Primeira Liga, 34.ª jornada: sábado, 18 de maio de 2024, 18h00.
A ANTEVISÃO: SPORTING E CHAVES FECHAM O CAMPEONATO COM CONTAS FECHADAS E DESTINOS DEFINIDOS
Fecha-se a época, entregam-se as faixas de campeão, e deseja-se um regresso rápido ao principal escalão do futebol português, enquanto se decide um registo totalmente vitorioso dentro de portas: Eis o Sporting x Chaves jogado este sábado.
Nesta última jornada da Primeira Liga, Sporting e Chaves enfrentam-se uma última vez, nas vésperas da descida de divisão da equipa transmontana. Após duas épocas no principal escalão, e com três treinadores diferentes ao longo deste período, os “flavienses” regressam agora ao segundo escalão português, ocupando a última posição da tabela, com apenas cinco vitórias ao longo de toda a época.
Em Lisboa, o ar respirado é outro. Os “leões” são campeões nacionais novamente, inspirados pela confiança e liderança de Rúben Amorim, o comandante do leme verde e branco. Não haveria, diga-se, na história do Sporting, uma pior altura para o Chaves se deslocar ao vulcão de Alvalade. Por todas as vezes esta temporada, o placar sorriu à equipa da casa quando o apito final é ouvido. Melhor época da história do clube, registo totalmente vitorioso em casa, e o recorde de pontos leonino a ser quebrado durante a semana passada, no António Coimbra da Mota.
Sem Dário Essugo, pêndulo e jogador com destaque no Chaves, uma vez que está emprestado pelo Sporting, esta é mais uma dor de cabeça para Moreno, treinador da equipa, que viu a sua equipa vencer apenas por uma vez desde 18 de fevereiro.
Do outro lado, são já 169 dias. Já lá vão mais de cinco meses desde que o Sporting perdeu um jogo para a Primeira Liga. O último desaire aconteceu em Guimarães, a 9 de Dezembro. Desde aí que nunca mais os “leões” desceram ao balneário ao fim dos noventa minutos sem somarem pontos na tabela. 18 vitórias, dois empates, e sessenta e cinco ocasiões onde as redes balançaram com golos do campeão nacional. Números dignos de registo por parte dos pupilos de Amorim.
De um lado, joga-se a invencibilidade em casa, já com olhos na tão ansiada dobradinha. Do outro lado, procura-se, pelo menos, ser lembrada como a equipa que derrotou os leões, numa época onde apenas outras duas equipas conseguiram tal feito. A invencibilidade encontra a honra.
Manuel Oliveira é o árbitro escolhido para a partida, com Carlos Campos, Hugo Santos e João Mendes como auxiliares, e Rui Costa no VAR.
10 DADOS RÁPIDOS
- Este será o 39.º jogo entre Sporting e Chaves.
- Os “leões” venceram apenas 21 dos 38 jogos frente aos “transmontanos”.
- O Chaves não vence em Alvalade desde 2017, quando eliminou a equipa na altura treinada por Jorge Jesus da Taça de Portugal, por 0-1.
- O Sporting perdeu pontos em casa pela última vez no dia 21 de maio de 2023, há quase um ano.
- Viktor Gyokeres tem mais golos marcados esta época (41 em todas as competições) que toda a equipa do Chaves (32 golos).
- O melhor marcador do Chaves esta temporada é Hector Hernández, com 14 golos, cerca de 44% de todos os golos da equipa esta temporada.
- O Chaves é a equipa com mais derrotas na Liga, com 20 em 33 jogos. Já o Sporting, é a equipa com menos derrotas (duas apenas).
- O Sporting venceu por 0-3 em Chaves, na primeira volta.
- Esta é a segunda pior época de sempre do Chaves na primeira divisão, só batida pela época 1992/93 (4V, 8E, 22D)
- Desde 1979/80 que o Sporting não vencia todos os jogos em casa numa temporada.
JOGADORES A TER EM CONTA
Paulinho – Fundamental. Esta é a palavra que podemos usar para descrever a excelente época que Paulinho fez. São 26 contribuições para golo em toda a temporada, a melhor de leão ao peito.
A chegada de Gyokeres foi, para muitos, a machadada final de Paulinho, no entanto, os dois avançados demonstraram uma química assinalável juntos. Para o avançado português, esta foi uma época de rejuvenescimento, tendo já confirmado que se mantém no plantel por mais uma temporada, apesar das ofertas que chegam da Arábia Saudita.
Héctor Hernández – Como já referido acima, é o claro destaque desta equipa do Chaves. Regista 14 golos ao longo da temporada, quase quatro vezes mais que o segundo maior marcador da equipa, João Correia (quatro golos).
Numa época com muitos baixos para os flavienses, Héctor foi o jogador que mais se sobressaiu e, aos 28 anos, no pico da sua carreira, o ex-Atlético Madrid dificilmente jogará a segunda divisão portuguesa na próxima época.
XI´s PROVÁVEIS
Sporting: (11 titular confirmado) Diogo Pinto, Ricardo Esgaio, Luís Neto, Sebastian Coates, Gonçalo Inácio, Nuno Santos, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres e Pedro Gonçalves.
Treinador: Rúben Amorim
«(Sobre a invencibilidade em casa) É muito importante, porque poucas equipas venceram os jogos todos em casa, seria uma marca desta equipa. A melhor preparação para o jogo seguinte é ganhar e jogar bem, vamos tentar fazer isso».
Chaves: Rodrigo Moura, João Correia, Ygor Nogueira, Vasco Fernandes, Sandro Cruz, Kelechi Nwakali, Helder Morim, Raphael Guzzo, Rúben Ribeiro, Héctor Hernández e Leandro Sanca.
Treinador: Moreno Teixeira
«São a melhor equipa do campeonato, um justo campeão e por aí nós percebemos que vamos ter dificuldades. A nós cabe-nos fazer o que sabemos e tentar impedir que esses recordes possam ser batidos pelo Sporting».
PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 4-0 Chaves