Sporting B: Extinção para esconder a vergonha?

- Advertisement -

Era ainda Bruno de Carvalho que comandava o leme do Leão quando o Conselho Diretivo por si presidido decidiu extinguir a equipa B do Sporting Clube de Portugal. Escrevi, na altura, um texto aqui no Bola na Rede a que chamei “Sporting B: crónica de uma morte anunciada”. Os maus desempenhos da equipa B faziam antecipar uma morte que Bruno de Carvalho tratou de anunciar e sentenciar.

Estava já o Sporting B mais que morto e sepultado quando a “crise” – a tão real, a tão mediática, a tão exasperante, a tão infinita, a tão blá-blá-blá… – se abateu sobre Alvalade. Mas eis que surge aquele que fez renascer das cinzas – qual fénix – a equipa B para disputar o Campeonato de Portugal, uma vez que a formação sportinguista tinha na época transata descido de divisão. O homem chama-se simplesmente Sousa Cintra.

Matheus Pereira foi um dos jogadores que se notabilizou na equipa agora extinta
Fonte: Sporting Clube de Portugal

O Sporting B, que os sportinguistas viam já como um projeto falhado e sepultado ganhava agora nova vida. Acontece que aquele que o fez renascer foi também aquele que o voltou a matar: Sousa Cintra, o homem que está a segurar o barco leonino na tempestade, deu um volte-face na sua decisão, voltando atrás e anulando a possibilidade do Sporting B se inscrever no Campeonato de Portugal. Depois desta decisão do Sporting, será o Clube de Futebol de Santa Iria que assumirá a vaga leonina.

Ora, Sousa Cintra não pode dizer e desdizer. Não vale a pena evitar a pergunta: terá o Sporting vergonha em disputar o CP? Terá, enfim, vergonha, de ver o seu emblema do leão rampante disputar, numa competição oficial, partidas com emblemas mais parcos do futebol português? Se for isso, apraz-me dizer que a vergonha é como o lixo: podemos fingir que não existe mas ela está sempre lá, lá isso está.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Artigo revisto por: Jorge Neves

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.