Sporting CP 3-3 FC Astana: Empate não compromete sonho do Leão

O Sporting conseguiu hoje o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa ao empatar com o FC Astana por 3-3, em jogo a contar para a segunda-mão dos 16-avos de final da competição. Com um belo dia de sol e com o horário do jogo a ser um ponto atrativo – quem nos dera que fosse sempre assim – a equipa leonina entrava em campo com a vantagem de 3 golos que trouxe do Cazaquistão.

Daí serem previsíveis várias alterações no onze inicial do Sporting em relação ao primeiro jogo: Jorge Jesus retirou da equipa Piccini, Coates, William, Gelson, Acuña e Doumbia, para colocar, respetivamente, Ristovski, André Pinto, Battaglia, Palhinha, Rúben Ribeiro e Bas Dost. Já a equipa do Astana, liderada por Stanimir Stoilov, mexeu apenas um jogador, Logvienenko (que foi expulso na primeira-mão) por Postnikov, médio da equipa cazaque.

E que início de jogo em Alvalade! Primeiro até foram os homens do FC Astana a criar perigo, com o remate cruzado de Twamasi a ser defendido apenas pelo poste, mas logo na jogada seguinte marcava o Sporting. Bas Dost – quem mais podia ser – quase fez parecer fácil marcar um golo de cabeça. Cabeceamento exemplar, de cima para baixo, a fugir de Nenad Eric e a beijar a rede. Primeiro golo da partida e 4-1 para os portugueses em agregado.

A partir daqui o Sporting soube gerir bem a partida, com ritmo baixo, mas sempre a controlar. Remates, esses, só a partir dos 30 minutos: primeiro Bas Dost, com duas ocasiões de cabeça que passaram perto; depois o Astana, e com quase total eficácia. Ao minuto 36, Despotovic é isolado por Tomasov e foi mais uma vez o poste que salvou a equipa leonina. Grande ocasião que foi esquecida quase de imediato. Um minuto depois, na sequência de um pontapé de canto, marcava o Astana, precisamente por Tomasov. O lance é confuso e a hesitante saída de Rui Patrício em combinação com um desvio deu o golo que reabria a esperança cazaque.

Com pouco mais de uma parte para jogar, o empate na eliminatória estava à distância de dois golos para os homens de amarelo. Diga-se, não estiveram assim tão longe disso no primeiro tempo.

A equipa leonina não fez uma má primeira parte, mas esteve melhor no segundo tempo, logo com o golaço de Bruno Fernandes

Para o início da segunda parte, Jorge Jesus decidiu colocar Acuña, no lugar de Rúben Ribeiro, que não teve uma boa prestação nos primeiros 45 minutos. E foi do argentino a primeira oportunidade de golo no segundo tempo, ao minuto 50, embora o remate não tenha criado qualquer perigo. Não surgiu aí o segundo do Sporting, mas sim três minutos depois: num livre marcado à maneira curta, Bruno Fernandes num belíssimo pontapé de fora de área, fez o seu segundo golo na prova, que deixou Nenad Eric pregado ao relvado, a ver a bola a entrar na sua baliza.

O golo veio ajudar a equipa portuguesa a estabilizar o seu jogo, que ia controlando a seu belo prazer a equipa do Astana, que tentava como podia chegar à baliza de Rui Patrício. E acabou por ser com alguma naturalidade que os adeptos presentes em Alvalade festejaram o terceiro tento: numa boa combinação entre Bas Dost e Bruno Fernandes, o médio português bisou na partida.

Com o apuramento praticamente selado, o treinador leonino esgotou as suas alterações e fez entrar o jovem Rafael Leão, que assim fez a sua estreia nas competições europeias, tirando João Palhinha. Apesar disso, o conjunto de Stoilov não desistiu e conseguiu a reduzir a diferença no marcador: ao minuto 80, na sequência de um cruzamento desviado por um defesa leonino, Twumasi rematou de primeira e bateu Rui Patrício.

Mesmo sofrendo o segundo, o Sporting manteve o domínio dos acontecimentos, contudo sem acelerar muito o ritmo do encontro, que caminhava para o fim. Bruno Fernandes esteve perto de fazer o hat-trick, ao minuto 87, mas o seu remate saiu desviado da baliza do Astana. Já mesmo a terminar a partida, o Astana alcançou o empate: após a marcação de um canto, Shomko, num remate cruzado, fez o 3-3. Logo a seguir, o árbitro apitou para o fim do encontro e o Sporting acabou por selar o apuramento para a próxima fase da Liga Europa.

Apesar do empate, a equipa comandada por Jorge Jesus ultrapassou esta etapa da prova e o sonho de chegar à Final mantém-se intacto.

Rescaldo de André Maia e Guilherme Costa

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.