SL Benfica vs Sporting CP: O que esperar do clássico

- Advertisement -

Desde há dois anos que o Clássico dos Clássicos se relançou no nosso universo futebolístico. Se consagrar uma vitória contra o eterno rival será sempre motivo de galvanização, juntar a esta luta a disputa pelo primeiro lugar do campeonato apura ainda mais os índices, impulsiona os ânimos e redobra as atenções.

Não corroboro com a ideia de que, para um jogo destes, os níveis motivacionais dependam dos últimos resultados. Este é, por assim dizer, o jogo das autonomias estatísticas, onde uma vitória será sempre uma vitória, valendo por isso tudo por ela. Não corroboro com esta ideia, assim como também não acredito que sair vencedor do Clássico seja consequência de saber jogar bem a longo prazo. É o encontro entre os gigantes da capital, e sobre isto a história tem-nos dito muito. Há, claro e no entanto, um dado importante para a antevisão: em vez de apenas encurtar distâncias, o descuido do Benfica na última jornada possibilita ao Sporting a passagem directa para o primeiro posto em caso de vitória. Na época passada, por exemplo, foi o encontro na Luz que sentenciou a mudança de tendência classificativa no campeonato. E embora ser Campeão de Inverno seja um mero elemento interpretativo, pode ainda assim positivar o arranque para a segunda volta. Vamos ao jogo, ou àquilo que poderá acontecer durante ele.

Com Jorge Jesus – como já referi algumas vezes – a alternância no onze base dificulta a constituição das apostas para a titularidade. Contudo, e atentando às características da partida, não prevejo um Sporting sem Zeegelaar e João Pereira nas laterais defensivas. O primeiro, embora falhe em alguns processos construtivos que os adeptos detectam, parece-me ser o jogador com maior arcaboiço para a posição. No caso do segundo, tão somente porque a experiência e a tenacidade estão nas prioridades requisitantes para este jogo. No centro do terreno creio ser evidente a presença de Bruno César ao lado de William e Adrien. O brasileiro, que tem ganho a intransigência nas opções de Jorge Jesus, pertence aos tacticamente evoluídos, e poderá encontrar num ambiente hostil uma adição galvanizadora. Quanto à tripla que resta, pelos demais e possíveis motivos, não creio existir discussão: Gelson, Bryan e Bas Dost. Alguns especialistas dizem que é no centro do terreno que se ganham e perdem as partidas. Mesmo que assim não seja no domingo, será todavia nesta zona que alguns pormenores fulcrais se poderão decidir. Embora continue a considerar o meio-campo leonino como o mais forte do Campeonato, a evolução deste sector na equipa do Benfica, em comparação com a época anterior, trará mais preocupações para Jorge Jesus.

Ricardo Gonçalves Dias
Ricardo Gonçalves Diashttp://www.bolanarede.pt
O primeiro contacto do Ricardo com a Bola foi no futsal. Mais tarde passaria pelas camadas jovens do Oriental, esse gigante de Lisboa. O sonho acabou algum tempo depois e hoje lida bem com isso. E com a escrita também.                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho rejeita milagre na 2ª mão: «É necessário jogar muito bem. Milagres não»

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico recusou necessidade de milagres.

José Mourinho não vai estar no banco no regresso ao Santiago Bernabéu: «A única coisa positiva que vejo é que não vou à imprensa...

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico falou nas consequências da expulsão.

José Mourinho foi expulso e deixou críticas ao árbitro: «Não ficou contente em jogar só este jogo e quis jogar o próximo. Ele sabe...

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico abordou expulsão.

José Mourinho e o caso entre Vinícius Júnior e Prestianni: «Passa-se sempre com o mesmo, é a única coisa que não se entra»

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico falou de Vinícius Júnior.

PUB

Mais Artigos Populares

Federico Valverde e o alegado racismo a Vinicius Júnior: «Se tapas a boca para dizer algo…»

Federico Valverde marcou presença na flash interview depois da partida entre o Benfica e o Real Madrid, que se realizou na noite desta terça-feira.

Kylian Mbappé deixa nova mensagem após acusações de racismo: «Baila Vinícius Júnior»

Kylian Mbappé voltou a deixar uma mensagem a Vinícius Júnior. Avançado deixou nova publicação nas redes sociais.

Álvaro Arbeloa responde ao Bola na Rede: «Arda Guler é um jogador especial, é dos diferentes»

Álvaro Arbeloa respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, depois de uma vitória do Real Madrid contra o Benfica por uma bola a zero.