Primeira Liga, 22.ª jornada: segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024, 20h15.
A ANTEVISÃO: UM DUELO ENTRE DUAS EQUIPAS QUE AGRADAM À VISTA
Moreirense e Sporting entram em campo a partir das 20h15 desta segunda-feira, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, num desafio marcado por duas equipas interessantes da Primeira Liga. De um lado, o Sporting procura voltar a igualar o Benfica no primeiro lugar, querendo atingir a quinta vitória consecutiva, contando todas as competições. Já do outro, o Moreirense deseja embalar para uma nova boa fase, depois do triunfo frente ao Chaves.
O Sporting é um assumido candidato ao título e está a cumprir totalmente as expectativas que eram planeadas, mantendo-se na disputa das três competições nas quais está inserido. Com 52 pontos em 20 jogos, o que impressiona é o número de golos marcados pela turma do José de Alvalade na Primeira Liga: 58, mais seis que o Benfica, com quem disputa o troféu (recordar que as águias venceram o Vizela por seis bolas a uma no último domingo, que fez com a diferença descesse drasticamente).
A equipa de Rúben Amorim vive uma boa fase, com oito vitórias em 2024, em nove possíveis. A elevada quantidade de jogos no calendário do Sporting poderá obrigar o técnico a mudar algumas peças do seu tabuleiro, algo que já concretizou no desafio frente ao Young Boys. Porém, é improvável que retire jogadores fundamentais, como Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves ou Viktor Gyokeres, já que não se trata de um desafio com um nível de complexidade baixo. Será interessante verificar se a ida a Moreira de Cónegos significará o regresso de Iván Fresneda, que está recuperado, mas ainda não foi utilizado desde que voltou aos treinos.
O Moreirense transformou-se numa das belas surpresas do campeonato, ocupando o sexto posto da Primeira Liga, com 35 pontos, longe da luta pela despromoção, a que era apontada ao emblema minhoto. Rui Borges é o pintor desta obra de arte. A turma de Moreira de Cónegos tem identidade e já conseguiu um empate frente ao Benfica, tendo realizado excelentes jogos frente a FC Porto e Braga, adversários de elite dentro das nossas fronteiras.
São 10 vitórias em 21 partidas, o que coloca a taxa de vitórias perto dos 50%, na Primeira Liga. A equipa não marca muitos golos, tem menos nove que Vitória SC e Arouca, mas defensivamente é sólida (O Braga sofreu mais nove golos que a equipa vizinha). Estes valores são de realçar, já que o Moreirense na temporada passada estava na Segunda Liga.
Na primeira volta, no José de Alvalade, o placard apontou um 3-0, com golos de Hjulmand, Gyokeres e Diomande, todos na segunda parte. O Moreirense mudou o seu sistema, utilizando três centrais nesse desafio, algo que poderá voltar a repetir-se.
Uma coisa é certa, vão estar frente a frente duas das equipas mais interessantes de analisar do nosso campeonato, que dão gosto em ver. Rúben Amorim e Rui Borges fazem parte do lote de jovens treinadores portugueses e nenhum deles está disposto a sofrer uma derrota. Vai valer a pena.
10 DADOS RÁPIDOS
- O Sporting ocupa a segunda posição da Primeira Liga, com 52 pontos. O Moreirense é sexto, com 35 pontos.
- O Sporting soma 17 vitórias na edição 2023/24 da Liga Portugal. O Moreirense tem 10.
- O último desafio entre as duas equipas ficou 3-0 e realizou-se no dia 17 de setembro.
- O valor de mercado do Sporting é de 302 milhões de euros. O do Moreirense é de 19 milhões de euros.
- Ao nível individual, Fabiano (estará fora da ficha de jogo)é o jogdor com melhor avaliação do lado do Moreirense: três milhões de euros. Já no Sporting esse posto é de Viktor Gyokeres, valorizado em 45 milhões de euros.
- O Moreirense apenas venceu o Sporting por duas vezes na sua história. O Sporting leva 20 triunfos.
- Rui Borges chegou ao comando técnico do Moreirense em junho de 2023, sucedendo a Paulo Alves.
- Rúben Amorim é treinador do Sporting desde março de 2020, ocupando o posto de Jorge Silas.
- Fábio Veríssimo ainda não apitou nenhum jogo do Sporting em 2023/24, mas marcou presença no embate do Moreirense frente ao Benfica, como árbitro principal.
- O Estádio Comendador Joaquim Almeida Freitas tem capacidade para 6153 espetadores.
JOGADORES A TER EM CONTA
Viktor Gyokeres – O homem-golo de Alvalade. O avançado sueco tem sido um dos grandes destaques do Sporting e da Primeira Liga. Soma 16 golos em 19 jogos na competição e é absolutamente fundamental para Rúben Amorim. Nos últimos cinco duelos, para todas as competições, leva seis golos e já sabe o que é marcar ao Moreirense.
Alanzinho – Faz parte do belo meio-campo montado por Rui Borges, encarregado do processo ofensivo do emblema de Moreira de Cónegos, procurando a criação de jogo, com vários passes progressivos. Leva 21 partidas disputadas, com três golos e quatro assistências. Provavelmente dará o salto no próximo verão, gerando ao Moreirense um belo encaixe financeiro.
XI´s PROVÁVEIS
Moreirense: Kewin Silva, Dinis Pinto, Maracás, Marcelo, Frimpong, Gonçalo Franco, Lawrence Ofori, Alanzinho, Madson, João Camacho e Luís Asué.
Treinador: Rui Borges
«Vamos enfrentar uma equipa que, em termos individuais e coletivos, está num momento de forma acima das outras. Sabemos que vamos passar por dificuldades e temos de perceber que vai haver alturas que vamos ter que sofrer juntos».
Sporting: Antonio Adán, Eduardo Quaresma, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Nuno Santos, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.
Treinador: Rúben Amorim
«Vejo os adeptos mais confiantes com o clube em si. Sentem que há um caminho, e percalços como no ano passado, mas é algo mais global do que localizado na equipa principal de futebol. O clube está melhor e vêm que há muitos jogadores talentosos e isso ajuda a criar uma onda positiva na equipa. Mas no ano passado enchemos o estádio depois de uma época difícil. Senti que o clube está saudável e há uma ligação entre os jogadores e os adeptos».
PREVISÃO DE RESULTADO: Moreirense 1-3 Sporting