Sporting CP | Daniel Bragança e a falta de minutos

- Advertisement -

Se olharmos para os números de forma simples, Daniel Bragança soma quatro em seis jogos possíveis de leão ao peito, na presente época desportiva. Se olharmos em detalhe para esses números é possível verificar que nunca jogou mais do que 34 minutos – jogo diante do Portimonense SC. Soma assim, então, 82 minutos entre o campeonato português e a Liga Europa num total de 540 minutos.  

Olhando para o modelo e para a teimosia de Amorim em manter-se fiel ao seu sistema, independentemente do resultado, Daniel Bragança não tem conseguido ter minutos e oportunidades para demonstrar toda a sua qualidade. No passado triunfo leonino diante do Gil Vicente FC, o médio saiu do banco para contribuir – e muito – para a vitória leonina conseguindo uma bela assistência para Tiago Tomás. A sua criatividade, a sua qualidade de passe, a sua capacidade para construir quer em zonas de construção (mais baixas), quer  também em zonas de criação (mais avançadas), podem ajudar o Sporting CP a desbloquear este tipo de jogos contra blocos mais baixos em que é preciso outro tipo de características – ainda mais quando olhamos para João Palhinha e Matheus Nunes – como (muito) mais equilíbrio e transição, invés de ataque posicional e de domínio e controlo, do início ao fim do jogo.

Jogando de frente para o jogo, Daniel Bragança poderá ser uma mais valia, pois a forma como recebe a bola é fenomenal e demonstra sempre muita inteligência nas suas ações. Sai facilmente da pressão e poderá muito bem ser o dínamo para gerir o ritmo de jogo da equipa leonina. Um jogador associativo e com capacidade para manter a posse de bola e que reclama uma clara oportunidade no onze titular.  

Preocupa-me a sua falta de minutos, principalmente porque o Sporting CP conta apenas com as provas nacionais e poderá rodar bem menos do que o habitual – pelo menos na teoria. Com a permanência de João Palhinha, com a mudança de Matheus Nunes para o papel de Wendel, com a chegada de João Mário e ainda com Pote a poder atuar naquela posição, as opções são muitas e se um jogador desta qualidade não começa a somar minutos e a continuar a sua evolução apenas vejo um único cenário: a sua saída. Seria mais uma vez um erro a não aposta definitiva em Daniel Bragança, uma das melhores peças da formação leonina, como aconteceu recentemente com Matheus Pereira.   

Daniel Bragança tem nos seus pés a capacidade para continuar a brilhar e a demonstrar a sua qualidade, mesmo que por poucos minutos. Já Rúben Amorim tem na sua cabeça e nas suas mãos o futuro de um excelente jovem jogador, mas também o futuro do Sporting CP. 

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Rui Costa fecha a porta (para já) à renovação de José Mourinho

José Mourinho vai manter-se ao serviço do Benfica, mas não deve renovar o seu contrato com os encarnados nos próximos meses.

Viktor Gyokeres foi ao balneário do Sporting depois da derrota contra o Arsenal

Viktor Gyokeres esteve no balneário do Sporting depois da vitória do Arsenal, para confraternizar com os antigos colegas.

Sporting ainda tem esperança contra o Arsenal e pode inspirar-se em treinador português

O Sporting saiu derrotado da primeira-mão dos quartos de final da Champions League, mas ainda tem esperança de eliminar o Arsenal.

Rui Borges e as bolas paradas do Arsenal: «É um bocado ingrato, nós treinadores estarmos a dizer para marcar ou para não marcar»

Rui Borges comentou o facto do Arsenal utilizar as bolas paradas de forma sucessiva para tentar chegar ao golo.

PUB

Mais Artigos Populares

Polémica no Real Bétis: Cédric Bakambu já voltou mas há castigo à vista: «Não estou nada satisfeito com a situação»

Cédric Bakambu chegou atrasado da paragem para as seleções e ficou fora dos convocados do duelo contra o Braga. O avançado vai ser agora reintegrado, mas com um castigo.

Rui Borges só fez duas substituições no Sporting x Arsenal e explica: «Não tinha necessidade de fazer mais»

Rui Borges só fez duas substituições durante o encontro entre o Sporting e o Arsenal, jogo dos quartos de final da Champions League.

Dayot Upamecano rendido a colega do Bayern Munique: «Vai tornar-se uma lenda do futebol»

Após o triunfo do Bayern sobre o Real Madrid, Dayot Upamecano elogiou a dedicação de Michael Olise, perspetivando que o colega de equipa se tornará uma lenda do futebol.