Sporting CP: Temporada aquém ou dentro das expectativas?

    Sporting CP e FC Porto jogaram a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal e os leões ficaram a um passo do Jamor. Depois da desilusão que foi o dérbi, esperava-se que este clássico voltasse a pôr os leões em patamares anímicos mais elevados. Mas o Sporting está a fazer uma má campanha este ano?

    A questão que coloco é: estará o Sporting a fazer uma temporada má? Os leões venceram a Taça da Liga e a Supertaça. Além disso, apesar de dificilmente fugir ao FC Porto, o campeonato  continua em aberto. Lembro-me de temporadas em que o Sporting arrecadava o segundo lugar, por exemplo, e os adeptos, e não só, consideravam uma época “boa” e de sucesso.

    A verdade é que depois de ser-se campeão os níveis de exigência e as expectativas para a temporada seguinte são sempre extremamente altas. Isto não pode, nem devia, ser assim. A exigência e as expectativas têm de ser as mesmas quer se seja campeão, quer se fique em segundo, terceiro ou quarto.

    Há algo a ter em conta e que penso ser fulcral: competições europeias. O Sporting na temporada passada, depois de ser campeão de inverno, apenas teve de se concentrar, única e exclusivamente, com o campeonato.

    Por outro lado, este ano, a gestão do plantel ao longo da temporada teve de ser pensada de outra forma. O foco do Sporting esteve repartido por todas as competições nacionais, bem como na Champions League, onde, obviamente, Rúben Amorim tentou chegar o mais longe possível.

    A temporada seria um fracasso se o Sporting não ganhasse nada. Seria uma temporada se o Sporting ficasse aquém das expectativas nas competições em que estava inserido, o que, a meu ver, não aconteceu em nenhuma.

    Sporting
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    O Sporting disputou todas as competições em que esteve inserido, com exceção da competição europeia. A Supertaça foi vencida. A Taça da Liga foi vencida. Caímos nas meias-finais da Taça de Portugal, com um sabor amargo. Na Liga dos Campeões, apesar de uma fase de grupos menos conseguida, chegámos aos 16-avos de final. Por último, o campeonato, que julgo já não fugir aos dragões, foi a luta que foi.

    Sporting CP foi campeão o ano passado, mas importa não esquecer que todas as temporadas começam da mesma forma. Todos com zero pontos. Todos iguais. Todos com a possibilidade de ser campeão e arrecadar títulos. Não é pelo Sporting ter ganho títulos o ano passado que as responsabilidades são maiores ou menores.

    A verdade é que a derrota no último jogo para o campeonato não caiu bem. Especialmente pela luta que temos vindo a ver no campeonato. Custou, mas a responsabilidade é a mesma em todos os jogos, tal como deveria ser em todas as temporadas.

    Sporting x Benfica
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Agora, todos nós temos o direito em estar descontentes quando a equipa perde. Revela, de facto, exigência por parte dos adeptos. “Quando se ganha está tudo bem. Quando se perde está tudo mal”, disse Rúben Amorim na antevisão do clássico e acho que resume bem o sentimento que se vive na cantera leonina (tal como em qualquer clube).

    O que para muitos é época escassa para outros pode ser uma época razoável. Depende do ponto de vista de cada um em relação ao projeto do Sporting. Mas há que fazer mais. Tal como o treinador leonino disse na antevisão, “o bom do futebol é que há sempre um jogo amanhã para remediar o que está mal”.

     

    Artigo com opinião do redator da secção do Sporting CP, João Marques

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Filipe Marques
    João Filipe Marqueshttp://www.bolanarede.pt
    O João Marques é natural da ilha Terceira. Desde cedo manifestou um gosto especial pelo desporto. Com o crescimento surgiu o gosto pela escrita e a vontade de transmitir informação. Decidiu juntar o útil ao agradável e acabou por aventurar-se pela FCSH – Nova Lisboa, onde se licenciou em Ciências da Comunicação. Regressou à Terceira e encontra-se a estagiar no jornal local, o Diário Insular. Entra no projeto com grande vontade de escrever sobre o desporto rei e sobre o seu grande amor, a turma verde e branca.