Sporting CP 1-1 Olympique Marseille: Golo de André Pinto anula frango de Viviano

- Advertisement -

Pela primeira vez desde o empate a zero com o Benfica para o campeonato, a 5 de maio deste ano – parece que já foi há uma eternidade, não é? -, a equipa sénior de futebol masculino do Sporting CP voltou a jogar no Estádio José Alvalade. E fê-lo num ambiente de apoio dos adeptos que oscilava entre a vontade fervorosa de esquecer o capítulo mais negro da história do clube e um receio de que esse trecho ainda não esteja concluído.

Liderados pelo «novo» capitão de equipa, Nani, e com o «novo» técnico, José Peseiro, no banco, os leões não podiam ter começado de pior maneira: após atraso de Ristovski para Emiliano Viviano, o substituto de Rui Patrício, este último não repara na aproximação rápida de Valerie Germain e, devido a um toque menos bom, dá ao avançado francês a bola e um dos golos mais fáceis da sua carreira. Três minutos e estava feito o 1-0.

Tanto os adeptos como os jogadores reagiram bem a este desgosto. Nas bancadas ouviam-se aplausos para o infeliz guardião; em campo viram-se duas grandes oportunidades de golo nos cinco minutos seguintes, ambas para Nani.

Mas, até ao intervalo, pouco de relevante aconteceu. O grande destaque dos 45 minutos iniciais acaba por ir para Wendel e Nani. O primeiro, que poucas hipóteses teve no ano passado, aproveitou a saída de William Carvalho do clube e ausência de Rodrigo Battaglia (cujo regresso está confirmado) para mostrar o que sabe fazer. Puxou os cordelinhos no meio campo leonino, sendo o catalisador de grande parte das investidas ofensivas dos verde e brancos. O segundo apresentava-se como o mais inconformado da equipa: queria que o seu segundo regresso a Alvalade fosse de boa memória, e como tal procurou várias vezes rematar à baliza, muitas vezes de longe, sempre sem resultado.

Apesar do controlo da partida, os leões foram para o balneário a perder, perante uma equipa marselhesa que ia matando o ritmo de jogo através de uma abordagem mais dura, enquanto procurava surpreender no contra ataque. O erro de Viviano era o que separava as duas equipas.

Ao intervalo, a única alteração na equipa do Sporting foi no equipamento, com o clássico verde e branco e dar lugar à camisola alternativa cinzenta.

Germain festeja após oferta de Viviano
Fonte: Olympique de Marseille

Mas a mudança de visual parecia não ser suficiente: o quarto de hora inicial da segunda parte foi caracterizado por uma letargia da equipa leonina e um contentamento do Olympique Marseille com o resultado. Felizmente para o Sporting, esta apatia foi interrompida quando, aos 62 minutos, Bruno Fernandes descobre André Pinto na grande área francesa; o central portugês ainda vê o seu cabeceamento defendido por Yohann Pelé, mas na recarga consegue fazer o empate.

Este acabou por ser o último contributo de André Pinto para a partida, pois logo a seguir foi um dos cinco jogadores a dar lugar a outra mão cheia de substitutos. Entre estes contaram-se três novas contratações: Marcelo, Bruno Gaspar e Raphinha.

A partir daqui, a história do jogo caminhou para um fim que parecia anunciado desde o golo do Sporting: um empate. Os leões mantiveram a sua atitude mais ofensiva, enquanto José Peseiro aproveitava para dar minutos de jogo aos suplentes: acabou por fazer onze substituições, que funcionaram como uma espécie de momento de ovação para os jogadores, nomeadamente aqueles que regressaram após as rescisões de junho. Bas Dost e Bruno Fernandes receberam uma espécie de novas boas-vindas por parte dos adeptos leoninos.

Em certa medida, esta apresentação foi um ensaio geral para grande parte das restantes partidas no Estádio José Alvalade. O Sporting embateu numa equipa que se contentou com o empate e que procurou estagnar o ritmo do adversário, através de faltas ou do chamado anti-jogo. E acabou mesmo por conquistar essa igualdade, em grande parte graças a um erro que, esperam os leões, não se irá repetir daqui para a frente.

Onzes iniciais:
Sporting – E. Viviano (Salin 81’); S. Ristovski (Bruno Gaspar 62’); J. Mathieu (S. Coates 86’); André Pinto (Marcelo 62’); Jefferson (M. Acuña 81’); R. Petrovic (Lumor 86’); Wendel (Misic 62’); Nani (Jovane Cabral 81’); Matheus Pereira (Raphinha 62’); B. Fernandes (Bas Dost 86’); Fredy Montero (Castaignos 62’)

Olympique Marseille – Yohann Pelé; Hiroki Sakai (Sertic 52’); Luiz Gustavo; Tomás Hobocan; J. Amavi; Zambo (Max Lopez 72’); B. Sarr; Sanson (Perrin 90’); Clinton N’Jié; D. Payet (R. Cabella 90’); V. Germain (K. Mitroglou 90’)

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Josué Souza deixa o CD Nacional está de regresso ao Brasil para representar o Democrata

Josué Souza é o novo reforço do Democrata. O médio de 20 anos não entra nas contas de Tiago Margarido e seguiu para o Brasil.

Kotaro Nagata está de regresso ao Oliveirense

Kotaro Nagata é o mais recente reforço do Oliveirense. O médio japonês chega por empréstimo até ao final da temporada, proveniente do FC Porto.

Giovane oficializado como reforço do Nápoles

O Hellas Verona despediu-se de Giovane. O avançado brasileiro, que tem vindo a ter destaque ao longo desta época, muda de clube na Serie A e é reforço do Nápoles.

Genoa anuncia contratações de Tommaso Baldanzi e Nils Zatterstrom

Esta sexta feira, o Genoa apresentou Tommaso Baldanzi e Nils Zatterstrom como novos reforços. Os dois jogadores foram emprestados até ao final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona está de olho na contratação de prodígio neerlandês

Juwensley Onstein pode ser reforço do Barcelona. As qualidades do defesa central neerlandês agradam à estrutra blaugrana que está à procura de fechar o negócio.

Rui Borges reflete sobre estreia de Luís Guilherme e posição de Pedro Gonçalves: «Tem muita qualidade mas estamos numa aprendizagem da parte de todos»

Rui Borges refletiu sobre alguns dos desempenhos individuais, incluindo a estreia de Luís Guilherme, os golos de Luís Suárez e a posição de Pedro Gonçalves.

Álvaro Arbeloa elogia vitória do Real Madrid e já perspetiva duelo com Benfica: «Estádio muito especial»

Álvaro Arbeloa falou após a vitória do Real Madrid frente ao Villarreal. O técnico espanhol já comentou a ida ao Estádio da Luz, na Champions League.