Sporting CP | Afinal, o plantel é curto ou não?

- Advertisement -

O mercado de verão fechou e o plantel do Sporting CP não irá sofrer alterações, pelo menos até janeiro. O grupo de trabalho de Rúben Amorim é curto, bem a seu gosto, mas será insuficiente? Neste artigo, analiso os prós e contras de ter um conjunto mais restrito de jogadores à disposição, a qualidade dos atletas leoninos e o contexto que o clube vive.

Poucas opções, muita competitividade

O treinador do Sporting CP referiu várias vezes à imprensa que ter dois jogadores por posição é a sua filosofia, pois todos trabalham a acreditar que podem ser titulares no jogo que se segue, e os jovens da formação leonina estão sempre à espera de ser chamados à equipa principal. Isto não só traz mais competitividade ao grupo, como dá uma motivação extra àqueles que atuam na equipa B ou mesmo na Liga Revelação.

Como todos sabemos, esta mentalidade de Rúben Amorim resultou na época passada. Porém, jogar de semana a semana é diferente de entrar em campo de três em três dias. Com a exigência da Liga dos Campeões, o Sporting CP precisa de todos os seus jogadores, pois, eventualmente, o plantel vai rodar e todos os atletas terão minutos ao longo da temporada.

Plantel Sporting
Fonte: LINEUP11

Qualidade e profundidade do plantel

Analisando um pouco o plantel leonino, podemos observar que existe qualidade, sobretudo do meio-campo para a frente e nas alas. Apesar de perdermos em quantidade comparando com os dois rivais, a verdade é que, em qualidade, as coisas estão muito mais próximas.

No meio-campo, Palhinha e Matheus Nunes têm feito dupla, com Bragança e Ugarte à espreita para mais oportunidades; nas alas, Porro e Vinagre são senhores dos respetivos lugares, com Esgaio como alternativa à direita, Matheus Reis como opção mais defensiva à esquerda e Nuno Santos mais atacante; No ataque, existe um lote de sete jogadores (com a inclusão de Nuno Santos) prontos para competir pelos três lugares da frente. Para além das habituais opções da equipa principal, e das adaptações que poderão existir, atletas como Gonçalo Esteves, Tiago Ferreira ou Geny Catamo espreitam com ambição e realismo uma estreia na equipa.

Como se tem visto nas últimas partidas, as ausências por lesão ou castigo têm afetado a equipa na sua performance, notando-se que a profundidade do plantel não é grande. Ainda assim, a equipa raramente quebra os seus índices de competitividade, e isso viu-se no clássico frente ao FC Porto. O jogo inaugural da Liga dos Campeões foi muito peculiar e acredito que tenha sido uma exceção àquilo que tem sido regra.

O contexto leonino

Na minha opinião, é um pouco arriscado encarar quatro competições com um plantel tão curto, principalmente no eixo defensivo. O Sporting CP conta com apenas quatro defesas centrais de raiz no plantel, num esquema tático em que utiliza três logo de início. O técnico leonino explica à imprensa que “ir buscar centrais é para outros clubes, para outros momentos e para outros tipos de treinador”.

O relatório de contas do Sporting CP revelou mais de 30 milhões de euros de prejuízo, e o próprio Ruben Amorim usou este resultado para os adeptos perceberem o momento do clube e o porquê de não se ter investido em mais reforços. Embora ache que a aquisição de um ou dois reforços poderia ser algo positivo, penso que se fez o possível para manter a equipa competitiva. Nuno Mendes saiu para o Paris Saint-Germain FC, mas o clube manteve João Palhinha e Pedro Gonçalves, dois jogadores com mercado e importantíssimos para a equipa, e ainda contratou Ricardo Esgaio e Ugarte em definitivo.

Rúben Amorim já deu provas da sua competência. É um treinador cuja convicção me inspira confiança, assim como o futebol que a equipa pratica. Apesar de não ter grande esperança em relação à revalidação do título de campeão nacional, acredito que veremos um Sporting CP forte, competente e a respeitar o seu ADN.

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid pensa em antigo médio do Benfica

O Real Madrid mostra interesse em Enzo Fernández. Merengues pensam no médio argentino, caso tenham grandes saídas no verão.

Abel Ferreira após goleada: «Não há outra forma de estarmos próximos de ganhar se não jogarmos todos do mesmo lado»

Abel Ferreira falou aos jornalistas depois da goleada do Palmeiras no Brasileirão. Técnico português apela à união no clube.

Casemiro vai deixar o Manchester United no verão e há pretendente nos Estados Unidos

Casemiro tem pretendente nos Estados Unidos da América. LA Galaxy mostra interesse no médio do Manchester United.

Ruben Amorim quer manter silêncio até ao final da temporada: eis o motivo

Ruben Amorim ainda não falou desde que saiu do Manchester United. Técnico português quer manter silêncio até ao final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador do Arsenal rejeita interesse do Real Madrid: «O Real Madrid tem jogadores de sobra para se sair bem»

Martin Zubimendi foi questionado quanto ao interesse do Real Madrid na sua contratação. Médio do Arsenal rejeitou possibilidade.

Besiktas continua a procurar substituto de Rafa Silva e pensa em extremo português

O Besiktas está interessado na contratação de Félix Correia. O extremo do Lille é visto pelos turcos como um importante reforço para o ataque.

Real Madrid tem internacional português como uma das prioridades para o mercado de verão

O Real Madrid já pensa no mercado de verão. Vitinha (PSG) e Kees Smit (AZ Alkmaar) são alvos dos merengues para a próxima janela de transferências.