Rio Ave FC 0-2 Sporting CP: Trabalho (quase) feito

    A CRÓNICA: ASSERTIVIDADE LEONINA SÓ FALTOU NA HORA DE FINALIZAR

    Depois de ganharem na primeira jornada, Rio Ave e Sporting defrontavam-se para tentar assegurar a liderança isolada no grupo B da Taça da Liga.

    Os primeiros minutos foram sensaborões, sem grandes oportunidades. No entanto, os visitantes apresentaram um ascendente no jogo e tiveram a primeira oportunidade já no final da primeira parte. Aos 41´, Nuno Santos obrigou Jonathan a defender para canto.

    Na segunda parte, o Sporting voltou novamente pressionante para chegar à vitória. Depois de uma grande oportunidade mal aproveitada por Trincão, o golo viria aos 62´. Edwards cruzou desde o lado direito e Inácio de cabeça fez o primeiro tento leonino.

    Depois de dez minutos em que a única coisa de destaque foi a quantidade de substituições nas duas equipas, o Sporting assinou a tranquilidade na partida. Novamente numa bola aérea para a grande área, desta vez num livre cobrado por Porro que cruzou tenso para Boateng sob pressão atirar para a própria baliza aos 73´.

    Fonte: Paulo Ladeira/ Bola na Rede

    O jogo decaiu de ritmo com uma nova onda de alterações nas duas equipas. Até final, só destaque para mais uma oportunidade para os forasteiros. Arthur colocou a bola no desmarcado Sotiris que só com Jonathan pela frente atirou contra o guarda-redes da equipa de Vila de Conde.

    Vitória tranquila de um Sporting a meio gás e que tem pé e meio nos quartos de final da Taça da Liga.

    A FIGURA

    Porro no Rio Ave Sporting
    Fonte: Paulo Ladeira/ Bola na Rede

    Pedro Porro – O internacional espanhol fez um jogo com grande disponibilidade física e deu muitos cruzamentos para os avançados finalizarem. O ala acabou por cruzar tenso para o autogolo que levou ao segundo golo da equipa. Destaque para as exibições de Paulinho e de Edwards.

    O FORA DE JOGO

    Leonardo Ruiz – O avançado colombiano jogou contra a antiga equipa, mas praticamente não apareceu em jogo. As duas oportunidades que teve na primeira parte acabou por não aproveitar. Muito discreto.

     

    ANÁLISE TÁTICA – RIO AVE FC

    Defendendo em 5-3-2, com Ruiz e Boateng na frente, o Rio Ave procurou aplicar uma pressão alta, mas também sabia ficar recuado no seu meio-campo e defender a sua área.

    As marcações individuais, no entanto, não tiveram sucesso e permitiram muitas desmarcações dos jogadores do Sporting em zonas perigosas.

    A equipa saía a jogar em 3-5-2, formando um triângulo no meio-campo com Samaris (o médio mais recuado), Guga e Baeza. Tentaram ultrapassar a pressão alta com sucesso por vezes.
    Ruiz e Boateng eram muito móveis e disruptores (como se viu no primeiro golo), mas a falta de uma referência ofensiva acabou por se fazer notar com várias jogadas finalizadas de forma precipitada e com pouco critério.

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Jhonatan (6)

    João Ferreira (6)

    Renato Pantalon (6)

    Aderllan Santos (6)

    Patrick William (6)

    Paulo Vitor (6)

    Samaris (5)

    Miguel

    Leonardo Ruiz (5)

    Boateng (5)

    SUBS UTILIZADOS

    Fábio Ronaldo (5)

    André Pereira (5)

    Vítor Gomes (5)

    Ukra (-)

    Costinha (-)

    ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

    No habitual 3-4-3, Nuno Santos e Porro, tinham licença para avançarem nas respetivas alas, com o português a aparecer por vezes por dentro. Assim, através dos corredores forneciam o trio Trincão, Paulinho e Edwards.

    Quando o Rio Ave queria sair a jogar desde trás, Nuno Santos subia no terreno, criando uma estrutura de 4-4-2 na equipa, para anular a saída de bola pelo centro e pelas alas.

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Adán (6)

    Pedro Porro (7)

    Marsà (6)

    Matheus Reis (6)

    Gonçalo Inácio (7)

    Dário Essugo (6)

    Nuno Santos (6)

    Pedro Gonçalves (6)

    Edwards (7)

    Trincão (5)

    Paulinho (7)

    SUBS UTILIZADOS

    Ugarte (5)

    Arthur Gomes (6)

    Sotiris (-)

    Jovane (-)

    Rochinha (-)

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...

    Liverpool pode avançar por desejo de Arne Slot

    Arne Slot já trabalha na montagem do plantel do...

    Al Shabab de Vítor Pereira vence o Al Ittihad

    O Al Shabab foi ao terreno do Al Ittihad...

    Arne Slot é o novo treinador do Liverpool

    Arne Slot vai ser o novo treinador do Liverpool....
    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.