Sobre a Terra, sobre o (M)ar!

- Advertisement -

Pela Terra: João Mário Eduardo. O pequenino, de um metro e setenta e nove, foi um dos patrões do meio-campo português e um dos impulsionadores dos ataques. Habituado a ajudar na transição da defesa para o ataque, mostrou-se bastante confortável na posição em que foi colocado, dando principal ênfase ao seu tipo de jogo na segunda metade do torneio, em que inclusive participou nos golos. O primeiro jogo, como internacional português como sénior, foi exatamente contra a França, em 2014, em que perdeu o jogo, e a fantástica exibição durante a final fez com que se vingasse da melhor forma contra os galeses. A peça de xadrez que faltava a Fernando Santos para comandar as tropas dentro de campo.

João Mário em tarefas defensivas Fonte: UEFA
João Mário em tarefas defensivas
Fonte: UEFA

Pelo (M)ar: Rui Patrício. Rui Patrício, ou São Patrício, ou ainda o melhor Guarda-Redes do torneio, foi outro gigante que não se deixou abalar. Apesar de não ter mostrado as suas qualidades durante a fase de grupos do Europeu, mostrou-se decisivo frente à Polónia, onde fez uma exibição magistral – a sua defesa do penálti deu o apuramento aos portugueses – e, principalmente frente à França, na final, onde encheu a baliza e imperou na revolta portuguesa, não deixando que Griezmann, Payet e companhia faturassem. Contemplado com o prémio acima referido, o guarda-redes português não se deixou levar pelo nervosismo da final e foi uma das peças fundamentais para a vitória portuguesa, através dos seus «voos» em direção aos tiros da armada francesa, sendo intransponível. Assim, volvidos quase 200 anos das invasões francesas, foi a nossa vez de contra-atacar, e desta vez com sucesso e à primeira, com uma tática mais bem estudada que a de Napoleão. Os canhões foram parados com uma marcha imperial para a vitória. E a garra do leão fez-se mostrar, feriu galos e ajudou a seleção a tornar o sonho numa realidade. Sonhar é grátis, é verdade; vamos agora viver o sonho nos quatro anos que nos restam até ao próximo europeu.

Foto de Capa: Daily Mail

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.