Sporting CP 3-1 Casa Pia AC: Alvalade volta a sorrir

A CRÓNICA: SEGUNDA PARTE CONVINCENTE VALEU TRÊS PONTOS

Um Sporting CP em crise (com três derrotas nos últimos quatro jogos) recebia a equipa-sensação da I Liga, o Casa Pia AC, que chegava ao Estádio José Alvalade como a defesa menos batida do campeonato (a par do SL Benfica) e no 4.º lugar, com 17 pontos, mais um do que o Sporting.

Os leões queriam dominar na sua casa e alcançaram esse objetivo inicialmente. Os jogadores combinavam bem, chegavam à área e apenas as mãos de Ricardo Batista (e um falhanço imperdoável de Edwards) impediram o balançar das redes.

No entanto, quando se aliviava da pressão do Sporting (que chegou a ser sufocante), o Casa Pia conseguia chegar à área contrária, muito graças a Clayton (que segurava o jogo e chegou a rematar ao poste) e a Godwin (sempre a atacar as costas da defesa com a sua rapidez).

Perto do intervalo, Morita quase marcou, mas Batista fez nova grande intervenção. Pouco depois, abriu-se um buraco na defesa leonina, para o qual Godwin fez um passe de primeira para isolar Clayton.  O brasileiro fugiu a Marsà e, no um-para-um, bateu Adán. Este foi, por isso, o sétimo jogo consecutivo em que o Sporting sofreu um golo.

A equipa da casa entrou na segunda parte com a vontade renovada e mal deixou o Casa Pia respirar. Pote fez um remate que passou muito perto do poste e Trincão acertou mesmo no ferro. Os visitantes só reagiram com um disparo de Godwin, mas estava a cheirar a golo sportinguista.

Este chegou após um remate forte de Porro, que Batista defendeu, com a bola a sobrar para um cabeceamento fulminante do recém-entrado Paulinho. O empate estava feito… e pouco depois, a reviravolta também – Porro cruzou para Nuno Santos fazer um golaço num remate de primeira.

O Sporting não tirou o pé do acelerador e após Paulinho recuperar a bola no meio-campo, passou para Edwards acelerar para a área, onde foi travado em falta por Eteki (que entrara pouco antes). Na conversão do penálti, Pote fez o seu sexto golo no campeonato.

O Casa Pia estava completamente amarrado, não conseguia sair do seu meio-campo e dar uma resposta. O Sporting venceu com mérito, sendo a primeira equipa, nesta época, a marcar três golos aos gansos.

A FIGURA

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Nuno Santos (Sporting CP): Autor do golo que consumou a reviravolta no marcador, foi um autêntico motor no corredor esquerdo. Raramente errou e foi uma força vital por trás da exibição dos leões.

O FORA DE JOGO

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Yan Eteki (Casa Pia AC): Entrou no decorrer da segunda parte (para o lugar do lesionado Baró) e pouco antes do Sporting marcar três golos em oito minutos, tendo ele cometido a falta para o penálti que originou o segundo tento leonino. Errático no passe, a equipa caiu de rendimento após a sua entrada.

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

Partindo do 3-4-3, o ataque móvel composto por Edwards, Pote e Trincão voltou a iniciar uma partida, com os três a trocarem muitas vezes de posição e baralhando (com algum sucesso) as marcações adversárias.

A equipa investia muito na exploração entrelinhas, procurando a superioridade numérica em relação ao meio campo do Casa Pia.

Sem bola, os leões procuravam recuperá-la rapidamente e defendiam à zona.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Adán (6)

Gonçalo Inácio (6)

Marsà (5)

Matheus Reis (6)

Pedro Porro (7)

Morita (6)

Ugarte (6)

Nuno Santos (7)

Edwards (6)

Pedro Gonçalves (7)

Francisco Trincão (6)

SUBS UTILIZADOS

Chico Lamba (6)

Paulinho (7)

Arthur Gomes (6)

Mateus Fernandes (6)

Nazinho (6)

ANÁLISE TÁTICA – CASA PIA AC

Começando em 3-4-3, os casapianos tentavam sair a jogar desde trás, com os alas Lelo e Lucas Soares a serem importantes na progressão no terreno, assim como o médio Baró. Quando tal não era possível, Clayton e Godwin recebiam bolas longas, atacando as cosas da defesa.

Por vezes, Kunimoto colocou-se atrás de Clayton, numa tentativa de explorar o espaço entrelinhas, mas tal não surtiu efeito.

A equipa defendeu em 5-4-1 na primeira parte, mas dava muito espaço no meio-campo, tendo passado a defender em 5-3-2 no segundo tempo. No entanto, não conseguiram proteger as suas alas, de onde surgiram os primeiros dois golos do Sporting.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Ricardo Batista (7)

João Nunes (5)

Vasco Fernandes (5)

Fernando Varela (5)

Leonardo Lelo (5)

Romário Baró (5)

 Afonso Taira (4)

Lucas Soares (5)

Kunimoto (4)

Saviour Godwin (6)

Clayton (7)

SUBS UTILIZADOS

Neto (5)

Yan Eteki (4)

Rafael Martins (5)

Vitó (5)

Bolgado (-)

BNR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

SPORTING CP

Não foi possível colocar questões ao treinador do Sporting CP, Rúben Amorim.

CASA PIA AC

Bola na Rede: Ao intervalo, saiu Kunimoto para a entrada de Neto e pergunto-lhe se o objetivo dessa substituição era passar a defender com três médios mais centrais (Neto, Taira e Baró) para dar menos espaços no centro do terreno, e se acha que isso acabou por conceder mais espaço aos alas do Sporting?

Filipe Martins: Eu acho que controlámos melhor os corredores. O nosso objetivo era também saltar com os três da frente nos três centrais do Sporting, no entanto, devido ao desconforto que estava a acontecer com os movimentos entrelinhas acabámos paulatinamente por começar a baixar os nossos extremos, principalmente o Kuni, que lá por ter saído ao intervalo não quer dizer que não estivesse a ser competente.

Nós queríamos apanhar aquelas trocas posicionais do Sporting, em vez de estarmos a correr da frente para trás, queríamos apanhá-las de frente e além disso, controlar os movimentos do Morita, que estava a saltar para a frente porque também não estávamos a ser agressivos com os centrais do Sporting.

Foi essa a ideia, como é obvio, as substituições e as mudanças, já diz o velho ditado, são como os melões. Acabámos por ter, não digo a infelicidade, o Sporting acabou por fazer o golo na segunda parte num momento em que nos estávamos a adaptar e acho que estávamos até a conseguir ter sucesso, até à lesão do Baró. Quando o Baró saiu, começámos a ter muitas mais dificuldades. Optei por não mexer na estrutura do meio-campo e tentar que o Eteki fizesse o mesmo trabalho, só que também não é fácil entrar num jogo com este ritmo e com esta intensidade e ele teve algumas dificuldades em entrar no jogo.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Lamine Yamal escolhe português para os melhores da Champions League e desvaloriza Bola de Ouro: «Não penso em ganhar»

Lamine Yamal concedeu uma grande entrevista sobre as suas expectativas. O avançado espanhol colocou Vitinha entre os melhores da Champions League.

Stephen Eustáquio elogia Martín Anselmi e antevê Mundial de Clubes: «Vai ser um torneio único»

Stephen Eustáquio fez uma antevisão do Mundial de Clubes. O médio internacional canadiano deixou também elogios para Martín Anselmi.

Os detalhes do contrato de Luka Modric com o AC Milan

Luka Modric está muito perto de assinar contrato com o AC Milan. O médio internacional croata deve assinar até ao final da época, com mais uma temporada de opção.

Rui Borges toma decisão sobre o plantel do Sporting diferente de Ruben Amorim

Rui Borges pretende um plantel mais alargado. O técnico do Sporting quer cerca de 26 ou 27 jogadores para 2025/26.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica concorre com 4 clubes italianos pela contratação de Andrea Belotti

Andrea Belotti tem múltiplos interessados na sua contratação. Avançado está emprestado pelo Como 1907 ao Benfica.

João Noronha Lopes revela 6 participantes na apresentação da sua candidatura com Nuno Gomes na lista

João Noronha Lopes vai lançar oficialmente a sua candidatura à presidência do Benfica. Apresentação marcada para quinta-feira.

Simone Inzaghi quer levar 2 jogadores do Inter Milão para o Al Hilal

Simone Inzaghi está interessado em reforçar o Al Hilal com jogadores da sua confiança. Inter Milão pode ser local de resgate.