Será que ainda é cedo para fazer Conte(s)? | Sporting CP x Tottenham HFC

    Liga dos Campeões, 2.ª jornada, terça-feira, 17:45h, 13 de setembro de 2022

    A ANTEVISÃO: RESPEITAR O BORDÃO E (TENTAR) FAZER UM FIGURÃO

    Aposta agora até 50€ através deste link no Sporting CP x Tottenham sem risco!

    Alguém sabe o que é um charlatão? Quase de certeza que já ouviram o refrão da música do José Afonso algures no transístor de guerra que figura no sótão ou o vosso avô/avó utilizar o termo para referir alguém que faz das maroscas um modo de vida e as tem na mais bela das considerações. Existe uma outra parábola associada ao vocábulo: se determinado clube (dito e tido) como grande se aproveitar da sua condição durante uma temporada e andar com o estatuto pregado na lapela, à boleia da História. E a História tem grafada a si datas, em toda e qualquer circunstância. Em 1906, nas casas onde os jornais se sentavam à mesa juntamente com os alimentos que integravam a formação do pequeno-almoço, vivalma leu aquilo que o senhor José de Alvalade escreveu: o Sporting CP tornar-se-á tão grande como os maiores da Europa. De futebol, pouco se sabia. Rapidamente, a torrada e o café alcançaram outro patamar junto das papilas gustativas. Podíamos ilustrar o momento com efeitos especiais e uma paleta de cores vivas, mas perderia a piada.

    A caminhada até 2022 foi… adivinhem lá… História. As performances europeias do clube de Alvalade já tocaram com o mindinho no céu e já assaram as costelas no inferno. Por vezes, nem isso: o destino era a pasmaceira da terra natal e esperava-se uma semana para que o coração bombeasse nova remessa de sangue. Já assisti e posso garantir que existem muito poucas coisas tão desagradáveis quanto essa.

    Mas paremos com a nostalgia. Agarrar-nos ao mais primitivo sentimento para adquirir estímulos é bom, mas não chega.

    Sporting CP e Tottenham HFC defrontam-se no Estádio José Alvalade XXI. os leões apresentam baixas de peso para o encontro: Jeremiah St. Juste e Luís Neto reduzem as opções para perfazer o eixo defensivo; do lado dos spurs, Antonio Conte com todo o plantel para alcançar a primeira posição do grupo D.

     

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. As duas equipas nunca se defrontaram em provas da UEFA;
    2. Sporting CP e Tottenham HFC não registam qualquer golo sofrido na competição;
    3. Marcus Edwards reencontra o clube da sua formação;
    4. A equipa liderada por Antonio Conte ainda não conheceu o sabor da derrota durante a presente temporada;
    5. O último embate do Sporting CP defronte uma equipa inglesa remonta à época transata e culminou em desaire;
    6. A última presença do Tottenham HFC na Liga dos Campeões deu-se na época 2019/2020.
    7. Neste formato da prova, os spurs nunca defrontaram uma equipa portuguesa na prova.
    8. Em 87 jogos para a Liga dos Campeões, o Sporting CP possui 27 vitórias, 14 empates e 46 derrotas;
    9. O Sporting CP nunca venceu uma equipa inglesa para a competição;
    10. A maior goleada sofrida pelo Tottenham fora de portas foi diante do Real Madrid CF (4-0).

     

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Francisco Trincão Sporting
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Francisco Trincão – o extremo português parece ter encontrado o caminho do golo. Antes do embate contra o Eintracht, o camisola 17 já tinha ameaçado em diversas ocasiões, mas a bola não queria qualquer envolvimento com as redes da baliza. Na Alemanha, quebrou o enguiço que parecia não ter fim. Para alguns adeptos leoninos, comigo incluído, urge a Francisco Trincão incrementar a sua agressividade aquando de uma disputa de bola. De ganhar nervo, como se diz na gíria. Se suprir esta lacuna de modo eficaz e condimentar – com a ajuda do treino diário e entrosamento – as suas virtudes (capacidade técnica, desequilíbrio, visão de jogo, remate, passe), pode causar muitos estragos aos meninos de Londres.

    Harry Kane Tottenham Sporting
    Fonte: Tottenham Hotspur FC

    Harry KaneGod save the Sporting CP se este senhor estiver num dia sim. Karim Benzema é único, Robert Lewandowski idem. E o fantasma Harry completa a trilogia de filmes de terror de qualquer adversário. Não vou realizar uma lista (exaustiva) acerca das qualidades do internacional inglês, até porque não me dá jeito nenhum fazer uma direta. Prefiro fechar os olhos, esperar que o trio de centrais acerte as marcações individuais e coletivas e que Adán faça um dos jogos da sua vida. Quando os abrir, sei que Richarlison e Son Heung-min vão aparecer de súbito e combinar com Harry Kane…

     

    XI´S PROVÁVEIS

    Sporting CP (3-4-3): Adán; S. Coates, G. Inácio e M. Reis; P. Porro, M. Ugarte. H. Morita e N. Santos; P. Gonçalves, F. Trincão e M. Edwards.

    Ruben Amorim: «O Tottenham é uma equipa muito forte. Tem um treinador que é vencedor, onde quer que vá ganha, muito forte nas transições e bolas paradas. Até no Lloris. Bastante completa, com grande qualidade. Temos a nossa equipa, estudámos o Tottenham, mas focamos na nossa equipa, para potenciar as nossas capacidades. Gostamos de ter bola, queremos manter essa identidade, queremos ser competitivos em todos os jogos. A responsabilidade está claramente do lado do Tottenham».

     

    Tottenham HFC (3-4-3): H. Loris; C. Romero, E. Dier e C. Lenglet; E. Royal, R. Betancur, P. Hojbjerg e I. Perisic; Richarlison, Son e H. Kane.

    Antonio Conte: «Honestamente, vejo um equilíbrio muito grande neste grupo. Podes ganhar ou perder em todos os jogos. Não vejo um favorito no grupo. A nossa ambição é passar à próxima fase e sermos mais competitivos. Amanhã ser um jogo muito difícil. Para nós e para eles».

     

    PREVISÃO DO RESULTADO: Sporting CP 1-0 Tottenham HFC
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Romão Rodrigues
    Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
    Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.