Sporting CP 1-2 Real Madrid CF: Não é preciso ser melhor para ganhar

sporting cp cabeçalho 2

O Sporting ficou hoje arredado da possibilidade de continuar na Liga dos Campeões, depois de perder novamente por 2-1 frente ao Real Madrid, desta vez em Alvalade. Mais uma vez, os espanhóis tiveram de suar muito para conseguir derrotar os leões, conseguindo a vitória nos últimos minutos do encontro.

Jorge Jesus escalou o mesmo onze inicial que tinha utilizado no Santiago Bernabéu, com Bruno César no apoio a Bas Dost no ataque. Já Zidane continuou a apostar em Isco e Kovacic no meio campo, para colmatar as ausências forçadas de Toni Kroos e Casemiro. A surpresa foi a presença de Benzema no banco de suplentes, com Lucas Vázquez a completar o trio de ataque com Ronaldo e Bale. O jogo foi sempre equilibrado durante toda a primeira parte, apesar de um ligeiro ascendente espanhol. Contudo, o único remate à baliza resultou em golo. Após um livre batido na direita, Raphäel Varane aproveitou um ressalto para inaugurar o marcador, à passagem da meia hora do encontro. Aliás, neste lance tivemos um toque de Cristiano Ronaldo na assistência para o central francês. Isto é digno de registo porque o português não fez mais nada de relevante em todo o encontro, tendo ficado a seco em Alvalade.

Adrien Silva e William Carvalho conseguiram estar num plano bastante positivo perante os médios do gigante espanhol, que raramente conseguiram dar bolas em condições a Gareth Bale e Ronaldo. Na defesa, Coates esteve absolutamente imperial (mais uma vez) e João Pereira esteve muito bem, muito ativo na primeira metade. Na frente, Bruno César e Gelson Martins, para não variar, foram os melhores de verde e branco. Aliás, foram do brasileiro as melhores oportunidades para chegar ao empate, mas o seu remate, dentro da área, foi desviado de forma decisiva por um defesa. Num livre direto, o Chuta Chuta também atirou a rasar o poste.

Na segunda parte, os leões entraram mais fortes, mas sempre sem conseguir criar grandes chances para alvejar a baliza de Keylor Navas. O Real Madrid continuava inofensivo (Rui Patrício, que me lembre, não fez uma única defesa), e Jorge Jesus trocou Bruno César por Joel Campbell. Na minha opinião, Bryan Ruiz deveria ter sido o elemento a sair, pois era aquele que estava a apresentar um rendimento menor. Contudo, o costarriquenho teve mesmo de sair cinco minutos depois. Mais uma vez, tivemos uma demonstração de que é um risco enorme deixar um jogo de futebol nas mãos de um homem que tem as suas ideias e as intenções, como é o caso de um árbitro de futebol. Mesmo com o árbitro auxiliar e o árbitro de baliza “em cima” do lance, William Collum expulsou João Pereira depois de este ter dado um encosto em Kovacic, que caiu e rebolou na relva como um cão rebola na areia. Mais uma vez, a ideia de Jorge Jesus prevaleceu: o fair play é mesmo uma treta. Kovacic demonstrou-o e o árbitro foi conivente, tendo expulsado, sem razão alguma para tal, João Pereira.

Depois disso, Jesus colocou como Schelotto e sacrificou Bryan Ruiz, que estava a fazer um jogo apagado. O Sporting ficou algo desequilibrado mas, ainda assim, conseguiu chegar ao empate. Fábio Coentrão, que tinha entrado para o lugar de Marcelo, jogou com a mão dentro da área e, apesar de não ter muita vontade, William Collum assinalou a grande penalidade após indicação de um assistente. O capitão Adrien não perdoou da marca dos onze metros. Faltavam dez minutos para o final do encontro e o Sporting ainda teve duas boas chances para marcar, ambas por Campbell. Como Zidane admitiu no final, o Real passou mal em Alvalade. Só que a eficácia é tudo no futebol. Karim Benzema, numa das poucas vezes que tocou na bola, cabeceou forte e sem hipóteses para Rui Patrício, sentenciando o resultado final do encontro.

O Sporting ficou arredado da Liga dos Campeões, depois de perder os quatro encontros frente a Borussia Dortmund e Real Madrid. Contudo, se reconheço mais mérito aos alemães por aquilo que fizeram perante a equipa portuguesa, penso que os espanhóis não foram melhores do que o Sporting, em nenhum dos jogos. Contudo, é impensável que os espanhóis fiquem fora da “Champions” na fase de grupos, e William Collum, vendo a tarefa dificultada, colocou em campo a famosa dualidade de critérios, tão amiga dos árbitros quando estes querem influenciar o jogo sem dar muito nas vistas. Assim, o Sporting vai jogar o acesso à Liga Europa na Polónia, em dezembro. O jogo com o Légia é imediatamente antes da visita ao Estádio da Luz, e o Sporting jogará na UEFA um dia depois do Benfica. Espero que Jorge Jesus poupe jogadores na Polónia, pois o campeonato é bem mais importante que a passagem para a Liga Europa. Com o grupo que teve o FC Porto, o Sporting já teria, parece-me, o apuramento mais que garantido.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

José Boto pode apresentar demissão no Flamengo: eis o motivo

O futuro de José Boto no Flamengo pode estar a chegar ao fim. Em causa está uma contratação cancelada pelo clube brasileiro.

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Eis as contas de Portugal para se apurar para os quartos de final do Euro 2025 Feminino

Portugal empatou com a Itália ao cair do pano e continua vivo na luta pelos quartos de final do Euro 2025 Feminino. Eis as contas do apuramento.

Assinatura de Jorge Jesus pelo Al Nassr foi adiada

Jorge Jesus está muito perto de assinar pelo Al Nassr. O técnico vai ser assim o novo treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio.