O modelo utilizado por Jorge Jesus implica que todos pressionem, desde os avançados aos médios e defesas, e se um deles não o fizer provoca desequilíbrio na estrutura que abre “buracos” entre linhas.

Pode parecer estranho dizê-lo, mas ao avançado Gelson Dala falta saber defender, e ter intensidade na pressão. Para apreender isso precisa de tempo, porque não precisava de o fazer onde jogava antes. Para isso, tem o melhor treinador que poderia ter, e com tempo, se ele for humilde o suficiente para querer sempre aprender e melhorar, pode tornar-se ainda melhor jogador. Se ele fizer isso, e não achar que é já um “craque” completo e sem defeitos como muitos querem fazer dele, então ficará a ganhar ele, o Sporting e a selecção Angolana.

Em termos de intensidade, Gelson Dala pode aprender também com colegas como Doumbia Fonte: Sporting Clube de Portugal
Em termos de intensidade, Gelson Dala pode aprender também com colegas como Doumbia
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Muitos dizem que para isso terá que jogar mais, e por isso deveria ser emprestado a outro clube da primeira divisão, o que pode ser verdade, mas o Sporting está inserido em muitas competições e precisa de ter jogadores disponíveis (por alguma razão Gelson Dala foi inscrito na Champions League). Não será emprestando que os poderá chamar a qualquer momento, e mesmo podendo, por vezes cria problemas como os da época passada com Ryan Gauld e André Geraldes.

Gelson Dala pode vir a ser muito importante para o Sporting, e já esta época, caso as lesões e os castigos nos privem de alguns “craques”.  Mas para já, está a ser treinado, moldado tacticamente, para quando chegar o momento poder estar preparado e fazer a diferença. Para já ainda não a faz, e isso viu-se no jogo passado, da equipa B, o que me preocupou. Espero que, por estar a rodar na formação secundária não se deixe influenciar psicologicamente, seja por amuo ou desmotivação, porque só um jogador humilde e trabalhador poderá vencer no futebol.

Gelson Dala pode vir a ser um jogador de Top, mas depende apenas dele, do trabalho e vontade de aprender que mostrar a Jorge Jesus. Só assim poderá triunfar no Sporting para poder catapultar a sua carreira, como, com certeza ambicionará. Para já, é apenas mais um, que pode escolher em pensar que já sabe tudo o que precisa ou aprender e ajudar o Sporting melhorando-se como jogador. Porque ajudando o Sporting ajuda-se a si próprio.

Anúncio Publicitário

Foto de capa: Sporting CP Brasil