Sporting e o síndrome do “irmão” mais velho

Quanto à equipa, estando atento aos últimos jogos, e à “intensidade” que todas as equipas têm colocado nas disputas de bola quando jogam contra os Leões sem que levem a devida sanção, facilmente se percebe que são tratados como o “irmão mais novo”, porque são “pequenos” e ainda não aprenderam todos os valores que os sustentarão quando crescerem. Nem vale a pena castigá-los, porque eles não entenderiam o conceito. Assim, teremos que dar-lhes algumas oportunidades para que aprendam. Já a equipa de Alvalade, como responsável, “irmão mais velho”, já sabe ao que vai, e sem aviso, assim que pise o risco será castigado. Não podemos aceitar maus exemplos dos mais crescidos, não é verdade?

O aviso está dado. Eles podem, mas tu não porque és o mais velho. Isto não é mais do que educar-nos às suas leis, regras, valores. Porque são avisos para nos “balizar” e nos indicar o caminho que devemos seguir para sermos “aceites” no sistema. Tudo isto serve para nos avisar que seremos sempre castigados, e serve de sinal para os “mais pequenos” de que, contra nós, têm aquela “condescendência”.

Os árbitros mostram menores reticências em mostrar cartões aos jogadores leoninos Fonte: refereeingworld.blogspot.com
Os árbitros mostram menores reticências em mostrar cartões aos jogadores leoninos
Fonte: refereeingworld.blogspot.com

Veremos até quando o “mais velho” se farta de seguir leis que nenhum outro é obrigado a seguir, e se revolta contra quem o quer “obrigar” a isso. Mas como os mais velhos, como nos querem fazer ser, tentaremos continuar a ser responsáveis por todos os outros, tentando dar bons exemplos, e trabalhando de forma a que, algum dia os “mais pequenos” sigam os valores, exemplos “do maior”.

Não somos nós a escolher esse “papel”, mas se é esse que nos querem imputar, assumiremos de bom grado. Para já, os “pequenos” ainda não cresceram o suficiente, e continuam a querer o sistema de “traquinices” com os outros.

Continuaremos a insistir e persistir, porque ensinar e educar também é isso.

Foto de capa: Bola na Rede

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Villarreal garante Renato Veiga e bate recorde de transferência mais cara da história do clube

Renato Veiga está a caminho do Villarreal. O conjunto espanhol vai pagar 29,5 milhões para garantir o internacional português.

Chucho Ramírez perspetiva duelo frente ao Sporting: «Tenho a ilusão que é possível travar o Sporting»

No final do jogo entre Rio Ave e Nacional da Madeira da 2ª. jornada da Primeira Liga, Chucho Ramírez projetou o duelo frente ao Sporting.

Ex-Benfica e Sporting apresentado no Apollon do Chipre

Lazar Markovic foi apresentado como reforço do Apollon. O avançado sérvio já vestiu as cores de Benfica e Sporting.

Santa Clara apresenta proposta por Franco Cervi

Franco Cervi recebeu uma proposta do Santa Clara. O avançado argentino cumpre o último ano de contrato com o Celta de Vigo.

PUB

Mais Artigos Populares

OKC Thunder: back-to-back’s não se vêem há sete anos e ficam bem no currículo

Tudo encaminhado para os Thunder voltarem a ser a melhor defesa. E, tal como diz o ditado, “defense wins championships”.

Deniz Gul na mira do Besiktas

O Besiktas está a seguir com atenção Deniz Gul. O avançado sueco ainda somou qualquer minuto em jogo oficial pelo FC Porto em 2025/26.

Luís Filipe Vieira: O Demagogo e Falso Messias

Ao longo da entrevista, Luís Filipe Vieira esquivou-se as perguntas, como, por exemplo, qual o projeto que tem para o clube.