Ser lateral ou ser defesa? Eis a questão

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Relata Angel Cappa, no livro “E o futebol onde está?”, que, quando Tano Rizzo, velho colega e amigo, o veio visitar nos anos 90, houve uma noite, na hora do jantar, em que parecia ter visto algo fora deste mundo. – “Amigo, estive esta tarde na Cidade Desportiva do Real Madrid, e nem vais acreditar, vi Panucci sair do treino… num Porsche!”, disse ainda incrédulo. – “Sim, e depois?”, perguntaram todos. – “E depois? Se até os laterais já têm Porsches, então o futebol está mesmo perdido!”, exclamou.

Mais do que terras e países diferentes, o velho Rizzo vinha de outro tempo. Quando o futebol eram dos homens da frente, “dos que fazem golos”, no tempo em que os jogos eram decididos só quando se tinha a bola e atacava. A defesa, isso… bem, ajudava quando era preciso. Entretanto o futebol mudou, e o pensamento dele também. O jogo tornou-se, seja de um modo instintivo ou premeditado, mais defensivo. A arte de se saber defender tornou-se tão imperativa como a de atacar e, no contexto tático, originou o nascimento dos extremos. Por consequência lógica, surgiram também os laterais ofensivos. Dentro desse processo posicional, a palavra “lateral” e “defesa” tornou-se cada vez mais distinta no seu significado. A um lateral exige-se qualidade técnica, velocidade e precisão no cruzamento, enquanto um defesa significa um jogador que saiba mesmo os processos defensivos. Veja-se o caso de Roberto Carlos, por exemplo. Pela sua acutilância a atacar, para não falar do remate, tornou-se, sem sombra de dúvida, um dos melhores laterais da história, se não o melhor. Mas seria errático retratá-lo como um dos melhores defesas de sempre.

Piccini esteve em bom plano no jogo em Turim, para a Liga dos Campeões Fonte: Sporting Clube de Portugal
Piccini esteve em bom plano no jogo em Turim, para a Liga dos Campeões
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Numa galáxia bem distante, mas onde a bola continua a ser o centro de tudo, observo Piccini a jogar. Com um nome que, de início, assustou e muito os adeptos sportinguistas – foneticamente complexo, pelo que teve automaticamente alguma semelhança com Schelotto – e, depois de uns primeiros jogos tremidos (vinha também de uma longa lesão, onde é normal que a bola “queime” no início), eram muitas as dúvidas na posição de lateral direito, onde Jesus tinha ainda algumas dificuldades em encontrar alguém do seu perfil. A verdade é que, passado sensivelmente dois meses, o italiano ganhou confiança e índices físicos que o fazem ser hoje um jogador em quem Jesus pode confiar. Não é um lateral que pegue a bola e faça o corredor todo, nem faz de falso extremo nos jogos com equipas mais pequenas, mas é, sim… um defesa, no seu verdadeiro valor da palavra. Concentrado, sabe bem tapar os caminhos da bola e raramente se deixa ultrapassar no um contra um, seja em drible ou em velocidade. Depois, as cavalgadas para a baliza, a nota artística… essa fica para outros.

O golo de Mandzukic, nos últimos minutos do jogo em Turim, salientou bem qual a diferença entre um lateral (Jonathan Silva)… e um defesa. Parece a mesma coisa, mas não é. Independentemente do carro que usam.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Artigo revisto por: Beatriz Silva

 

Fernando Costa
Fernando Costahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Braga, e atualmente a trabalhar no Jornal de Notícias, Fernando Costa vai tentando encontrar o seu lugar no jornalismo e no mundo. Apaixonado pelo desporto e por tudo aquilo que o envolve, é na escrita que Fernando encontrou o seu habitat para o explorar. E, ao mesmo tempo, compreendê-lo.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «É a nossa marca e por mais que as equipas nos identifiquem a variabilidade, procuramos um ou...

O Sporting venceu o Estoril Praia por 3-0 na Primeira Liga. Rui Borges analisou o duelo e respondeu ao Bola na Rede.

Ian Cathro responde ao Bola na Rede: «Vamos ter de sair daqui a aceitar e olhar para um 3-0 que é horrível»

O Sporting venceu o Estoril Praia por 3-0 na Primeira Liga. Ian Cathro analisou o duelo e respondeu ao Bola na Rede.

Terem Moffi estreia-se a marcar com a camisola do FC Porto

O FC Porto recebeu e venceu o Arouca por 3-1 na jornada 24 da Primeira Liga. Terem Moffi estreou-se a marcar com a camisola dos dragões.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após triunfo do FC Porto: «O Arouca mudou algumas coisas face ao que esperávamos»

O FC Porto derrotou o Arouca em jogo da 24.ª jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Ian Cathro critica arbitragem: «Não foi o meu melhor dia, mas infelizmente não foi o melhor dia da equipa de arbitragem»

Ian Cathro analisou o duelo da 24.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting defrontou o Estoril Praia no Estádio de Alvalade.

Rui Borges elogia exibição do Sporting: «Duas partes distintas, boas reações na primeira parte com e sem bola»

Rui Borges analisou o duelo da 24.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting defrontou o Estoril Praia no Estádio de Alvalade.

Podcast Raio-X Tático #1 – As substituições do Benfica no Bernabéu

Estreia do podcast "Raio-X Tático", espaço para dissecar as perguntas táticas feitas pelo Bola na Rede nas conferências de imprensa. Em análise, as opções, timing e impacto das substituições executadas pelo Benfica frente ao Real Madrid.