sporting cp cabeçalho 2

Seydou Doumbia é uma das transferências mais sonantes do Sporting, neste mercado de transferências. O avançado costa-marfinense chega a Alvalade por empréstimo, proveniente dos italianos da Roma.

Doumbia deu os seus primeiros passos, no seu país de origem, tendo mais tarde passado pelo futebol japonês. Chegou ao futebol europeu em 2008/2009, para representar os suíços do Young Boys, tendo efetuado 78 jogos e marcado 57 golos.

As boas exibições no Young Boys levaram-no a transferir-se para o CSKA Moscovo em 2010, por uma quantia de 8 milhões de euros. No CSKA, este entre 2010 e 2014/2015, com uma segunda passagem na época 2015/2016. Ao serviço dos russos, realizou 153 jogos e marcou por 98 ocasiões. Doumbia foi ainda o melhor marcador da Liga Russa por duas vezes e venceu três campeonatos, uma Taça da Rússia e uma Supertaça.

Seydou Doumbia começou esta quinta feira a treinar na Academia Fonte: Sporting CP
Seydou Doumbia começou esta quinta feira a treinar na Academia
Fonte: Sporting CP

A sua aventura no futebol russo iria terminar com uma transferência para a Roma, por 25 milhões de euros. Não se conseguiu impor ao serviço dos romanos, acabando por ser emprestado ao CSKA, Newcastle e Basileia. Na temporada passada, regressou ao futebol suíço, para representar o Basileia, sendo determinante nas conquistas da Liga Suíça e na Taça, contribuindo com 21  golos em 34 jogos. Pelo seu país já foi internacional por 36 ocasiões, marcando 7 golos. Doumbia fez parte da seleção da Costa do Marfim, que venceu a Taça das Nações Africanas, em 2015.

Anúncio Publicitário

Doumbia é um jogador tecnicamente evoluído, muito rápido e letal na hora de finalizar. Poderá vir a fazer dupla com o melhor marcador da Liga NOS na temporada passada, Bas Dost. O costa-marfinense é um jogador experiente, com 29 anos, que poderá vir a ser importante no “xadrez” de Jorge Jesus.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

artigo revisto por: Ana Ferreira

Comentários