LEÕES ENFRENTAM ATUAL VICE-CAMPEÃO TURCO

Os dois clubes chegam a este embate em contextos bem distintos. Depois de perder Bruno Fernandes, o Sporting CP continua com exibições inconstantes e medíocres onde começa também a aliar os maus resultados, coisa que por vezes devido à capacidade individual do ex-capitão conseguia esconder.

É TEMPO DE LIGA EUROPA E HÁ QUATRO EQUIPAS PORTUGUESAS NA LUTA PELO SONHO EUROPEU! EM QUEM APOSTAS? APOSTA NA BET.PT

Na liga vêm de um empate a uma bola diante o Rio Ave FC. Os turcos chegam a Alvalade em segundo lugar no campeonato local e extremamente motivados depois de vencerem por 1-0 um dos rivais na luta pelo título: o Beşiktaş. É de recordar que o Sporting CP ficou em 2.º lugar no seu grupo da Liga Europa, atrás do LASK Linz. Por outro lado, o Istanbul Başakşehir FK venceu o seu grupo onde tinha a companhia do Borussia Monchengladbach e da AS Roma.

COMO JOGARÁ O SPORTING CP?

O Sporting CP joga aqui a única competição que ainda pode ganhar na presente época. A verdade é que a equipa ficou muito mais fraca com a saída de Bruno Fernandes e os dirigentes decidiram não investir em reforços. Torna-se complicado para Silas fazer omeletes sem ovos. A verdade é que o treinador também tem cometido alguns erros e demonstrado ser bastante premiável, não tanto com a ideia de jogo, mas mais com o sistema e estrutura que vai tentando alterar de jogo para jogo. Posto isto, o Sporting CP ainda terá a ausência de Jeremy Mathieu confirmada, que será uma baixa de peso na ideia de jogo leonina, sobretudo por ser o único central que demonstra capacidade na primeira fase de construção. Jorge Silas deverá apresentar um esquema de 4x3x3 de modo a tentar equilibrar a equipa, mas também tentar confirmar o favoritismo que tem e evitar grandes surpresas para a segunda mão que se joga num terreno sempre complicado.

JOGADOR A TER EM CONTA

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

Andraz Sporar – Parece de facto ser um bom ponta de lança e demonstra para já qualidades e movimentos que Luiz Phellype não demonstrou. Os bons apontamentos que demonstram mais tarde ou mais cedo serão traduzidos em golos. Sem qualidade atrás dele ou sem intervenientes que consigam fazer com que a bola lhe chegue, torna-se ingrato e complicado. Com os possíveis regressos de Vietto e Acuña poderá ter essa tarefa mais facilitada e ajudar o Sporting CP a assumir o jogo em casa e fazer assim o seu primeiro golo com a verde e branca. Conta já com 6 jogos e 5 golos nesta competição, ainda que tenham sido ao serviço da sua antiga equipa.

XI PROVÁVEL

4x3x3: Luis Maximiano; Ristovski, Neto, Coates, Acuña; Battaglia, Wendel, Eduardo; Vietto, Rafael Camacho e Sporar

COMO JOGARÁ O ISTANBUL BAȘAKȘEHIR?

É uma equipa que se baseia sobretudo numa estrutura de 4x4x2, ainda que por vezes se possa apresentar em 4x2x3x1. É uma equipa que sabe o que fazer com bola e que conta com jogadores bastante experientes, como é o caso de Clichy, Skrtel, Elia ou ainda o grande destaque da equipa: Visca. Procura impor algum ritmo nos seus jogos e é uma equipa bastante vertical. Procura dar estabilidade ao meio-campo com um duplo-pivot de características mais defensivas e dar a liberdade aos seus laterais ofensivos e aos seus extremos que são bastante rápidos e tecnicistas. O Sporting CP poderá aproveitar, no entanto, as lacunas defensivas dos turcos quer em transição defensiva, deixando muito espaço para jogar e se apresentarem partidos em campo e por outro lado aproveitar a profundidade nas costas dos centrais da equipa turca. Já no processo ofensivo, a equipa turca conta com bastantes homens de carácter ofensivo, como referi anteriormente. Os laterais ao subirem e darem profundidade faz com que os extremos procurem os terrenos interiores e zonas entrelinhas para aí procurarem fazer a diferença. É uma equipa interessante e que poderá surpreender, mas que estará certamente à altura dos Leões.

JOGADOR A TER EM CONTA

Fonte: Istanbul Başakşehir FK

Edin Višća – Um dos muitos jogadores experientes da formação turca e sem dúvida de que é o homem chave desta equipa. Prefere atuar sobretudo na ala direita. Um jogador que conta com 50 jogos pela seleção da Bósnia será a maior dor de cabeça para os Leões. Apesar dos seus 30 anos, demonstra a sua influência na equipa jogo após jogo. Tecnicamente evoluído, muito rápido e de remate fácil. Conta com 9 golos e 11 assistências em 32 jogos.

XI PROVÁVEL

4x4x2: Mert Gonuk; Junior Caiçara, Martin Skrtel, Alexandru Epureanu, Gael Clichy; Edin Višća, Kahveci, Tekdemir, Elia; Demba Ba e Crivelli

Foto de Capa: Carlos Silva / Bola na Rede

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Comentários