SL Benfica vs Sporting CP: O que esperar do clássico

- Advertisement -

Desde há dois anos que o Clássico dos Clássicos se relançou no nosso universo futebolístico. Se consagrar uma vitória contra o eterno rival será sempre motivo de galvanização, juntar a esta luta a disputa pelo primeiro lugar do campeonato apura ainda mais os índices, impulsiona os ânimos e redobra as atenções.

Não corroboro com a ideia de que, para um jogo destes, os níveis motivacionais dependam dos últimos resultados. Este é, por assim dizer, o jogo das autonomias estatísticas, onde uma vitória será sempre uma vitória, valendo por isso tudo por ela. Não corroboro com esta ideia, assim como também não acredito que sair vencedor do Clássico seja consequência de saber jogar bem a longo prazo. É o encontro entre os gigantes da capital, e sobre isto a história tem-nos dito muito. Há, claro e no entanto, um dado importante para a antevisão: em vez de apenas encurtar distâncias, o descuido do Benfica na última jornada possibilita ao Sporting a passagem directa para o primeiro posto em caso de vitória. Na época passada, por exemplo, foi o encontro na Luz que sentenciou a mudança de tendência classificativa no campeonato. E embora ser Campeão de Inverno seja um mero elemento interpretativo, pode ainda assim positivar o arranque para a segunda volta. Vamos ao jogo, ou àquilo que poderá acontecer durante ele.

Com Jorge Jesus – como já referi algumas vezes – a alternância no onze base dificulta a constituição das apostas para a titularidade. Contudo, e atentando às características da partida, não prevejo um Sporting sem Zeegelaar e João Pereira nas laterais defensivas. O primeiro, embora falhe em alguns processos construtivos que os adeptos detectam, parece-me ser o jogador com maior arcaboiço para a posição. No caso do segundo, tão somente porque a experiência e a tenacidade estão nas prioridades requisitantes para este jogo. No centro do terreno creio ser evidente a presença de Bruno César ao lado de William e Adrien. O brasileiro, que tem ganho a intransigência nas opções de Jorge Jesus, pertence aos tacticamente evoluídos, e poderá encontrar num ambiente hostil uma adição galvanizadora. Quanto à tripla que resta, pelos demais e possíveis motivos, não creio existir discussão: Gelson, Bryan e Bas Dost. Alguns especialistas dizem que é no centro do terreno que se ganham e perdem as partidas. Mesmo que assim não seja no domingo, será todavia nesta zona que alguns pormenores fulcrais se poderão decidir. Embora continue a considerar o meio-campo leonino como o mais forte do Campeonato, a evolução deste sector na equipa do Benfica, em comparação com a época anterior, trará mais preocupações para Jorge Jesus.

Ricardo Gonçalves Dias
Ricardo Gonçalves Diashttp://www.bolanarede.pt
O primeiro contacto do Ricardo com a Bola foi no futsal. Mais tarde passaria pelas camadas jovens do Oriental, esse gigante de Lisboa. O sonho acabou algum tempo depois e hoje lida bem com isso. E com a escrita também.                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC no mercado: avançado que conhece bem a Primeira Liga na lista dos minhotos

O Vitória SC está em busca de um novo ponta de lança. Alejandro Marqués é um dos nomes que agrada à estrutura dos minhotos.

Luís de la Fuente na antevisão à final do Mundial: «Assinaria chegar todos os anos a uma final e perdê-la»

Na antevisão ao Espanha x Argentina, Luis de la Fuente reconheceu que é um «luxo e um privilégio estar na final», prometendo usar todos os recursos à disposição.

Histórico do Sporting: Francisco Trincão ultrapassa Nuno Mendes mas não alcança Morten Hjulmand e Pedro Porro

Francisco Trincão foi oficialmente vendido pelo Sporting ao Al Ahli durante este sábado por 39,3 milhões de euros.

Alverca contrata avançado ao Braga: «Tem um projeto muito ambicioso»

O Alverca oficializou este sábado a contratação de Samy Merheg. Braga continua com 50% do passe do jovem avançado de 19 anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Trincão deixa Sporting e está confirmado no Al Ahli

O Al Ahli oficializou este sábado a contratação de Francisco Trincão. Avançado de 26 anos deixa Sporting e ruma à Arábia Saudita.

Sporting vende Francisco Trincão: os candidatos a assumir o lugar do internacional português

O Sporting prepara-se para vender Francisco Trincão no mercado de transferências de verão ao Al Ahli.

Aposta na juventude: AC Milan de Ruben Amorim oficializa contratação de avançado de 18 anos

O AC Milan anunciou a contratação de Edoardo Zanaga, proveniente do Empoli. Jovem avançado vai alinhar pelos escalões de formação dos rossoneri.