📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rúben Amorim | A comunicação que faltava

- Advertisement -

Mais uma vitória, desta vez frente ao Belenenses SAD, o Sporting CP soma a terceira vitória seguida na era Amorim e os adeptos leoninos já vêem luz ao fundo do túnel. Deixo esta pergunta para os sportinguistas: lembram-se da última vez que, depois de um jogo para o campeonato, sentiram estabilidade na equipa e identificaram um modelo de jogo?

Hoje sabemos que as probabilidades de equipa verde e branca conseguir os três pontos em cada jogo são maiores que nos últimos tempos. É possível identificar um modelo de jogo e já se sabe que a equipa irá apresentar-se da mesma forma, com o mesmo estilo no próximo.

Seria hipocrisia se não afirmarmos que Rúben Amorim trouxe nova vida ao Sporting CP e trouxe a esperança consigo (ou qualidade). Atualmente, a equipa é o reflexo do treinador em campo e as ideias parecem cada vez mais alinhadas. Digamos que a equipa começa a comunicar tão bem como Amorim e é este ponto que quero enfatizar neste texto, a comunicação.

Desde o início que aprecio o discurso do treinador leonino, bastante assertivo, a demonstrar personalidade e sem medo de enfrentar a comunicação social quando surgem perguntas “azedas”.

A empatia criada até ao momento é um bom indicador da sua inteligência emocional e poderá contribuir positivamente para o desenvolvimento do grupo. Durante as conferências de imprensa, é possível encontrar um treinador sorridente e com boa disposição para assumir as responsabilidades.

O jovem treinador trouxe uma nova dinâmica à equipa, que tem resultado até ao momento e por inúmeras vezes refere nas suas conferências “Nós somos o Sporting”, indicando que não há medo de jogar de forma arrojada e seguir uma ideia. Esta é a mensagem que os adeptos sportinguistas querem ouvir, alguém no comando do clube que dê a cara e lembre a grandiosidade e o peso que o emblema do leão tem.

Desde Jorge Jesus que não me lembro de ouvir um discurso que motive os adeptos e mais importante, que os mova atrás da equipa. Poderá não ser coincidência, Rúben Amorim foi o jogador que mais tempo foi treinado por Jorge Jesus, quando este estava no rival da 2º Circular. Tempo não lhe faltou para aprender, com certeza.

A sua excelente comunicação não passa só para fora do balneário. Como o próprio treinador diz “nova semana, nova vida”. Esta posição transmite aos jogadores uma constante mensagem de confiança e que conta com qualquer um, desde que seja o melhor para determinada posição.

A entrada em cena de Amorim tem trazido vários motivos para sorrir em Alvalade
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Sinceramente, na minha opinião, nos últimos dois anos tem faltado isto ao Sporting Clube de Portugal, alguém que mencione o nome do clube com elevação, relembrando o quão grande é a instituição. No futebol atual, as competências emocionais, comunicacionais e relacionais são cada vez mais importantes e já não basta ser bom taticamente.

O atual treinador tem demonstrado como se comunica e também seria interessante ver Frederico Varandas a acompanhar uma soft skill tão importante como esta. Esta era a comunicação que faltava.

Creio que qualquer sportinguista se sente mais confiante e acredita mais na equipa. Contudo, estamos numa posição que permite ter outra descontração que não se teria caso o Sporting CP estivesse a lutar pelo título. Acredito muito no trabalho de Amorim e naquilo que pode fazer. Sempre fui um crítico da qualidade da equipa mas a verdade é que os jogadores são praticamente os mesmo que iniciaram a época. Isto tem dedo do treinador, a chamada nota artística!

Tomás Parreira
Tomás Parreirahttp://www.bolanarede.pt
Alentejano de natureza, apaixonado por futebol com alma verde e branca. Licenciado em Marketing, procuro dedicar-me e empenhar-me em tudo o que faço. Embora tenha crescido numa família adepta do clube rival, desde cedo percebi que era o leão rampante que me apaixonava. Ser sportinguista é mais do que uma forma de estar na vida, é respirar Sporting Clube de Portugal. O seu grande sonho profissional é servir o clube.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mario Balotelli tem novo interessado e pode regressar em breve aos relvados

Mario Balotelli pode estar de regresso aos relvados. O Al Ittifaq, clube dos Emirados Árabes Unidos, está interessado no avançado italiano.

Miguel Ribeiro e a grande penalidade no Benfica x Famalicão: «Hoje é um caso a ser estudado pelo IPMA, uma réplica do ciclone dos...

Miguel Ribeiro marcou presença na sala de imprensa do Estádio da Luz, depois da derrota do Famalicão frente ao Benfica.

Hugo Oliveira: «Quem definiu melhor o jogo, definiu o resultado»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

José Mourinho fala de jogador do Benfica: «Está doente, jogou medicado»

José Mourinho analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Gil Dias: «O jogo ficou decidido por um penálti»

Gil Dias analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Eis os 5 destaques da vitória do Benfica contra o Famalicão na Primeira Liga

O Benfica derrotou por 1-0 Famalicão na 15ª jornada Primeira Liga. Eis os cinco destaques da vitória encarnada.

Oliveirense quebra série de vitórias do Lusitânia de Lourosa com triunfo contra dez elementos

Esta segunda-feira, na 15.ª jornada da Segunda Liga, a Oliveirense foi ao terreno do Lusitânia de Lourosa vencer por uma bola a zero.