Sporting 3-2 Penafiel: Uma vitória bastante sofrida

rugir do leao duarteO Sporting entrava para o jogo com o Penafiel, ultimo classificado, com a obrigatoriedade de vencer. Não tendo em vista diminuir a distância para o Porto, mas, na minha opinião, sobretudo aproveitar a derrota caseira do Braga e dilatar a vantagem para 4 pontos. Pois bem, foi isso mesmo que aconteceu.

A equipa de Marco Silva, que lançou Carlos Mané no 11 inicial ao invés de Carrillo, entrou bastante bem no encontro; Decorridos 10 minutos de jogo, o Sporting já liderava por 2-0 (William Carvalho e Slimani). Quando tudo fazia prever uma noite bastante tranquila, eis que, após passe errado de Slimani, Tobias Figueiredo é “obrigado” a fazer falta e recebe, corretamente, ordem de expulsão. Na sequência, e num lance onde Rui Patrício não está isentou de culpas, o Penafiel reduz a vantagem verde e branca.

Quanto todos esperavam a estreia de Ewerton, como consequência da expulsão do jovem Tobias, eis que, Marco Silva, numa decisão, a meu ver, aberrante, decide colocar William Carvalho ao lado de Paulo Oliveira no centro da defesa. A falta de experiencia do internacional português naquela posição, bem sei que nas camadas jovens já tinha por lá andado, e sobretudo a necessidade de Ewerton, pressupondo que será a 1ª opção, ganhar minutos tendo em conta a difícil deslocação à Madeira já na próxima jornada são alguns dos motivos para não conseguir compreender o treinador leonino.

Mas, e justiça seja feita, o sábio é aquele que aprende com os erros; Consequentemente, Marco Silva retirou Adrien Silva e lançou Ewerton, em estreia pelo Sporting, refazendo assim o centro da defesa. A equipa de alvalade melhorou com as alterações feitas, mas o golo tardava. Já com Carrillo em campo, Nani respondeu de forma perfeita ao cruzamento do peruano e colocou justiça no marcador. Até ao fim do encontro ainda houve tempo para dois jogadores do Penafiel serem expulsos, um deles, o primeiro, numa decisão incorreta por parte da equipa de arbitragem.

Gostaria apenas de destacar a reação de Nani aquando da sua substituição; Numa primeira fase pontapeando a bola e, posteriormente, atirando o colete para o chão após Paulinho, roupeiro do Sporting, lhe o ter dado. No Sporting Clube de Portugal não há estrelas e muito menos se toleram faltas de respeito, independentemente do valor que estes possam trazer, como é o caso, para a equipa principal.

Posto isto, e em conclusão, foi uma vitória bastante sofrida e que poderia ter sido resolvida mais cedo caso Marco Silva tivesse lançado Ewerton, que até deu excelentes indicações, a tempo e horas. Contudo, mesmo em superioridade numérica, pareceu sempre uma questão de tempo até que o Sporting chegasse à vitória. O esforço, dedicação, devoção e glória estiveram hoje bem presentes no relvado do Alvalade XXI.

Figura:

João Mário/William Carvalho – A dupla portuguesa, formada em alvalade, foi a grande dinamizadora de toda a manobra ofensiva do Sporting. Excelente momento de forma dos internacionais portugueses

Fora de jogo:

Marco Silva/Nani – Marco Silva reagiu tarde e a más horas. As suas indecisões iam custando, mais uma vez, pontos em casa; A reação de Nani é inaceitável; Como disse, no Sporting não há estrelas, mas sim homens.

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vangelis Pavlidis prepara mudança importante na carreira

Vangelis Pavlidis prepara-se para mudar de agente. O avançado grego do Benfica vai passar a ser representado por Arturo Canales.

Benfica pediu mudança da data da Supertaça de Portugal e Sporting rejeitou

O Benfica tentou mudar a data da Supertaça de Portugal, mas o Sporting indicou que quer disputar o troféu a 31 de julho.

França bate Inglaterra para o Euro 2025

A França derrotou a Inglaterra por duas bolas a uma, em jogo da primeira jornada da fase de grupos do Euro 2025.

Antigo jogador do Benfica arrasado: «Espero que não voltes a vestir a nossa camisola»

Raúl de Tomás está a ser criticado depois de uma publicação nas suas redes sociais, onde defendia a tauromaquia.

PUB

Mais Artigos Populares

Kátia Aveiro sai em defesa de Cristiano Ronaldo: «Sociedade doente»

Cristiano Ronaldo tem sido criticado por não ter estado presente nos funerais de Diogo Jota e André Silva, que faleceram num acidente de viação.

Ilia Topuria: A ascensão inevitável de um campeão com identidade própria | UFC

No universo competitivo e imprevisível da UFC, poucos trajetos têm sido tão marcantes e estrategicamente bem trilhados como o de Ilia Topuria.

Antevisão GP Grã-Bretanha: Verstappen volta a sacar coelho da cartola

Depois de uma ronda desastrosa no Red Bull Ring, com um abandono logo na primeira volta após um acidente com Kimi Antonelli, Max Verstappen respondeu da melhor forma