Sporting CP: Temporada aquém ou dentro das expectativas?

Sporting CP e FC Porto jogaram a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal e os leões ficaram a um passo do Jamor. Depois da desilusão que foi o dérbi, esperava-se que este clássico voltasse a pôr os leões em patamares anímicos mais elevados. Mas o Sporting está a fazer uma má campanha este ano?

A questão que coloco é: estará o Sporting a fazer uma temporada má? Os leões venceram a Taça da Liga e a Supertaça. Além disso, apesar de dificilmente fugir ao FC Porto, o campeonato  continua em aberto. Lembro-me de temporadas em que o Sporting arrecadava o segundo lugar, por exemplo, e os adeptos, e não só, consideravam uma época “boa” e de sucesso.

A verdade é que depois de ser-se campeão os níveis de exigência e as expectativas para a temporada seguinte são sempre extremamente altas. Isto não pode, nem devia, ser assim. A exigência e as expectativas têm de ser as mesmas quer se seja campeão, quer se fique em segundo, terceiro ou quarto.

Há algo a ter em conta e que penso ser fulcral: competições europeias. O Sporting na temporada passada, depois de ser campeão de inverno, apenas teve de se concentrar, única e exclusivamente, com o campeonato.

Por outro lado, este ano, a gestão do plantel ao longo da temporada teve de ser pensada de outra forma. O foco do Sporting esteve repartido por todas as competições nacionais, bem como na Champions League, onde, obviamente, Rúben Amorim tentou chegar o mais longe possível.

A temporada seria um fracasso se o Sporting não ganhasse nada. Seria uma temporada se o Sporting ficasse aquém das expectativas nas competições em que estava inserido, o que, a meu ver, não aconteceu em nenhuma.

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O Sporting disputou todas as competições em que esteve inserido, com exceção da competição europeia. A Supertaça foi vencida. A Taça da Liga foi vencida. Caímos nas meias-finais da Taça de Portugal, com um sabor amargo. Na Liga dos Campeões, apesar de uma fase de grupos menos conseguida, chegámos aos 16-avos de final. Por último, o campeonato, que julgo já não fugir aos dragões, foi a luta que foi.

Sporting CP foi campeão o ano passado, mas importa não esquecer que todas as temporadas começam da mesma forma. Todos com zero pontos. Todos iguais. Todos com a possibilidade de ser campeão e arrecadar títulos. Não é pelo Sporting ter ganho títulos o ano passado que as responsabilidades são maiores ou menores.

A verdade é que a derrota no último jogo para o campeonato não caiu bem. Especialmente pela luta que temos vindo a ver no campeonato. Custou, mas a responsabilidade é a mesma em todos os jogos, tal como deveria ser em todas as temporadas.

Sporting x Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Agora, todos nós temos o direito em estar descontentes quando a equipa perde. Revela, de facto, exigência por parte dos adeptos. “Quando se ganha está tudo bem. Quando se perde está tudo mal”, disse Rúben Amorim na antevisão do clássico e acho que resume bem o sentimento que se vive na cantera leonina (tal como em qualquer clube).

O que para muitos é época escassa para outros pode ser uma época razoável. Depende do ponto de vista de cada um em relação ao projeto do Sporting. Mas há que fazer mais. Tal como o treinador leonino disse na antevisão, “o bom do futebol é que há sempre um jogo amanhã para remediar o que está mal”.

 

Artigo com opinião do redator da secção do Sporting CP, João Marques

João Filipe Marques
João Filipe Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O João Marques é natural da ilha Terceira. Desde cedo manifestou um gosto especial pelo desporto. Com o crescimento surgiu o gosto pela escrita e a vontade de transmitir informação. Decidiu juntar o útil ao agradável e acabou por aventurar-se pela FCSH – Nova Lisboa, onde se licenciou em Ciências da Comunicação. Regressou à Terceira e encontra-se a estagiar no jornal local, o Diário Insular. Entra no projeto com grande vontade de escrever sobre o desporto rei e sobre o seu grande amor, a turma verde e branca.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting não perdoa e avança com processo contra André-Villas Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

PUB

Mais Artigos Populares

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

Rodrygo fala sobre ser suplente no Real Madrid: «Temos de respeitar as decisões do treinador»

Rodrygo abordou o facto de ter começado alguns jogos no banco esta temporada. O avançado brasileiro garantiu que independentemente do tempo em campo, dará sempre o máximo pelo clube.