Reforços ou dispensáveis?

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2No final da última época desportiva – e tal como é habitual nas equipas por todo o Mundo – a equipa de futsal do Sporting recebeu alguns reforços para as mais variadas posições. A maioria desses reforços veio de outros clubes mas também houve um regresso de empréstimo, no caso específico, de Gonçalo Portugal.

Na verdade, podemos começar esta análise pelo jovem guarda-redes português. A lesão de André Sousa no início da época e a reforma de João Benedito no final da temporada passada abriram uma porta que até então parecia fechada pois em 2014/15 e 2015/16 Gonçalo foi emprestado à AD Fundão e ao Quinta dos Lombos, respetivamente, devido à forte concorrência que havia para a sua posição que inevitavelmente o relegou para segundo plano na hora de fazer escolhas. Esta época, se não fosse a lesão do seu companheiro português (a juntar à presença de Marcão no plantel) é muito provável que outro empréstimo se tivesse sucedido aos anteriores. Neste momento, arrisco-me a dizer – e esta já é uma ideia que tenho de há muitas épocas para cá – que Gonçalo Portugal é o elo mais fraco de uma equipa que transborda qualidade em todas as posições e que, ainda por cima, viu chegar mais jogadores de qualidade inquestionável no último verão. O português pode ser um guarda-redes com alguma qualidade mas acho que dificilmente chegará a um nível aceitável para quem está num plantel de um candidato ao título nacional e que tem fortes perspetivas de crescer internacionalmente.

Pany Varela, ou Anilton como muita gente o conhece no mundo do futsal, chegou ao Sporting vindo da AD Fundão e tem entrado em jogo de forma esporádica, acabando por mostrar aos poucos que poderá ser uma mais-valia. É um jogador cumpridor e raramente compromete a equipa mas ainda não consegue desequilibrar como outros jogadores do plantel. É verdade que é na sua posição que estão os jogadores mais criativos e com muitos anos de casa, o que os torna conhecedores dos processos de Nuno Dias, acabando por relegar para o banco quem chegou mais tarde e ainda se está a ambientar. Neste momento, julgo que Anilton poderá ser uma aposta de futuro que, bem trabalhada por Nuno Dias, pode vir a dar bons frutos e ser uma peça importante na manobra da equipa. Para além disso, a sua qualidade está mais que provada, ele que é internacional pela nossa seleção, uma convocatória difícil de alcançar tal é a irreverência e o talento que a preenche.

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gerson Baldé e o ouro nos Mundiais de Atletismo: «O professor deixou-me mesmo muito calmo. Talvez vá festejar com ele a beber uma taça...

Gerson Baldé venceu o ouro no Campeonato do Mundo de Atletismo em pista curta. Atleta já reagiu ao grande feito alcançado.

Carolina Correia e o espaço na seleção: «Tenho de aproveitar as oportunidades que me são dadas e estou muito feliz»

Carolina Correia foi distinguida com o Prémio Talento do Mês Bola na Rede. Defesa do Torreense falou na seleção nacional.

Carolina Correia faz balanço da época do Torreense: «Queremos continuar a alcançar feitos inéditos»

Carolina Correia foi distinguida com o Prémio Talento do Mês Bola na Rede. Defesa do Torreense falou na época do conjunto de Torres Vedras.

Arsenal sofre baixa importante após final da Taça da Liga Inglesa

William Saliba, defesa-central do Arsenal, sofreu uma lesão no tornozelo e vai falhar os próximos compromissos da Seleção da França.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola aplaude jogador do Manchester City: «Talvez tenha sido a melhor contratação da temporada»

Pep Guardiola enalteceu a exibição de Nico O’Reilly, que marcou dois golos na vitória do Manchester City sobre o Arsenal na final da Taça da Liga Inglesa.

Pep Guardiola e a conquista do Manchester City: «5 Taças da Liga em 10 anos não é mau»

O Manchester City conquistou a Taça da Liga Inglesa e Pep Guardiola já reagiu. Técnico espanhol deixou ainda elogios a Nico O'Reilly.

Tiago Teixeira elogia a época dos leões: «O Sporting tem um excelente treinador e equipa técnica»

Tiago Teixeira foi entrevistado pelo Bola na Rede. O técnico fez a avaliação da temporada do Sporting e anteviu duelo contra o Arsenal.