Primeira Liga, Jornada 30: sábado, 20h30, 1 de maio de 2021
ANTEVISÃO: LÍDER INVICTO RECEBE UM NACIONAL MOTIVADO

O Sporting CP recebe neste sábado o CD Nacional em jogo a contar para a 30.ª jornada do campeonato. Depois da vitória inesperada obtida em Braga, os Leões querem, pelo menos, manter a vantagem de seis pontos face ao segundo classificado FC Porto quando faltam apenas cinco encontros para o final desta edição da Primeira Liga.

A HISTÓRIA DO SPORTING PASSA POR DEIXAR PONTOS EM JOGOS CONTRA ADVERSÁRIOS ACESSÍVEIS E QUE ACABAM POR CUSTAR CAMPEONATOS. TEREMOS SURPRESA EM ALVALADE? APOSTA COM A BET.PT!

Por sua vez, a equipa comandada por Manuel Machado terá pela frente a missão espinhosa de pontuar em Alvalade, numa altura em que se encontra precisamente no último lugar da tabela classificativa e quando a manutenção parece uma realidade cada vez mais distante. No entanto, a turma insular está motivada, depois de ter derrotado o Vitória SC na última jornada.

Na equipa leonina, estarão de fora Antonio Adán, Gonçalo Inácio e Tiago Tomás, todos devido a suspensão. O jovem central foi expulso em Braga logo aos 18 minutos, pelo que o guarda-redes espanhol e o avançado levaram o 5º amarelo na competição, estando indisponíveis neste encontro para Rúben Amorim. O brasileiro Tabata continua indisponível devido a lesão, sendo provável que não volte a entrar em campo na presente época.

Anúncio Publicitário

Do lado do Nacional, destaque para as ausências de Francisco Ramos, Lucas Kal e Marco Matias, todos a contas com problemas físicos. Principal esperança de golos para os madeirenses, Pedro Mendes não poderá jogar por estar emprestado pelo Sporting CP.

Na primeira volta, os Leões venceram num jogo muito complicado, tanto pela viagem até à Madeira, como pelas péssimas condições do relvado naquele dia. Nuno Santos e Jovane Cabral, que tinha saltado do banco, marcaram os golos que garantiram um triunfo fulcral na Choupana.

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Sporting CP já conquistou 73 pontos no atual campeonato, quando faltam cinco jogos por realizar. Na época passada, terminou com 60 pontos.
  2. Irão defrontar-se a melhor defesa, com 15 golos sofridos, e a pior defesa, que já leva 47 golos sofridos, em igualdade com o CD Tondela.
  3. O Sporting CP não contará com dois jogadores bastante regulares: Adán, o seu único totalista até então, bem como Tiago Tomás, que tinha participado em todos os 29 jogos na Liga.
  4. Em casa frente ao CD Nacional, o Sporting CP venceu 18 dos 23 jogos que disputou. Registam-se ainda quatro empates e uma vitória dos madeirenses, na época 2004/05.
  5. O último jogo entre ambos em Alvalade foi na época 2018/2019, com uma vitória por 5-2 da equipa da casa. Marcaram Bas Dost, Bruno Fernandes e Mathieu.
  6. Manuel Machado ainda só venceu uma vez no seu regresso ao Nacional, precisamente no último jogo, derrotando o Vitória SC por 1-0 no Estádio da Choupana.
  7. Será um jogo especial para Luís Neto, que reencontrará finalmente a equipa que representou na época 2011/12.
  8. O Sporting CP tem uma média de posse de bola de 57,6% na Primeira Liga. Por sua vez, o Nacional apresenta 48,6%.
  9. No que toca à eficácia de passe, os Leões acertam 81% dos passes, já os alvinegros 76,2%.
  10. O melhor marcador do confronto é Manuel Soeiro, que marcou oito golos em apenas dois jogos. Neste século, Liédson apontou seis golos em 14 partidas.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Nuno Mendes – O jovem leonino foi dos poucos que voltou em grande forma da paragem de seleções e tem realizado boas exibições pelo Sporting CP nos últimos jogos, saindo sempre como um dos mais inconformados. Poderá ser pela ala esquerda que os Leões poderão criar mais situações de perigo, aproveitando as combinações entre o lateral e Nuno Santos.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Bryan Rochez – É um dos principais agitadores do ataque do Nacional, já tendo apontado golos a Benfica e FC Porto esta época em duas competições diferentes. Aproveitando a ausência de Pedro Mendes e a má forma de Bryan Riascos, o hondurenho será a principal arma ofensiva da equipa comandada por Manuel Machado.

 

XI’S PROVÁVEIS

Sporting CP: Luís Maximiano, Neto, Coates, Feddal, Nuno Mendes, João Palhinha, João Mário, Porro, Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Paulinho.

Treinador: Rúben Amorim

“A vitória é a prioridade. Temos de ser muito concentrados, não facilitar em nada”.

CD Nacional: António Filipe, Pedrão, Rui Correia, Júlio César, Witi, Alhassan, Azouni, Éber Bessa, Rúben Freitas, Camacho e Rochez.

Treinador: Manuel Machado

“Vamos ter pela frente uma equipa que faz da competência a sua referência”.

Previsão de Resultado: Sporting CP 1-0 CD Nacional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome