Sporting 1-0 Vitória de Guimarães: Mais perto dos milhões

    Ze Pedro Mozos - Sob o Signo do Leao

    Os cerca de 35 mil adeptos presentes no estádio protagonizavam um momento de excelente ambiente em Alvalade (mais uma vez) para receber um dos grandes jogos da Liga Portuguesa. Sporting e Vitória de Guimarães partiam para esta partida em posições opostas: o clube leonino vinha com uma série de seis jogos sem perder; os vimaranenses contavam com um registo de cinco jogos consecutivos sem ganhar.

    As equipas entraram em campo algo tímidas, embora o panorama pudesse ter sido bem diferente caso Slimani, logo nos minutos iniciais (6’), tivesse optado por rematar em vez de simular uma grande penalidade – o que lhe valeu, e bem, a amostragem de um cartão amarelo. O Sporting cedo assumiu o controlo da partida, impondo o ritmo de jogo. Ainda que de forma paulatina, o clube de Alvalade foi-se instalando no meio campo adversário, criando boas jogadas, sobretudo pelos corredores, mas que raramente acabavam em bom porto. O futebol praticado pelos leões era atraente e seguro. De destacar as excelentes iniciativas do jovem Carlos Mané e os remates perigosos de Jefferson (8’) e de Slimani (41’), tendo este último sido desviado para canto. Do outro lado, a única oportunidade que a equipa minhota conseguiu criar durante toda a primeira parte foi um remate a meia distância de Crivellaro (14’) que passou perto da baliza defendida por Rui Patrício depois de ter embatido em Maurício.

    O intervalo chegou, e apesar de o controlo do jogo ter pertencido ao Sporting, principalmente numa fase mais inicial, nenhuma das equipas se tinha superiorizado em relação à outra. Talvez apercebendo-se de que, apesar de ter controlado e dominado a primeira parte, o Sporting teria de ser mais agressivo, Leonardo Jardim aproveitou a pausa regulamentar para mexer na equipa: fez entrar Montero para o lugar de Heldon.

    Com o recomeço do jogo apareceu o primeiro e único golo da noite. Na sequência de um canto a bola sobra para o lateral esquerdo dos leões, Jefferson, que centra para o coração da área do Vitória de Guimarães, onde Marcos Rojo, após dominar, remata à meia volta e a bola acaba por entrar na baliza adversária, depois de desviar em Moreno. Com alguma sorte à mistura, o Sporting entrou na segunda parte a ganhar. A reacção do Vitória de Guimarães não foi imediata, e até aos 60 minutos de jogo o Sporting podia ter aumentado a vantagem no marcador: primeiro num bom lance de ataque do Sporting que acabou num remate de Diego Capel, após passe de cabeça de Slimani, que o guarda-redes vimaranense defendeu com eficácia (56’); e depois num contra-ataque do Sporting que Montero finalizou. A bola acabou mesmo no fundo das redes, mas o juiz da partida anulou (mal) o golo ao colombiano por alegado fora-de-jogo (59’). Montero podia ter acabado com o jejum de golos, que já dura há mais de três meses, mas o árbitro assim não entendeu.

    Marcos Rojo tem vindo a afirmar-se no Sporting e hoje foi o homem do encontro, marcando o único golo da partida Fonte: Zerozero.pt
    Marcos Rojo tem vindo a afirmar-se no Sporting e hoje foi o homem do encontro, marcando o único golo da partida
    Fonte: ZeroZero

    Rui Vitória acusou o toque e decidiu mexer na equipa, pois a estratégia delineada no intervalo não estava a resultar. Fez entrar em campo Tiago Rodrigues e Malonga, por troca com Barrientos e Crivellaro, respectivamente (61’). O jogo entrou numa fase em que ambas as equipas procuravam o golo, mas as mexidas na equipa do Vitória de Guimarães tiveram mais sucesso e as oportunidades iam começando a surgir, embora nenhuma chegasse a representar uma oportunidade real de golo para nenhum dos lados. A equipa minhota chegou mesmo a estar por cima nalgumas fases da segunda parte, mas a coesão do Sporting e a concentração ajudaram a que as oportunidades criadas não acabassem no fundo da baliza de Rui Patrício. Até ao fim da partida o Sporting segurou o resultado – Leonardo Jardim substituiu Carrillo por Slimani (74’) e André Martins por Carlos Mané (81’) – e o Vitória de Guimarães fez tudo o que pôde para igualar o resultado, mas as tentativas de Tiago Rodrigues (71’) e de Malonga (76’ e 90+2) não foram suficientes para alcançar esse objectivo. O Sporting solidifica, assim, a segunda posição quando já só restam cinco jornadas para o fim do campeonato.

    O clube verde-e-branco conquista três pontos preciosos contra uma equipa que deu luta até ao fim. Isto numa jornada em que os seus principais rivais, Benfica e Porto, têm deslocações perigosas (a Braga e à Choupana). O Sporting cumpriu mais uma vez e passou a pressão para os adversários. O clube leonino já começa a vislumbrar os milhões da Champions de perto.

    A Figura: Marcos Rojo

    O defesa central do Sporting tem vindo a crescer muito ao longo desta época. Está a jogar a um nível altíssimo e faz com Maurício a segunda melhor dupla de centrais em Portugal. Hoje esteve em principal destaque por ter marcado o único golo do encontro, mas é na defesa que se tem revelado um grande jogador.

    O Fora-de-jogo: Islam Slimani

    O avançado do Sporting não conseguiu justificar a titularidade. Duas simulações escusadas, alguns passes errados, outros tantos maus domínios e remates falhados fizeram com que a titularidade do argelino seja posta em causa mais uma vez. Pelo que vi hoje, eu, na próxima jornada, optaria por Montero.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    José Pedro Mozos
    José Pedro Mozos
    O Zé Pedro nasceu um dia sob o signo do leão, assim como uma das suas maiores paixões: O Sporting. Desde aí que o seu percurso tem sido traçado a verde-e-branco. Vibrou com os grandes triunfos e sofreu com os desaires, mas nunca deixou de apoiar o clube leonino. Escrever para este site é só uma das muitas formas de expressar aquilo que sente pelo Sporting.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Corinthians já fechou novo treinador e não é Luís Castro

    O Corinthians já definiu o seu novo treinador. Dorival Júnior foi o escolhido pelo clube brasileiro e vai estrear-se em breve.

    Nuno Espírito Santo antevê meia-final do Nottingham Forest com o Manchester City: «Há mais ruído à nossa volta»

    Nuno Espírito Santo fez a antevisão do jogo das meias-finais da Taça de Inglaterra do Nottingham Forest frente ao Manchester City.

    Jorge Jesus reage a uma pergunta sobre a seleção do Brasil com humor: «Brasil, samba»

    Jorge Jesus foi confrontado por um adepto do Al Hilal sobre a possibilidade de rumar à seleção do Brasil. O técnico respondeu com humor.

    Pep Guardiola elogia Nuno Espírito Santo e fala de Erling Haaland: «Pode estar aqui mais 10 anos»

    Pep Guardiola fez a antevisão do jogo das meias-finais da Taça de Inglaterra frente ao Nottingham Forest. O técnico do Manchester City elogiou Nuno Espírito Santo.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Arne Slot nega gestão de Darwin Núñez para evitar pagamento de 5 milhões ao Benfica: «É melhor não acreditar»

    Arne Slot falou sobre a gestão que tem feito com Darwin Núñez. O técnico do Liverpool garantiu que não está a poupar o avançado por alguma cláusula que tenha de ser paga ao Benfica.

    Atlético Madrid revolta-se com Real Madrid: «Basta de manchar a imagem do futebol espanhol»

    Embora não esteja envolvido, o Atlético Madrid já deixou uma farpa ao Real Madrid. Em causa situação relativa à final da Taça do Rei.

    José Faria garante motivação do Estrela da Amadora frente ao FC Porto: «Todos querem jogar»

    José Faria fez a antevisão do jogo do Estrela da Amadora frente ao FC Porto. O técnico garantiu que a equipa está motivada para o encontro.

    Braga empata em casa do Famalicão e pode ver FC Porto assumir 3º lugar da Primeira Liga

    O Braga deixou pontos para trás na visita ao terreno do Famalicão. Encontro de abertura da 31ª jornada terminou empatado.

    Al Hilal de Jorge Jesus quer ex-Benfica para reforçar plantel a tempo do Mundial de Clubes 2025

    O Al Hilal quer contratar um reforço de luxo para atacar o Mundial de Clubes 2025. Darwin Núñez (Liverpool) é alvo.

    Ruben Amorim fala da crise de Rasmus Hojlund e confirma regresso no Manchester United: «Está próximo»

    Ruben Amorim fez a antevisão do próximo jogo do Manchester United frente ao Bournemouth. O técnico confirmou que Amad Diallo está perto do regresso.

    Benfica na lista de 7 clubes interessados em contratar Victor Lindelof a custo zero no verão

    Victor Lindelof termina contrato com o Manchester United no final da época. Há sete clubes interessados em contratar o sueco.

    Arábia Saudita entra em cena com 80 milhões de euros para frustrar planos do Manchester United de Ruben Amorim no mercado

    A Arábia Saudita quer contratar mais jogadores de renome no próximo mercado. Matheus Cunha, alvo do Manchester United, está na lista.

    Enzo Maresca e a temporada do Chelsea: «Quem quer ver, vê. Se não se quer ver, não se vê».

    Enzo Maresca fez a antevisão do Chelsea x Everton deste sábado. O técnico italiano garantiu que a sua equipa está a fazer uma boa época.

    PSG perde na receção ao Nice e vê fugir possibilidade de vencer a Ligue 1 de forma invicta

    O PSG perdeu na receção ao Nice. Parisienses já são campeões, mas deixam fugir a possibilidade de o serem de forma invicta.