sporting cp cabeçalho 2

É certo e sabido que, desde que me entendo como gente, o Sporting Clube de Portugal sempre se apresentou como uma das melhores canteras e academias do mundo do futebol.

É certo e sabido que, nos últimos anos, os jovens que têm aparecido na ribalta de alguma forma passaram pela formação e equipa A da turma leonina…

Também é certo e sabido que alguns dos “grandes” jogadores que a equipa verde-e-branca formou só tinham talento no corpo, pois a mente em muitos momentos falhou, e não falo das “traições” de alguns jogadores. Falo do potencial futebolístico que alguns poderiam ter tido e que na prática nunca tiveram ou chegaram verdadeiramente a usar… Danis desta vida, Fábios Pains… E outros que tais…

Este é um ano de grandes competições internacionais ao nível futebolístico e Portugal, por uma das poucas vezes na história, vai estar presente em todas… E isto não se deve só aos jogadores que tem… deve-se também à competência dos treinadores actuais. Quer do “treinador olímpico” quer do treinador da Selecção A. Estas, para mim, não são as melhores gerações de sempre do futebol português, mas a verdade é que ambos os selecionadores nos têm colocado a sonhar e a acreditar que é possível… E no caso “Olímpico” acho que Rui Jorge vai conseguir um grande resultado…

Não aproveitar a equipa do Sporting nas diferentes seleções é um erro que se paga caro… já no passado recente temos tido provas disso. Fonte: Sporting CP
Não aproveitar a equipa do Sporting nas diferentes seleções é um erro que se paga caro… Já no passado recente temos tido provas disso
Fonte: Sporting CP

E, aqui, acho que entra o papel de ajuda do Sporting Clube de Portugal… A quantidade de “jovens” que o Sporting tem a jogar, quer na equipa A, quer na equipa B, e que estão espalhados por diversas equipas (mas que em algum momento já jogaram juntos) podem ser os ingredientes para a poção mágica do sucesso. Não estou com isto a dizer que só devem ir os jogadores do Sporting, mas deve-se respeitar o trabalho e o desempenho de cada um.

Não gostava de ver, como já vi no passado, jogadores que pouco ou nada jogaram ou pouco ou nada fizeram, que pelo mero interesse de empresários representaram as nossas cores e tiraram o lugar a quem lá deveria estar por mérito próprio. Aproveitem bem o que o Sporting Clube de Portugal tem feito, aproveitem as sinergias entre jogadores, o entrosamento, as qualidades técnicas e o coração dos jovens leoninos.

Rui Jorge e Fernando Santos, faço-vos um pedido: está nas vossas mãos não caírem na esparrela dos empresários e dos interesses e, citando Fernando Santos, “o que me faz confusão é irmos a um Europeu e acharmos que não vamos lá fazer nada. Isso é que eu acho estranho”… Estamos fartos de ser a seleção do quase.

“Até hoje, quase marcámos, quase ganhámos, quase fizemos… Mas porquê quase?… Passemos à próxima fase.”

Foto de Capa: Seleções de Portugal

 

Comentários