5 alternativas para reforçar a lateral direita do Sporting

    Desde que Pedro Porro abandonou Alvalade, que Rúben Amorim ganhou “um problema” extra para resolver, dos vários que lhe foram aparecendo nesta sua passagem pelo Sporting CP.

    Quando ingressou em Alvalade, o jovem treinador português pediu a contratação de Ricardo Esgaio, que na altura representava o SC Braga, curiosamente a mesma equipa de onde saiu Rúben Amorim.

    O lateral português estava a jogar muito bem em Braga, e realmente parecia a altura ideal para voltar “a casa”, numa transferência que ainda custou algum dinheiro aos cofres leoninos, de um jogador que chegaria para concorrer com o espanhol Porro, pela lateral direita. Cedo se percebeu que Esgaio não estava ao nível de um clube como o Sporting CP, acredito que sentiu muito o peso da camisola, e que nunca conseguiu elevar o seu patamar exibicional para os níveis que apresentou em Braga.

    Ora Porro saiu para Londres, para representar o Tottenham HFC, e deixou em aberto um lugar, não só no plantel, mas no onze inicial. O Sporting, ciente desta situação, tentou remediar esta perda com uma solução de recurso, e em moldes muito interessantes, conseguindo resgatar Héctor Bellerín ao FC Barcelona.

    Chegou debaixo de muitos holofotes, muito por culpa do que fez ao serviço do Arsenal FC, e muito também por culpa da sua vida extracampo, onde se posiciona com uma figura de interesse em mundos paralelos ao futebol. O espanhol não conseguiu fazer esquecer Porro, e até foi Esgaio que agarrou a titularidade, mas sempre demonstrando nervosismo e falta de qualidade na abordagem a alguns lances, mostrando ser “curto” para este onze leonino.

    No entanto, este artigo não é uma crítica a Esgaio, até porque vejo alguma qualidade no lateral do Sporting, é sim um artigo de análise a algumas alternativas interessantes à posição. Por isso, Rúben Amorim necessita de um lateral com muito pulmão, capaz de fazer um vai e vem constante da defesa para o ataque e vice-versa, capaz de ser tão acutilante a atacar, como pragmático a defender.

    Por isso, apresento cinco opções que, na minha opinião, são válidas para reforçar o plantel leonino, tendo em conta o valor de mercado, a duração do contrato, as circunstâncias em que pode chegar a Alvalade e, sobretudo, estas valias técnico táticas que considero cruciais para os laterais deste Sporting CP.

    1.

    Daniel Munõz (KRC Genk) – É, claramente, a minha primeira escolha para a posição. Lateral muito ofensivo, acutilante, com bom cruzamento e capacidade de fazer o tal vai e vem que Amorim exige ao seu lateral.

    O jogador colombiano, de 27 anos, tem apenas mais um ano de contrato com a equipa belga, e um valor de mercado de nove milhões de euros, no entanto, seria um investimento muito seguro por parte dos leões, com mostram as estatísticas da última época, onde apontou oito golos e deu sete assistências.

    2.

    Mitchell Weiser (SV Werder Bremen) – Formado no FC Bayern, Weiser já jogou em alguns clubes da Bundesliga, e sempre com alguns números interessantes.

    Começou a sua carreira como extremo, mas foi descendo no terreno, até se fixar como um lateral moderno e interessante, numa perspetiva de futebol ofensivo e destemido, como Rúben gosta.

    Aos 29 anos, o lateral alemão está em pleno estado de maturidade futebolística, e também tem apenas mais um ano no seu contrato com a equipa alemã do Bremen, o que pode facilitar a sua saída.

    Com um passe avaliado em seis milhões de euros, Weiser podia chegar a Lisboa por um valor bem inferior, e acrescentar qualidade e experiência à equipa leonina. Na época passada, o lateral contribuiu com 11 assistências e quatro golos, números interessantes para um campeonato como a Bundesliga.

    3.

    Costinha com a camisola do Rio Ave FC
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Costinha (Rio Ave FC) – Mais um bom talento oriundo do futebol português. Com apenas 23 anos, Costinha é dono e senhor da lateral direita da equipa de Vila do Conde, e está pronto para dar o salto para outros patamares. Na época passada, o miúdo fez 36 jogos pelos vila-condenses, apontando cinco golos e três assistências.

    Com o passe avaliado em dois milhões de euros, não me parece que este negócio seja assim tão difícil de concretizar, até pela vontade do jogador, que pode ser determinante.

    4.

    Yukinari Sugawara (AZ Alkmaar) – Que talento este jovem lateral de origem japonesa! Aos 23 anos, Sugawara é seguido por muitos clubes europeus, e uma excelente opção para o Sporting CP atacar já!

    Trata-se de um lateral completo, com 1,79m de altura e, a meu ver, encaixava que nem uma luva na linha defensiva leonina, pela sua disponibilidade física.

    Na época realizou uns impressionantes 47 jogos – sim, leram bem – onde apontou quatro golos e 11 assistências, fruto da sua grande capacidade em atacar o espaço contrário.

    Com o seu passe avaliado em 6,5 milhões de euros, e contrato até 2025, a conjuntura que se encontra ao redor deste jogador até pode favorecer a turma de Amorim, pelo que uma oferta a rondar os 10 milhões de euros poderia fazer a equipa neerlandesa abrir mão do jogador.

    5.

    Pedro Gonçalves e Pedro Malheiro num jogo entre o Boavista e o Sporting
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Pedro Malheiro (Boavista FC) – Mais um grande lateral português a jogar dentro da nossa liga, aos olhos de todos nós!

    Internacional sub-21, Pedro Malheiro é um valor seguro da nossa liga, está habituado a jogar num esquema de três centrais, e tem de facto o andamento que Rúben Amorim lhe vai exigir.

    Com um valor de mercado de três milhões de euros e com contrato válido até 2025, o jovem lateral de 22 anos completou 36 jogos na época passada, com um total de seis assistências realizadas.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Santos
    Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
    Licenciado em Comunicação Empresarial e Relações Públicas, é um apaixonado por futebol desde tenra idade. O jovem natural de Tomar, mas residente em Lisboa, é um poço de sonhos por realizar, sendo que ser uma voz ativa no mundo do futebol é um deles! Comunicador, simpático, bem humorado e cheio de energia, assim é o Bernardo! Para solidificar os seus conhecimentos no desporto rei, completou os níveis I e II de Scouting no futebol, para além de uma formação de Team Manager. Atualmente, trabalha no departamento de comunicação internacional de uma grande empresa e divide o seu tempo entre as suas paixões e os seus vícios.