logo-BnR.png

ÚLTIMA HORA:

Sporting

Sporting CP | Caro leitor, leia sobre o que falta jogar

Caros leitores, por forma a introduzir um texto que se avizinha monótono, longo e nulo em substância, proponho uma tarefa conjunta: o que acham da ideia de refletir acerca da importância e do impacto que um conselho devidamente fundamentado e sincero pode ter na vida de quem o ouve?

Extrapolou o período de celebração do Dia do Pai, mas confesso anexar uma aversão doentia relativamente à pessoa que fechou os olhos e apontou para o 19 de março do calendário gregoriano.

A data devia ser festejada todos os dias, sem exceção (e confirma-se! É o português número 6020954 a proferir a frase cliché). Até porque as pessoas acabam por falecer. E, quando assim acontece, torna-se chato utilizar e reutilizar, num esforço gigantesco, as muitas aprendizagens oferecidas para as resmas e resmas de situações novas.

As figuras parentais deviam ser aquilo que os telemóveis são nas mãos dos jovens: um aparelho ligado constantemente, em modo de baixo consumo ou não; uma pessoa depois carregava-os, ligava-os a uma tomada elétrica e logo apareciam novos ensinamentos.

Por falar em calendário e em pais, por que não falar do Sporting CP? Transições são comigo e com os DJ’s por esses bares desconhecidos.

Como é perfeitamente comprovável, a presente edição do campeonato português tem epílogo no mês de maio. Estando nem a dois meses de conhecer todas as decisões, escrutinadas pela capacidade analítica que só uma calculadora possui, as pernas de pequenos, médios, médios que querem ser grandes e grandes titubeiam e dançam o hula ao ritmo das previsões de Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O Sporting ainda se reunirá novamente com FC Paços de Ferreira, CD Tondela, SL Benfica, Boavista FC, Gil Vicente FC, Portimonense SC e CD Santa Clara. O que se segue corresponde a um retrato fiel da conversa habitual entre pai e filho sobre o adversário do Sporting CP, semana após semana:

“Pai, esta semana defrontamos o FC Paços de Ferreira. Em princípio, ganhamos.”

“Atenção! Apesar do jogo ser em Alvalade, não quer dizer que seja ganho. O Paços joga à vontade, está praticamente safo e vai dificultar a vida ao Sporting CP. Se marcarem primeiro, não sei se ganhamos”

Recorte pelo picotado.

“Pai, vamos a CD Tondela. Campo pequeno e adversário que nos últimos anos tem causado estragos. Mas estou confiante na vitória!”

“Filho, o Tondela está praticamente na final da Taça de Portugal. Perdeu 4-0 no Dragão, mas os últimos três golos do FC Porto foram para lá dos 75 minutos e estavam reduzidos a dez. Além disso, estão na linha de água e todos sabemos que as equipas nessa condição se esfolam nas últimas jornadas.”

Recorte pelo picotado.

“Pai, dia de derby. Com o SL Benfica a seis pontos, podemos e devemos gerir a vantagem. Além disso, se perdermos pontos, o FC Porto irá certamente fugir”

“Num derby tudo pode acontecer. As probabilidades de perder, empatar ou ganhar são as mesmas. O Benfica eliminou o AFC Ajax na UEFA Champions League. Isso não te diz nada? Eles têm o Meité.”

Recorte pelo picotado.

“Boavista FC no Bessa. Não podem existir facilitismos. Fora de casa, são piores e vacilam mais. Contudo, temos mais do que argumentos para vencer.”

“Vê-se mesmo que não entendes. Conta quantas vezes é que o Boavista FC perdeu, sob o comando técnico de Petit. Em casa, em desvantagem, empataram contra o SL Benfica e SC Braga. É um dos ossos mais duros de roer!”

Recorte pelo picotado.

“A par do SL Benfica, penso que o Gil Vicente FC é o adversário mais difícil que o Sporting CP vai enfrentar. Na teoria. Mas somos sempre favoritos e continuo confiante.”

“Estás a esquecer-te só do facto de serem a equipa sensação do campeonato e de praticarem um futebol extremamente atrativo e vistoso. Contra os ditos grandes, fora de casa, não perderam um único jogo. Acho que não vamos ter hipótese!”

Recorte pelo picotado.

“A equipa do Portimonense SC não é nada de especial. Até começou bem o campeonato, mas rapidamente afrouxou. A probabilidade de uma intempérie ser proveniente do Algarve é reduzida.”

“É… que belo pensamento! Tivemos pouca dificuldade para vencê-los em Alvalade, não foi? Foi o princípio da pequena derrocada que sofremos. Prevejo um jogo equilibrado, um Portimonense tranquilo e a querer ganhar o jogo.”

Recorte pelo picotado.

“CD Santa Clara é o último adversário da prova. Em Alvalade. Matematicamente, o jogo pode já nem interessar se as distâncias atuais se mantiverem. E pode interessar, se, entretanto, isto mudar. Para cima ou para baixo. Maior incógnita, para mim”.

“A esses ganhamos. Quanto mais não seja pela vingança daquilo que nos fizeram no fim da primeira volta, nos Açores. Mesmo que não interesse, vamos para cima deles!”.

Recorte pelo picotado.

Imprimam o texto, se tiverem tinteiros. A gravação do áudio será disponibilizada após o último jogo do campeonato. De modo consentido, claro está. A conselho da minha mãe.

No Dia da Mãe, trago a análise intensiva da minha a estes diálogos.

 

 

Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

[my_elementor_post_nav_output]

FC PORTO vs CD TONDELA