Sobre a Terra, sobre o (M)ar!

- Advertisement -

Pela Terra: João Mário Eduardo. O pequenino, de um metro e setenta e nove, foi um dos patrões do meio-campo português e um dos impulsionadores dos ataques. Habituado a ajudar na transição da defesa para o ataque, mostrou-se bastante confortável na posição em que foi colocado, dando principal ênfase ao seu tipo de jogo na segunda metade do torneio, em que inclusive participou nos golos. O primeiro jogo, como internacional português como sénior, foi exatamente contra a França, em 2014, em que perdeu o jogo, e a fantástica exibição durante a final fez com que se vingasse da melhor forma contra os galeses. A peça de xadrez que faltava a Fernando Santos para comandar as tropas dentro de campo.

João Mário em tarefas defensivas Fonte: UEFA
João Mário em tarefas defensivas
Fonte: UEFA

Pelo (M)ar: Rui Patrício. Rui Patrício, ou São Patrício, ou ainda o melhor Guarda-Redes do torneio, foi outro gigante que não se deixou abalar. Apesar de não ter mostrado as suas qualidades durante a fase de grupos do Europeu, mostrou-se decisivo frente à Polónia, onde fez uma exibição magistral – a sua defesa do penálti deu o apuramento aos portugueses – e, principalmente frente à França, na final, onde encheu a baliza e imperou na revolta portuguesa, não deixando que Griezmann, Payet e companhia faturassem. Contemplado com o prémio acima referido, o guarda-redes português não se deixou levar pelo nervosismo da final e foi uma das peças fundamentais para a vitória portuguesa, através dos seus «voos» em direção aos tiros da armada francesa, sendo intransponível. Assim, volvidos quase 200 anos das invasões francesas, foi a nossa vez de contra-atacar, e desta vez com sucesso e à primeira, com uma tática mais bem estudada que a de Napoleão. Os canhões foram parados com uma marcha imperial para a vitória. E a garra do leão fez-se mostrar, feriu galos e ajudou a seleção a tornar o sonho numa realidade. Sonhar é grátis, é verdade; vamos agora viver o sonho nos quatro anos que nos restam até ao próximo europeu.

Foto de Capa: Daily Mail

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.