📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting e o síndrome do “irmão” mais velho

- Advertisement -

Quanto à equipa, estando atento aos últimos jogos, e à “intensidade” que todas as equipas têm colocado nas disputas de bola quando jogam contra os Leões sem que levem a devida sanção, facilmente se percebe que são tratados como o “irmão mais novo”, porque são “pequenos” e ainda não aprenderam todos os valores que os sustentarão quando crescerem. Nem vale a pena castigá-los, porque eles não entenderiam o conceito. Assim, teremos que dar-lhes algumas oportunidades para que aprendam. Já a equipa de Alvalade, como responsável, “irmão mais velho”, já sabe ao que vai, e sem aviso, assim que pise o risco será castigado. Não podemos aceitar maus exemplos dos mais crescidos, não é verdade?

O aviso está dado. Eles podem, mas tu não porque és o mais velho. Isto não é mais do que educar-nos às suas leis, regras, valores. Porque são avisos para nos “balizar” e nos indicar o caminho que devemos seguir para sermos “aceites” no sistema. Tudo isto serve para nos avisar que seremos sempre castigados, e serve de sinal para os “mais pequenos” de que, contra nós, têm aquela “condescendência”.

Os árbitros mostram menores reticências em mostrar cartões aos jogadores leoninos Fonte: refereeingworld.blogspot.com
Os árbitros mostram menores reticências em mostrar cartões aos jogadores leoninos
Fonte: refereeingworld.blogspot.com

Veremos até quando o “mais velho” se farta de seguir leis que nenhum outro é obrigado a seguir, e se revolta contra quem o quer “obrigar” a isso. Mas como os mais velhos, como nos querem fazer ser, tentaremos continuar a ser responsáveis por todos os outros, tentando dar bons exemplos, e trabalhando de forma a que, algum dia os “mais pequenos” sigam os valores, exemplos “do maior”.

Não somos nós a escolher esse “papel”, mas se é esse que nos querem imputar, assumiremos de bom grado. Para já, os “pequenos” ainda não cresceram o suficiente, e continuam a querer o sistema de “traquinices” com os outros.

Continuaremos a insistir e persistir, porque ensinar e educar também é isso.

Foto de capa: Bola na Rede

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.