Sobre a Terra, sobre o (M)ar!

Pela Terra: João Mário Eduardo. O pequenino, de um metro e setenta e nove, foi um dos patrões do meio-campo português e um dos impulsionadores dos ataques. Habituado a ajudar na transição da defesa para o ataque, mostrou-se bastante confortável na posição em que foi colocado, dando principal ênfase ao seu tipo de jogo na segunda metade do torneio, em que inclusive participou nos golos. O primeiro jogo, como internacional português como sénior, foi exatamente contra a França, em 2014, em que perdeu o jogo, e a fantástica exibição durante a final fez com que se vingasse da melhor forma contra os galeses. A peça de xadrez que faltava a Fernando Santos para comandar as tropas dentro de campo.

João Mário em tarefas defensivas Fonte: UEFA
João Mário em tarefas defensivas
Fonte: UEFA

Pelo (M)ar: Rui Patrício. Rui Patrício, ou São Patrício, ou ainda o melhor Guarda-Redes do torneio, foi outro gigante que não se deixou abalar. Apesar de não ter mostrado as suas qualidades durante a fase de grupos do Europeu, mostrou-se decisivo frente à Polónia, onde fez uma exibição magistral – a sua defesa do penálti deu o apuramento aos portugueses – e, principalmente frente à França, na final, onde encheu a baliza e imperou na revolta portuguesa, não deixando que Griezmann, Payet e companhia faturassem. Contemplado com o prémio acima referido, o guarda-redes português não se deixou levar pelo nervosismo da final e foi uma das peças fundamentais para a vitória portuguesa, através dos seus «voos» em direção aos tiros da armada francesa, sendo intransponível. Assim, volvidos quase 200 anos das invasões francesas, foi a nossa vez de contra-atacar, e desta vez com sucesso e à primeira, com uma tática mais bem estudada que a de Napoleão. Os canhões foram parados com uma marcha imperial para a vitória. E a garra do leão fez-se mostrar, feriu galos e ajudou a seleção a tornar o sonho numa realidade. Sonhar é grátis, é verdade; vamos agora viver o sonho nos quatro anos que nos restam até ao próximo europeu.

Foto de Capa: Daily Mail

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.