Sporting CP: Temporada aquém ou dentro das expectativas?

- Advertisement -

Sporting CP e FC Porto jogaram a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal e os leões ficaram a um passo do Jamor. Depois da desilusão que foi o dérbi, esperava-se que este clássico voltasse a pôr os leões em patamares anímicos mais elevados. Mas o Sporting está a fazer uma má campanha este ano?

A questão que coloco é: estará o Sporting a fazer uma temporada má? Os leões venceram a Taça da Liga e a Supertaça. Além disso, apesar de dificilmente fugir ao FC Porto, o campeonato  continua em aberto. Lembro-me de temporadas em que o Sporting arrecadava o segundo lugar, por exemplo, e os adeptos, e não só, consideravam uma época “boa” e de sucesso.

A verdade é que depois de ser-se campeão os níveis de exigência e as expectativas para a temporada seguinte são sempre extremamente altas. Isto não pode, nem devia, ser assim. A exigência e as expectativas têm de ser as mesmas quer se seja campeão, quer se fique em segundo, terceiro ou quarto.

Há algo a ter em conta e que penso ser fulcral: competições europeias. O Sporting na temporada passada, depois de ser campeão de inverno, apenas teve de se concentrar, única e exclusivamente, com o campeonato.

Por outro lado, este ano, a gestão do plantel ao longo da temporada teve de ser pensada de outra forma. O foco do Sporting esteve repartido por todas as competições nacionais, bem como na Champions League, onde, obviamente, Rúben Amorim tentou chegar o mais longe possível.

A temporada seria um fracasso se o Sporting não ganhasse nada. Seria uma temporada se o Sporting ficasse aquém das expectativas nas competições em que estava inserido, o que, a meu ver, não aconteceu em nenhuma.

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O Sporting disputou todas as competições em que esteve inserido, com exceção da competição europeia. A Supertaça foi vencida. A Taça da Liga foi vencida. Caímos nas meias-finais da Taça de Portugal, com um sabor amargo. Na Liga dos Campeões, apesar de uma fase de grupos menos conseguida, chegámos aos 16-avos de final. Por último, o campeonato, que julgo já não fugir aos dragões, foi a luta que foi.

Sporting CP foi campeão o ano passado, mas importa não esquecer que todas as temporadas começam da mesma forma. Todos com zero pontos. Todos iguais. Todos com a possibilidade de ser campeão e arrecadar títulos. Não é pelo Sporting ter ganho títulos o ano passado que as responsabilidades são maiores ou menores.

A verdade é que a derrota no último jogo para o campeonato não caiu bem. Especialmente pela luta que temos vindo a ver no campeonato. Custou, mas a responsabilidade é a mesma em todos os jogos, tal como deveria ser em todas as temporadas.

Sporting x Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Agora, todos nós temos o direito em estar descontentes quando a equipa perde. Revela, de facto, exigência por parte dos adeptos. “Quando se ganha está tudo bem. Quando se perde está tudo mal”, disse Rúben Amorim na antevisão do clássico e acho que resume bem o sentimento que se vive na cantera leonina (tal como em qualquer clube).

O que para muitos é época escassa para outros pode ser uma época razoável. Depende do ponto de vista de cada um em relação ao projeto do Sporting. Mas há que fazer mais. Tal como o treinador leonino disse na antevisão, “o bom do futebol é que há sempre um jogo amanhã para remediar o que está mal”.

 

Artigo com opinião do redator da secção do Sporting CP, João Marques

João Filipe Marques
João Filipe Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O João Marques é natural da ilha Terceira. Desde cedo manifestou um gosto especial pelo desporto. Com o crescimento surgiu o gosto pela escrita e a vontade de transmitir informação. Decidiu juntar o útil ao agradável e acabou por aventurar-se pela FCSH – Nova Lisboa, onde se licenciou em Ciências da Comunicação. Regressou à Terceira e encontra-se a estagiar no jornal local, o Diário Insular. Entra no projeto com grande vontade de escrever sobre o desporto rei e sobre o seu grande amor, a turma verde e branca.

Subscreve!

Artigos Populares

Premier League: Wolverhampton e Sunderland também denunciam casos de racismo nesta jornada

O Wolverhampton e o Sunderland denunciaram casos de racismo nesta jornada da Premier League. Tolu Arokodare e Romaine Mundle foram os visados.

Francesco Farioli após vitória do FC Porto: «Foi um bom trabalho e vamos continuar»

Francesco Farioli fez a análise ao encontro entre FC Porto e e Rio Ave. Dragões ganharam em casa por 1-0 para a Primeira Liga.

FC Porto tem baixa confirmada para a receção ao Arouca

O FC Porto não vai poder contar com Alan Varela no encontro frente ao Arouca, da próxima jornada da Primeira Liga. O médio viu o quinto cartão amarelo na competição.

Dérbi decidido na eficácia | Vitória SC foi superior, Braga foi letal

Há jogos que se decidem com controlo, outros com inspiração, mas o Dérbi do Minho acabou por ser decidido na eficácia.

PUB

Mais Artigos Populares

Jalen Blesa e o FC Porto x Rio Ave: «Vir aqui não é fácil de conseguir pontos»

Jalen Blesa fez a análise ao encontro entre FC Porto e e Rio Ave. Equipa de Vila do Conde perdeu 1-0 no Estádio do Dragão.

Victor Froholdt após FC Porto x Rio Ave: «Acho que a vitória não esteve em perigo»

Victor Froholdt fez a análise ao encontro entre FC Porto e e Rio Ave. Médio marcou o único golo da partida, em que os dragões ganharam.

Eis os 5 destaques do FC Porto x Rio Ave da 23.ª jornada da Primeira Liga

O FC Porto venceu o Rio Ave por 1-0 no Estádio do Dragão. Confere os destaques do encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga.