para não dar o máximo. Principalmente quando é claríssimo que o Bayer Leverkusen está ao alcance do Sporting, porque quando era aplicada velocidade nos processos de transição percebia-se que a segurança defensiva da equipa alemã tremia. O problema é que essa velocidade muito raramente foi aplicada, e quando assim foi acabou em iniciativas individuais que não deram em nada, como o Mané ou o João Mário a remarem contra uma defesa inteira, ou o Ruiz a fintar um adversário mas sem apoio para dar seguimento às jogadas.

Se o intuito é poupar os jogadores titulares, normalmente mais influentes na equipa, e visto que as competições europeias não são prioridade, então que a opção passe por uma equipa declaradamente suplente, que possa dessa forma aplicar-se a 100%, correr ao máximo, demonstrar todas as características que devem ser vistas nos relvados pisados pelo Sporting, esforço, dedicação, devoção e glória.

Não quero ser injusto para jogadores que desde o início da época têm mostrado todas essas características em campo, nem com isto dizer que não se esforçaram, mas não foi o suficiente, não foi aquilo a que nos habituaram, e não acredito que ninguém, adepto, jogador, equipa técnica ou presidente, possa ter ficado feliz, não só com o resultado: acima de tudo com a exibição.

Queria poder ser tendencioso, mas não posso. Mal que está feito não pode ser refeito, por isso, o Boavista é o próximo adversário, e aí já conta como prioridade. Tem de sentir a carga do leão.

Foto de Capa: Sporting CP

António Ramos
António Ramoshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, viu a avó oferecer uma carteira do Sporting a um primo, e disse que também queria uma. "Mas tu não és do Sporting" respondeu-lhe a avó. Sou sim! contrariou o miúdo. E aí foi criado um pacto, Sporting, até que a morte nos separe.                                                                                                                                                 O António não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.