De Londres, com armas e munições bem distintas | Sporting CP x Arsenal FC

    Liga Europa, oitavos de final, quinta-feira, 9 de março de 2023, 17h45

    A ANTEVISÃO: É TUDO MUITO BONITO, MAS A EUROSTAT DESCONHECE MUITA COISA

    A Liga da Europa joga-se à quinta-feira, conforme ditam as regras e estatutos comerciais, barra políticos da UEFA. E este Sporting CP x Arsenal FC não é diferente. As televisões abanam com a cabecinha – que sim senhor e tal – e encaixam as partidas nas grelhas de programação. Ainda bem que assim o é. O futebol não é coisinha para se deixar confinar aos fins de semana e, como a vida durante os cinco dias de ofício deixa transparecer algum cinzentismo, a modalidade vem alegrar – pelo menos inicialmente – aquela data específica.

    Até às 17:45h, tenho como garantir a felicidade, mesmo que por momentos me distraia. Consigo catalogar o estado mais puro desta emoção até ao remate certeiro do Arsenal FC. Com um tento do Sporting CP, propago contentamento pelo sítio onde me encontre a acompanhar a partida num ápice. Graças à-vontade que reuni, vós, leitores, sabereis que existe uma pessoa na pátria mãe que vive (ou considera viver) numa condição satisfatória até determinado momento.

    À hora do jogo, muita gente feliz ainda está presa ao e no trabalho. Aqueles dados reunidos pela Eurostat no decorrer do ano de 2021 e divulgados pelo Público há uns dias carecem de atualização. O senso comum português obriga a saber que “grau médio de satisfação” e “grau baixo de satisfação”, em Portugal, são expressões símiles. De 74,6% (percentagem que reúne os dois graus), grande parte é sportinguista e não considerou a alínea que aqui é aprofundada e analisada. Razões como esta nunca nos permitem estar na comitiva que lidera os índices na Europa e isso é, ao contrário de feliz, muito triste.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Em quatro confrontos com o Arsenal FC, o Sporting CP não regista nenhuma vitória: dois empate e duas derrotas;
    2. O Sporting CP nunca marcou nas partidas que realizou com a equipa londrina;
    3. Na presente edição, o Arsenal FC regista ainda não empatou e regista um saldo de cinco vitórias e uma derrota;
    4. Takehiro Tomyiasu participou nos seis jogos realizados pelo emblema inglês, mas Eddie Nketiah é o jogador com mais minutos na prova pelos londrinos: 520;
    5. Sempre que defrontou o Sporting CP, Fábio Vieira nunca saiu derrotado: quatro empates e duas vitórias, de 2020 a 2022, quando representava o FC Porto;
    6. Nenhuma das equipas regista, até à data, nenhuma expulsão na presente edição da prova;
    7. Nos últimos cinco jogos, o Arsenal só perdeu uma vez: 1-3, no Emirates Stadium, defronte do Sporting CP;
    8. A última derrota do Sporting CP data de 12/02/2023, defronte do FC Porto: 1-2, no Estádio José Alvalade;
    9. Héctor Bellerín, se for opção, defrontará um emblema que representou durante 10 anos;
    10. O Sporting CP tem uma média de 2,09 golos por partida: 79 golos em 38 jogos.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Pedro Gonçalves Sporting CP FC Famalicão
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Pedro Gonçalves – Já demonstrou todo o desenlace emocional e a fibra que são necessários nos grandes jogos, nas grandes competições. Na Liga dos Campeões 2022/2023 não teve tanta preponderância como na edição transata pelo facto de Rúben Amorim o incumbir de tarefas distintas, mas na queda para a competição secundária da UEFA decidiu uma eliminatória que teve um cheiro nauseabundo a eliminação. Em forma e a jogar o futebol que lhe apraz, é uma arma mortífera pronta para o premir do gatilho.

    Martin Odegaard – Podia constar aqui qualquer jogador do onze base da equipa inglesa mais uns quantos suplentes de qualidade distinta. Contudo, o norueguês, é um meteoro em rota de colisão com a restante via láctea do futebol. Do seu saquinho, retira-se futebol e pronto-socorro. A intelligentsia com que mune as suas ações na quadra é pautada por passes de rutura, pela imprevisibilidade, pelo romper com bola, atraindo os adversários para si e encontrando o vazio existente, por chegada à área adversária, pela capacidade de finalização. Odegaard é a ilustração evidente das vantagens de possuir um dez puro num meio campo composto por três unidades.

    XI´s PROVÁVEIS

    Sporting CP:Antonio Adán, Jeremiah St. Juste, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Héctor Bellerín, Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Marcus Edwards, Paulinho, Francisco Trincão.

    Treinador: Rúben Amorim

    «Conhecemos o espírito do Arsenal, tem muita fome de vencer. A nossa equipa tem melhorado desde o início da época em termos de concentração, temos descoberto os pontos fracos e fortes da nossa equipa. Estamos preparados para o Arsenal. Nestes jogos o treinador não precisa de se preocupar com a concentração porque eles já estão concentrados. É isso que temos de fazer. Temos de entrar concentrados do primeiro ao último minuto. Estamos preparados para um Arsenal forte».

    Arsenal FC: Aaron Ramsdale, Ben White, Gabriel Magalhães, William Saliba, Oleksandr Zinchenko, Thomas Partey, Martin Odegaard, Granit Xhaka, Bukayo Saka, Gabriel Martinelli, Eddie Nketiah

    Treinador: Mikel Arteta

    «Vi muitos jogos deles [Sporting], dos encontros que jogaram na Liga Europa, na Champions e contra equipas importantes aqui em Portugal. Vai colocar-nos um encontro difícil. É uma equipa muito competitiva, com a ideia clara, e quando os deixamos correr, fazem-te muitos danos. Teremos que estar muito bem para ganhar».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting CP 2-1 Arsenal FC
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Romão Rodrigues
    Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
    Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.