De Londres, com armas e munições bem distintas | Sporting CP x Arsenal FC

    Liga Europa, oitavos de final, quinta-feira, 9 de março de 2023, 17h45

    A ANTEVISÃO: É TUDO MUITO BONITO, MAS A EUROSTAT DESCONHECE MUITA COISA

    A Liga da Europa joga-se à quinta-feira, conforme ditam as regras e estatutos comerciais, barra políticos da UEFA. E este Sporting CP x Arsenal FC não é diferente. As televisões abanam com a cabecinha – que sim senhor e tal – e encaixam as partidas nas grelhas de programação. Ainda bem que assim o é. O futebol não é coisinha para se deixar confinar aos fins de semana e, como a vida durante os cinco dias de ofício deixa transparecer algum cinzentismo, a modalidade vem alegrar – pelo menos inicialmente – aquela data específica.

    Até às 17:45h, tenho como garantir a felicidade, mesmo que por momentos me distraia. Consigo catalogar o estado mais puro desta emoção até ao remate certeiro do Arsenal FC. Com um tento do Sporting CP, propago contentamento pelo sítio onde me encontre a acompanhar a partida num ápice. Graças à-vontade que reuni, vós, leitores, sabereis que existe uma pessoa na pátria mãe que vive (ou considera viver) numa condição satisfatória até determinado momento.

    À hora do jogo, muita gente feliz ainda está presa ao e no trabalho. Aqueles dados reunidos pela Eurostat no decorrer do ano de 2021 e divulgados pelo Público há uns dias carecem de atualização. O senso comum português obriga a saber que “grau médio de satisfação” e “grau baixo de satisfação”, em Portugal, são expressões símiles. De 74,6% (percentagem que reúne os dois graus), grande parte é sportinguista e não considerou a alínea que aqui é aprofundada e analisada. Razões como esta nunca nos permitem estar na comitiva que lidera os índices na Europa e isso é, ao contrário de feliz, muito triste.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Em quatro confrontos com o Arsenal FC, o Sporting CP não regista nenhuma vitória: dois empate e duas derrotas;
    2. O Sporting CP nunca marcou nas partidas que realizou com a equipa londrina;
    3. Na presente edição, o Arsenal FC regista ainda não empatou e regista um saldo de cinco vitórias e uma derrota;
    4. Takehiro Tomyiasu participou nos seis jogos realizados pelo emblema inglês, mas Eddie Nketiah é o jogador com mais minutos na prova pelos londrinos: 520;
    5. Sempre que defrontou o Sporting CP, Fábio Vieira nunca saiu derrotado: quatro empates e duas vitórias, de 2020 a 2022, quando representava o FC Porto;
    6. Nenhuma das equipas regista, até à data, nenhuma expulsão na presente edição da prova;
    7. Nos últimos cinco jogos, o Arsenal só perdeu uma vez: 1-3, no Emirates Stadium, defronte do Sporting CP;
    8. A última derrota do Sporting CP data de 12/02/2023, defronte do FC Porto: 1-2, no Estádio José Alvalade;
    9. Héctor Bellerín, se for opção, defrontará um emblema que representou durante 10 anos;
    10. O Sporting CP tem uma média de 2,09 golos por partida: 79 golos em 38 jogos.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Pedro Gonçalves Sporting CP FC Famalicão
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Pedro Gonçalves – Já demonstrou todo o desenlace emocional e a fibra que são necessários nos grandes jogos, nas grandes competições. Na Liga dos Campeões 2022/2023 não teve tanta preponderância como na edição transata pelo facto de Rúben Amorim o incumbir de tarefas distintas, mas na queda para a competição secundária da UEFA decidiu uma eliminatória que teve um cheiro nauseabundo a eliminação. Em forma e a jogar o futebol que lhe apraz, é uma arma mortífera pronta para o premir do gatilho.

    Martin Odegaard – Podia constar aqui qualquer jogador do onze base da equipa inglesa mais uns quantos suplentes de qualidade distinta. Contudo, o norueguês, é um meteoro em rota de colisão com a restante via láctea do futebol. Do seu saquinho, retira-se futebol e pronto-socorro. A intelligentsia com que mune as suas ações na quadra é pautada por passes de rutura, pela imprevisibilidade, pelo romper com bola, atraindo os adversários para si e encontrando o vazio existente, por chegada à área adversária, pela capacidade de finalização. Odegaard é a ilustração evidente das vantagens de possuir um dez puro num meio campo composto por três unidades.

    XI´s PROVÁVEIS

    Sporting CP:Antonio Adán, Jeremiah St. Juste, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Héctor Bellerín, Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Marcus Edwards, Paulinho, Francisco Trincão.

    Treinador: Rúben Amorim

    «Conhecemos o espírito do Arsenal, tem muita fome de vencer. A nossa equipa tem melhorado desde o início da época em termos de concentração, temos descoberto os pontos fracos e fortes da nossa equipa. Estamos preparados para o Arsenal. Nestes jogos o treinador não precisa de se preocupar com a concentração porque eles já estão concentrados. É isso que temos de fazer. Temos de entrar concentrados do primeiro ao último minuto. Estamos preparados para um Arsenal forte».

    Arsenal FC: Aaron Ramsdale, Ben White, Gabriel Magalhães, William Saliba, Oleksandr Zinchenko, Thomas Partey, Martin Odegaard, Granit Xhaka, Bukayo Saka, Gabriel Martinelli, Eddie Nketiah

    Treinador: Mikel Arteta

    «Vi muitos jogos deles [Sporting], dos encontros que jogaram na Liga Europa, na Champions e contra equipas importantes aqui em Portugal. Vai colocar-nos um encontro difícil. É uma equipa muito competitiva, com a ideia clara, e quando os deixamos correr, fazem-te muitos danos. Teremos que estar muito bem para ganhar».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting CP 2-1 Arsenal FC

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Romão Rodrigues
    Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
    Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Custou 72 milhões de euros, fez 8 jogos nas últimas 2 temporadas e Atlético Madrid estuda várias hipóteses para a saída

    O Atlético Madrid quer desfazer-se de Thomas Lemar. Internacional francês não tem grande relevância no plantel colchonero.

    Joga no Manchester United de Ruben Amorim e é alvo do AC Milan de Sérgio Conceição

    O Manchester United pode colocar André Onana no próximo mercado. Guarda-redes é alvo do AC Milan em caso de saída de Mike Maignan.

    Nicolas Jackson regressa aos treinos do Chelsea após lesão

    Como esperado, Nicolas Jackson regressou aos treinos no Chelsea. Avançado no último estágio da recuperação de lesão.

    Bernardo Silva é o jogador mais lento da Premier League e Matheus Nunes está no top-3 de velocidade máxima

    Bernardo Silva é o jogador com menor velocidade máxima registada na Premier League. Matheus Nunes foi o jogador com a segunda maior velocidade máxima.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Tiago Ilori junta-se a Ricardo Costa na Geórgia

    Tiago Ilori foi oficializado no Dila Gori, da Geórgia. O antigo defesa do Sporting vai ser treinado pelo antigo internacional português Ricardo Costa.

    Bayern Munique vai fazer proposta de 100 milhões de euros por jogador do PSG

    O Bayern Munique quer contratar Bradley Barcola para reforçar o corredor esquerdo. Extremo está a ser destaque do PSG.

    José María Giménez precisou de bomba de oxigénio durante o Bolívia x Uruguai disputado a 4.090 metros de altura

    José María Giménez precisou de oxigénio durante o Bolívia x Uruguai. Jogo foi disputado a 4.090 metros de altitude.

    Presidente do Cardiff City exige 120 milhõs de euros pela morte de Emiliano Sala

    Mehmet Dalman não esquece os 120 milhões de euros exigidos devido à morte de Emiliano Sala. Avançado nunca chegou a jogar pelo Cardiff City.

    Arsenal dá a volta à eliminatória e elimina Real Madrid: eis as 2 primeiras equipas apuradas para as meias finais da Champions League Feminina

    O Arsenal está nas meias finais da Champions League Feminina. Gunners deram a volta à eliminatória em Inglaterra.

    Eis o quadro das meias finais da Taça de Portugal de Futsal

    Estão definidos os encontros das meias finais da Taça de Portugal de Futsal. Jogos realizam-se em Matosinhos.

    Benfica vence Braga e Sporting atropela Ladoeiro: eis os resultados dos quartos de final da Taça de Portugal de Futsal

    Jogaram-se esta quarta-feira os quartos de final da Taça de Portugal de Futsal. Benfica e Sporting seguem em frente.

    E se os playoffs começassem hoje? | NBA

    Faltam, sensivelmente, 11 jogos do término da regular season....

    Atlético Madrid quer fechar contratação no verão por 20 milhões de euros

    O Atlético Madrid é mais um dos interessados em contratar Joan Garcia. Guarda-redes do Espanyol em destaque no mercado.

    Ex-Benfica critica CBF e futebol brasileiro após humilhação diante da Argentina: «Até quando?»

    Artur Moraes deixou críticas à CBF e ao futebol brasileiro. Goleada sofrida contra a Argentina deixou marcas e críticas.