Rúben Amorim | A comunicação que faltava

- Advertisement -

Mais uma vitória, desta vez frente ao Belenenses SAD, o Sporting CP soma a terceira vitória seguida na era Amorim e os adeptos leoninos já vêem luz ao fundo do túnel. Deixo esta pergunta para os sportinguistas: lembram-se da última vez que, depois de um jogo para o campeonato, sentiram estabilidade na equipa e identificaram um modelo de jogo?

Hoje sabemos que as probabilidades de equipa verde e branca conseguir os três pontos em cada jogo são maiores que nos últimos tempos. É possível identificar um modelo de jogo e já se sabe que a equipa irá apresentar-se da mesma forma, com o mesmo estilo no próximo.

Seria hipocrisia se não afirmarmos que Rúben Amorim trouxe nova vida ao Sporting CP e trouxe a esperança consigo (ou qualidade). Atualmente, a equipa é o reflexo do treinador em campo e as ideias parecem cada vez mais alinhadas. Digamos que a equipa começa a comunicar tão bem como Amorim e é este ponto que quero enfatizar neste texto, a comunicação.

Desde o início que aprecio o discurso do treinador leonino, bastante assertivo, a demonstrar personalidade e sem medo de enfrentar a comunicação social quando surgem perguntas “azedas”.

A empatia criada até ao momento é um bom indicador da sua inteligência emocional e poderá contribuir positivamente para o desenvolvimento do grupo. Durante as conferências de imprensa, é possível encontrar um treinador sorridente e com boa disposição para assumir as responsabilidades.

O jovem treinador trouxe uma nova dinâmica à equipa, que tem resultado até ao momento e por inúmeras vezes refere nas suas conferências “Nós somos o Sporting”, indicando que não há medo de jogar de forma arrojada e seguir uma ideia. Esta é a mensagem que os adeptos sportinguistas querem ouvir, alguém no comando do clube que dê a cara e lembre a grandiosidade e o peso que o emblema do leão tem.

Desde Jorge Jesus que não me lembro de ouvir um discurso que motive os adeptos e mais importante, que os mova atrás da equipa. Poderá não ser coincidência, Rúben Amorim foi o jogador que mais tempo foi treinado por Jorge Jesus, quando este estava no rival da 2º Circular. Tempo não lhe faltou para aprender, com certeza.

A sua excelente comunicação não passa só para fora do balneário. Como o próprio treinador diz “nova semana, nova vida”. Esta posição transmite aos jogadores uma constante mensagem de confiança e que conta com qualquer um, desde que seja o melhor para determinada posição.

A entrada em cena de Amorim tem trazido vários motivos para sorrir em Alvalade
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Sinceramente, na minha opinião, nos últimos dois anos tem faltado isto ao Sporting Clube de Portugal, alguém que mencione o nome do clube com elevação, relembrando o quão grande é a instituição. No futebol atual, as competências emocionais, comunicacionais e relacionais são cada vez mais importantes e já não basta ser bom taticamente.

O atual treinador tem demonstrado como se comunica e também seria interessante ver Frederico Varandas a acompanhar uma soft skill tão importante como esta. Esta era a comunicação que faltava.

Creio que qualquer sportinguista se sente mais confiante e acredita mais na equipa. Contudo, estamos numa posição que permite ter outra descontração que não se teria caso o Sporting CP estivesse a lutar pelo título. Acredito muito no trabalho de Amorim e naquilo que pode fazer. Sempre fui um crítico da qualidade da equipa mas a verdade é que os jogadores são praticamente os mesmo que iniciaram a época. Isto tem dedo do treinador, a chamada nota artística!

Tomás Parreira
Tomás Parreirahttp://www.bolanarede.pt
Alentejano de natureza, apaixonado por futebol com alma verde e branca. Licenciado em Marketing, procuro dedicar-me e empenhar-me em tudo o que faço. Embora tenha crescido numa família adepta do clube rival, desde cedo percebi que era o leão rampante que me apaixonava. Ser sportinguista é mais do que uma forma de estar na vida, é respirar Sporting Clube de Portugal. O seu grande sonho profissional é servir o clube.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Juventus leva a melhor sobre o Sassuolo e regressa aos lugares de acesso à Champions League

A Juventus foi ao terreno do Sassuolo esta terça-feira vencer por três bolas a zero, em jogo da 19.ª jornada da Serie A.

Estão definidos os quartos de final da CAN

Estão oficialmente encerradas as partidas dos oitavos de final da CAN. Já se conhecem as seleções apuradas.

Vai colocar o pé no travão? Real Madrid pode influenciar saída de Rafael Obrador do Benfica em janeiro

Rafael Obrador está a ser apontado a uma saída do Benfica neste mercado de transferências. O jogador é pretendido pelo Torino.

Carlos Fernandes deixa mensagem de despedida do Manchester United: «Obrigado aos adeptos que nos apoiaram»

Carlos Fernandes deixou uma mensagem de despedida do Manchester United. O luso era adjunto de Ruben Amorim nos red devils.

PUB

Mais Artigos Populares

Souleymane Faye a um passo de ser reforço do Sporting: terceira oferta agradou ao Granada

Souleymane Faye prepara-se para ser reforço do Sporting. O acordo dos leões com o Granada está perto de se concretizar.

Taça da Liga: Luis Suárez marca o primeiro golo após bela assistência de Francisco Trincão

O Sporting está a vencer o Vitória SC por 1-0 na primeira meia final da Taça da Liga. Luis Suárez marcou o golo dos leões.

Rayo Vallecano elimina Granada de Souleymane Faye da Taça do Rei

O Rayo Vallecano foi à Andaluzia vencer o Granada por três bolas a uma, em jogo dos 16avos da Taça do Rei.