Sem Adrien, novo modelo

- Advertisement -

Muito se fala da importância do meio campo, e que é aí que se ganham os jogos. Nenhuma outra verdade se encaixa tão bem neste Sporting. Outro problema é que, por exemplo no ultimo jogo, não cruzámos bem para a área. Quando temos Bas Dost e não cruzamos uma vez, algo está mal. É que contra uma equipa fechada, a jogar sempre pelo centro quando não temos um único médio que acelere o jogo, não em transporte de bola, mas em jogo apoiado (Adrien fá-lo), dificilmente lá chegamos. O golo aparece de um cruzamento. E o outro lance de perigo foi através da rapidez de Gelson, mas se a equipa adversária só precisar de se preocupar com este, e o marcar bem, ficamos sem opções para criar perigo.

Sabemos que temos um treinador de um só sistema, mas se não tem os jogadores para o mesmo, deveria modificá-lo. E sem Adrien, não pode manter este 4-4-2. Porque acho um erro não ter um modelo de jogo alternativo à falta de Adrien, como já disse anteriormente. E Adrien não se substitui com um “Manel”.

Tendo Bas Dost, poderia jogar perfeitamente  em 4-3-3 (ou 4-2-3-1, que não vou considerar por não gostar de ver uma grande equipa com dois médios defensivos), com dois extremos rápidos, que consigam cruzar com qualidade. O meio campo com William, Bruno César no box-to-box por ser rápido e ter já cultura defensiva, e Bryan Ruiz atrás do ponta de lança (ou Markovic, que já está a melhorar, em forma e intensidade), sendo ele o vértice avançado do triângulo de meio campo. Os laterais teriam que ser Jefferson por ser o que melhor cruza, apesar de defender mal (mas Marvin também não defende bem), e João Pereira que estava a jogar muito bem (o Schelotto, quando descompensa, é ainda pior que o João Pereira dos seus tempos áureos, a ser expulso nos primeiros minutos de jogo). Para as laterais poderíamos ainda aproveitar Esgaio que é menos excêntrico e defende bem. Centrais e guarda-redes não mudaria. Estou no entanto a cingir-me aos jogadores disponíveis neste momento.

Terá Jorge Jesus de alterar a forma de jogar do Sporting CP sem Adrien? Fonte: Sporting CP
Terá Jorge Jesus de alterar a forma de jogar do Sporting CP sem Adrien?
Fonte: Sporting CP

Para jogar atrás do Bas Dost também teriamos o Matheus, mas por favor não o coloquem a jogar numa ala porque não tem velocidade ou intensidade para atacar nem para vir ajudar o lateral. Também falam de Iuri Medeiros, mas esse nunca será um excelente jogador como extremo. A jogar nas alas não tem a intensidade e o nervo necessários. Técnica tem, mas só isso não chega. Já Podence, que colocam muito a jogar no meio, poderia bem jogar na ala contrária à de Gelson.

Voltando à defesa, Jorge Jesus tem um critério que não abre mão. Quer jogadores altos e fisicamente fortes. E entendo perfeitamente que são necessários esses atributos para o choque, para as bolas paradas, para as segundas bolas. Mas voltamos ao princípio, ou seja, sem Adrien estaremos sempre a levar com bolas nas costas da defesa, e aí, para alem de altos, têm que ser também rápidos. Não chega Ruben Semedo para todas as compensações. Tudo isto é válido, e todos achamos que temos a solução. Na prática não sei se resultaria, mas sei que a fórmula usada também não está a resultar. Eu nunca fui adepto de Jorge Jesus como pessoa, e muitas vezes questionei o seu valor como treinador por ter sempre tido bons plantéis ao seu dispor, mas convenhamos que já vimos muitos treinadores sem ganhar mesmo com planteis galácticos.

A partir do momento em que ele tem o mérito de colocar o Sporting a jogar como jogou no ano passado, achei que, pelo menos como treinador, o teria avaliado mal. E apesar de tudo o que aconteceu, Jorge Jesus quase conseguiu fazer no Sporting aquilo que fez no seu anterior clube, que foi ganhar logo no primeiro ano. Espero agora que não faça nos anos seguintes o que fez também no seu anterior clube, que esteve três anos sem ganhar o campeonato.

Agora não podem vir alguns dizer que estão fartos de não ganhar, que o presidente tem que se ir embora. Porque, apesar de não se ter ganho este ano, pergunto: Os anteriores ganharam o quê?

E depois dizem que com um investimento tão grande tem que ser para ganhar, mas ao que parece os outros gastavam menos e mesmo assim o clube estava falido. Este gasta e consegue equilibrar contas. Quanto a vós não sei, mas perder por perder,  prefiro este. Temos de perceber que tirou o clube de um buraco bem escuro e profundo. Falta estabilizar para poder ganhar.

Porque o problema não são os cinco e dois pontos de atraso até porque continuamos a depender de nós. Disputaremos 6 pontos com o primeiro e mais 3 com o segundo. Não esquecendo que jogarão entre si. O problema é que a jogar com este ritmo e intensidade corremos o risco de perder mais pontos. Felizmente Adrien não deverá falhar muitos mais jogos, espero eu. E só Adrien nos safa, porque sei que o treinador nunca mudará a forma de jogar da sua equipa.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela fecha avançado, que deverá ser oficializado depois do jogo contra o Benfica

O Tondela garantiu a contratação de Benjamin Kimpioka junto do Sivasspor. Avançado chega por empréstimo com opção de compra.

João Mário dá luz verde para mudar de clube em Itália

João Mário aceita rumar ao Bolonha. Lateral português prepara-se para um empréstimo da Juventus sem opção de compra.

Carlos Alcaraz bate Novak Djokovic e conquista o Open da Austrália pela primeira vez

Carlos Alcaraz é o grande vencedor do Open da Austrália. O tenista espanhol bateu Novak Djokovic na final do torneio.

Grémio empata em casa com Juventude no Campeonato Gaúcho e Luís Castro deixa críticas: «O primeiro agente pacificador do jogo é o árbitro»

O Grémio empatou a um golo frente ao Juventude, na sexta jornada do Campeonato Gaúcho. No final do jogo, o técnico português deixou críticas para a arbitragem.

PUB

Mais Artigos Populares

Zé Pedro pode deixar o Cagliari e rumar ao Brasileirão

O futuro de Zé Pedro está em cima de mesa. O defesa-central português de 28 anos pode deixar o Cagliari e rumar ao Atlético Mineiro.

Treinador do Besiktas volta ao ataque: «Nunca vi um jogador como Rafa Silva na minha vida»

O treinador do Besiktas, Sergen Yalcin, voltou a deixar críticas contra Rafa Silva. O avançado do Benfica foi visado na última conferência de imprensa.

Petit é forte candidato ao cargo do Santa Clara

Petit está na lista do Santa Clara. Emblema da Primeira Liga anunciou a saída de Vasco Matos durante este sábado.