Sporting CP: As pequenas coisas que fazem os adeptos felizes

    O Sporting CP sempre foi diferente de todos os outros. Ou pelo menos diferente dos mais diretos rivais, que durante anos dividiram connosco a luta pelo título de campeão nacional.

    Nos últimos anos, os sportinguistas, na falta de títulos nacionais, foram obrigados a apegar-se a pequenas “vitórias” ou, se quiserem, pequenos feitos que reconhecemos como nossos, apesar de eu sentir alguma vergonha em termos de nos agarrar a alguns deles para nos sentirmos melhor com a falta de ambição que começa a existir no ADN do clube.

    Assim, e apesar do Sporting CP não ser campeão, é reconhecidamente o mais simpático clube da nossa liga. É, nessa mesma linha, o mais educado, fazendo vénias mesmo aos que nos agridem e tentam prejudicar. Mas como já se escreveu há dois milhares de anos, devemos dar sempre a outra face. Se não o fizéssemos, não seriamos o Sporting.

    O Sporting CP não é campeão, mas todos nos acham merecedores de constarmos na eterna lista dos possíveis vencedores do campeonato português. É enternecedor ouvir, nos programas televisivos, os “adeptos” adversários dizer que simpatizam com o Sporting, e que gostariam de ver o nosso clube forte e pujante a lutar pelo campeonato, “para que este fique mais interessante e competitivo”. Dizem isto, quando o clube está fraco, porque não senti tanta proximidade e amizade quando o clube leonino começou a intrometer-se entre os outros “grandes” do campeonato luso. Ainda assim, ficamos contentes que gostem tanto de nós (fraquinhos).

    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    O Sporting CP não é campeão, mas é o clube com a melhor academia do mundo, ou uma das melhores, que ao que parece agora até vai deixar de ter o nome Sporting, ainda que fique com o de um dos maiores astros que lá foi formado. Gostamos de nos gabar da formação, de querer que a equipa principal albergue o maior número de jovens, e ainda assim tentar lutar pelo título. E gostamos disso principalmente quando não conseguimos construir equipas de outra forma. Depois temos a contradição de fazermos uma festa quando “vendemos” um jovem por mais dinheiro que o vizinho. Mas não devíamos querer antes que eles nos dessem rendimento desportivo? Até porque o rendimento financeiro desaparece sempre sem sabermos muito bem em que buraco se enfiou.

    O Sporting CP não é campeão, mas não vê o seu nome constantemente associado a processos judiciais, como uns e outros. O problema deste ponto é mostrar que o Sporting nunca se soube adaptar ao ambiente que o rodeia. E por isso, assim como os dinossauros e algumas espécies, pode extinguir-se. Ou seja, o Sporting não entra nos jogos obscuros, mas podia. Os outros fazem-no porque sabem que podem fazê-lo sem que sejam punidos, tendo a mais valia de conseguirem títulos com isso. Os outros entenderam melhor onde estão e como podem comportar-se para atingir os seus objectivos. No fundo, o Sporting devia ser um clube de um país nórdico, e não de um país latino, e, principalmente, não de Portugal. É o nosso lado “naïve” e simpático que todos elogiam.

    Em 2019, o clube venceu dois troféus internos, mas os adeptos sentem falta título de Campeão Nacional
    Fonte: Bola na Rede

    O Sporting CP não é campeão, mas apenas no futebol. É o clube mais eclético de Portugal e dos mais ecléticos do mundo. Ainda assim, durante anos vivemos a festejar pouco mais que conquistas de corta-mato em atletismo. Apenas há alguns anos, conseguimos voltar a sentir o que era ser dominador em todas a modalidades ditas amadoras. Mas até isso parece estar a perder-se de novo. Ainda assim, mesmo que deixemos de ganhar nas modalidades, continuaremos a ser o clube com mais diversidade desportiva. Espero eu (não que deixemos de ganhar. Espero que não deixemos de ter modalidades. Mas espero tê-las, ganhando).

    A verdade é que os sportinguistas voltaram a cair no marasmo no qual o clube se entranhou. Já ninguém se chateia quando ganhamos ou perdemos, desde que não tenham de se chatear em defendê-lo em todos os lugares. É mais fácil deixar um adepto de outro clube rebaixar o nosso, do que ter de levantar a voz e argumentar, mostrando que os seus pares talvez tenham mais telhados de vidro que os nossos. (Não é que isso lhes interesse, desde que continuem a ganhar. Têm sempre a salvaguarda de poderem dizer a famosa frase “se eles podem, nós também”. É a mais reconfortante desculpa para as asneiradas que fazemos).

    O facto de ficarmos fora da luta pelos títulos (bem cedo) diminui os níveis de stress e ansiedade e permite-nos viver mais tranquilamente. Sem chatices, sem gritarias, sem confusões. Ou não fossemos nós – isso mesmo – o clube mais simpático, bem-educado e nobre de Portugal.

    Só nos falta ganhar títulos (no futebol). Ainda se o futebol fosse fácil…

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Julian Nagelsmann não será o novo treinador do Bayern Munique

    Julian Nagelsmann prepara-se para renovar o seu contrato com...

    Frederico Varandas tem trunfos para manter Rúben Amorim no Sporting

    Frederico Varandas quer manter Rúben Amorim para a próxima...

    FC Porto muito perto de contratar Francisco Conceição em definitivo

    O FC Porto conta com Francisco Conceição emprestado pelo...

    Eduardo Quaresma a um passo de renovar com o Sporting

    Eduardo Quaresma vai prolongar muito em breve o seu...
    Nuno Almeida
    Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.