Sporting CP x FC Porto | O Clássico do ‘Drama’

    ANTEVISÃO: PRIMEIRO CLÁSSICO DA ÉPOCA COM MUITAS CONDICIONANTES

    Sporting CP e FC Porto medem hoje forças no Estádio José Alvalade, naquele que será o primeiro Clássico do campeonato. Num encontro claramente condicionado pela paragem das seleções, Leões e Dragões registam algumas baixas e limitações para esta partida. Vários jogadores fizeram viagens longas e disputaram quase todos os minutos ao serviço das suas seleções, outros nem sequer entraram em campo, mas ‘rodaram’ o mundo.

    É O JOGO GRANDE DESTE SÁBADO. LEÕES E DRAGÕES EM DISPUTA PARA VER QUEM SAI POR CIMA! EM QUEM APOSTAS? SEGUE JÁ PARA A BET.PT!

    Do lado leonino, é certo que Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Tiago Tomás falham o duelo. O capitão Sebastián Coates está recuperado e deverá mesmo ir a jogo. Já a equipa de Sérgio Conceição não tem baixas a registar, com excepção de Marchesín, que continua lesionado, mas conta com um enorme desgaste nos seus jogadores, principalmente os colombianos Uribe e Luís Diaz, que fizeram dezenas de milhares de quilómetros nesta última semana.

    Quanto ao histórico recente do confronto, os Dragões têm apresentado algumas dificuldades nos últimos jogos contra o Sporting CP – na última temporada não conseguiram vencer nenhum e os Leões fizeram a festa. Ainda assim, a última derrota portista em Alvalade para o campeonato foi registada há já 5 anos, mais propriamente a 28 de agosto de 2016.

     

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Em 239 clássicos disputados, o FC Porto venceu 86 vezes, o Sporting CP ganhou 83 partidas e registaram-se 70 empates. Um confronto equilibrado.

    2. Apesar de ter menos três vitórias, o Sporting CP marcou 338 golos e o FC Porto 318.

    3. No século XXI, o FC Porto triunfou em 21 clássicos e Sporting CP em 17, para além de 21 empates. Os Dragões marcaram 67 golos e os Leões 61.

    4. O melhor marcador da história do confronto é Fernando Peyroteo, com 22 golos em 25 jogos. Do lado portista, o artilheiro é Pinga, com 14 golos em 31 partidas.

    5. Os jogadores com mais clássicos na carreira são Virgílio (39), Aloísio (33) e Vítor Baía (32), todos do FC Porto.

    6. Dos planteis atuais, os líderes dessa estatística são Coates (16), Corona (14) e Pepe (13).

    7. Entre 2008 e 2020, o FC Porto não venceu nenhum jogo em Alvalade. Quebrou o enguiço com uma vitória (1-2) na 15ª jornada da Primeira Liga 2019/20.

    8. A última vez que Sporting CP e FC Porto se enfrentaram numa 5ª jornada da Primeira Liga, foi a 5 de outubro de 2008, com triunfo azul e branco (1-2). Os dragões só voltariam a ganhar no reduto leonino em janeiro de 2020.

    9. O resultado mais comum de um Sporting CP-FC Porto, com os Leões a jogarem na condição de visitado, é 1-1, tendo já acontecido 13 vezes.

    10. Ambas as equipas ainda não perderam na temporada e poderá ser averbada neste clássico a primeira derrota da época para Sporting CP ou FC Porto.

     

    JOGADORES A TER EM CONTA
    Fonte: Isabel Silva / Bola na Rede

    Nuno Santos – Muito provavelmente de volta ao onze, o camisola 11 leonino marcou no clássico do ano passado e costuma subir de rendimento nos jogos de maior grau de dificuldade. Aproveitando a ausência de Pote, poderá causar dificuldades à defensiva azul e branca pela ala esquerda com toda a sua bravura em campo.

     

    Top peças fundamentais no clássico
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Luis Díaz – O extremo colombiano começou a temporada a todo o gás e, apesar do desgaste das viagens ao serviço da sua seleção, é sempre um osso duro de roer. Será, portanto, uma dor de cabeça para o Sporting CP, que não poderá contar com Gonçalo Inácio e que terá Coates a liderar o eixo defensivo, mas nunca a 100%.

     

    XI’S PROVÁVEIS

    Sporting CP: Adán, Luís Neto, Coates, Feddal, Rúben Vinagre, Palhinha, Matheus Nunes, Porro, Nuno Santos, Jovane e Paulinho.

    Treinador: Rúben Amorim

    “O FC Porto foi mais prejudicado, pois teve mais jogadores nas seleções e fez mais quilómetros. Ainda assim, isso não dá favoritismo a uma equipa ou outra, quem estiver melhor ganhará.’’

    FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Mbemba, Marcano, Bruno Costa, Sérgio Oliveira, Otávio, Luis Díaz, Toni Martínez e Taremi.

    Treinador: Sérgio Conceição

    “Gostaria de defrontar o atual campeão noutras condições neste clássico, mas são as que temos. Tenho de olhar para as soluções que temos para sermos competitivos e obtermos o melhor resultado.”

    PREVISÃO DE RESULTADO: SPORTING CP 1-1 FC PORTO
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Francisco Guerra
    Francisco Guerrahttp://www.bolanarede.pt
    É apaixonado por futebol, principalmente pelo Sporting CP, o seu único clube. Está a licenciar-se em Comunicação e Jornalismo, adora escrever sobre futebol no geral, além de outras modalidades como o wrestling, que acompanha desde pequeno. Também gosta de apreciar o futebol fora do espectro da paixão clubística, tendo como principais referências Cristiano Ronaldo e Diego Maradona.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.