Reforços ou dispensáveis?

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2No final da última época desportiva – e tal como é habitual nas equipas por todo o Mundo – a equipa de futsal do Sporting recebeu alguns reforços para as mais variadas posições. A maioria desses reforços veio de outros clubes mas também houve um regresso de empréstimo, no caso específico, de Gonçalo Portugal.

Na verdade, podemos começar esta análise pelo jovem guarda-redes português. A lesão de André Sousa no início da época e a reforma de João Benedito no final da temporada passada abriram uma porta que até então parecia fechada pois em 2014/15 e 2015/16 Gonçalo foi emprestado à AD Fundão e ao Quinta dos Lombos, respetivamente, devido à forte concorrência que havia para a sua posição que inevitavelmente o relegou para segundo plano na hora de fazer escolhas. Esta época, se não fosse a lesão do seu companheiro português (a juntar à presença de Marcão no plantel) é muito provável que outro empréstimo se tivesse sucedido aos anteriores. Neste momento, arrisco-me a dizer – e esta já é uma ideia que tenho de há muitas épocas para cá – que Gonçalo Portugal é o elo mais fraco de uma equipa que transborda qualidade em todas as posições e que, ainda por cima, viu chegar mais jogadores de qualidade inquestionável no último verão. O português pode ser um guarda-redes com alguma qualidade mas acho que dificilmente chegará a um nível aceitável para quem está num plantel de um candidato ao título nacional e que tem fortes perspetivas de crescer internacionalmente.

Pany Varela, ou Anilton como muita gente o conhece no mundo do futsal, chegou ao Sporting vindo da AD Fundão e tem entrado em jogo de forma esporádica, acabando por mostrar aos poucos que poderá ser uma mais-valia. É um jogador cumpridor e raramente compromete a equipa mas ainda não consegue desequilibrar como outros jogadores do plantel. É verdade que é na sua posição que estão os jogadores mais criativos e com muitos anos de casa, o que os torna conhecedores dos processos de Nuno Dias, acabando por relegar para o banco quem chegou mais tarde e ainda se está a ambientar. Neste momento, julgo que Anilton poderá ser uma aposta de futuro que, bem trabalhada por Nuno Dias, pode vir a dar bons frutos e ser uma peça importante na manobra da equipa. Para além disso, a sua qualidade está mais que provada, ele que é internacional pela nossa seleção, uma convocatória difícil de alcançar tal é a irreverência e o talento que a preenche.

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.