Leões em busca de consolidar a liderança isolada | Sporting x Nacional

- Advertisement -
Primeira Liga, 19.ª jornada: sábado, 25 de janeiro de 2025, 20h30.

A ANTEVISÃO: TURMA DE RUI BORGES PRETENDE CONTINUAR NO TRILHO DAS VITÓRIAS PARA A LIGA

Depois do desaire europeu vivido no reduto do RB Leipzig (2-1), o Sporting vira agora atenções para mais uma jornada da Liga. Com o estatuto de líder isolado (beneficiou da derrota do Porto diante do Gil Vicente). Os leões encontram-se totalmente motivados em manter a distância pontual, e em Alvalade estes têm-se agigantando perante os emblemas que por lá têm passado (em oito partidas caseiras somam sete triunfos e apenas uma derrota).

Do outro lado, surge um Nacional, que recentemente causou estragos ao Porto, fazendo com que os dragões não subissem à liderança isolada. Os pupilos de Tiago Margarido entrarão em Alvalade numa série de duas vitórias consecutivas e quererão certamente trocar as voltas aos verdes e brancos.

Assim sendo, leões e insulares, medirão forças, na noite deste sábado, 25 de janeiro, sendo que o Clube de Alvalade se coloca como o claro favorito, mas tal como já foi mencionado, os alvinegros conseguem tombar gigantes, pelo que Rui Borges terá de manter os alarmes acesos perante a turma madeirense.

O árbitro da partida será Iancu Vasilica.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Sporting e Nacional já se defrontaram por 41 ocasiões, sendo o registo favorável aos lisboetas (26 triunfos).
  2. Os insulares visitaram o reduto do Clube de Alvalade nos quartos de final da Taça da Liga, onde sofreram uma derrota por 3-1.
  3. Na Madeira, o conjunto de Tiago Margarido foi goleado pela turma outrora comandada por Rúben Amorim, por 6-1.
  4. Viktor Gyokeres foi o último futebolista verde e branco a abanar as redes do Nacional.
  5. Já do lado dos aurinegros, Rúben Macedo superiorizou-se perante Vladan Kovacevic.
  6. A última vez que o Nacional venceu no Estádio José Alvalade foi na temporada 2004/05.
  7. Eduardo Quaresma, Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Jeremiah St Juste serão baixas no embate da 19.ª ronda.
  8. Do atual plantel, Viktor Gyokeres, foi o futebolista que mais causou estragos ao Nacional (em duas partidas contabiliza quatro tentos certeiros).
  9. Já Adriano, antigo ponta de lança brasileiro, coloca-se como o melhor marcador de sempre pelo Nacional em partidas diante do Sporting (quatro golos em cinco duelos).
  10. A maior vitória de sempre do Sporting diante do Nacional, em Alvalade, foi em 1934/35, com um ‘massacre’ de 9-3.

JOGADORES A TER EM CONTA

Viktor Gyokeres Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Viktor Gyokeres – Embora a situação do ponta-de-lança sueco esteja a ser gerida a ‘pinças’, o camisola 9 do Sporting demonstra uma capacidade de resolver jogos assim que entra em campo. Nas últimas duas partidas, o avançado iniciou os duelos na condição de suplente, mas conseguiu sempre abanar as redes adversárias, tanto na vitória diante do Rio Ave, como no desaire em Leipzig.

Isaac Nacional da Madeira
Fonte: Pedro Figueira/Bola na Rede

Isaac Tomich – Embora o avançado brasileiro tenha apenas cumprido 45 minutos no triunfo alcançado frente ao AVS, este já mostrou ser peça importante no Nacional, colocando-se assim no topo da lista dos melhores marcadores da temporada em curso. Com três golos no seu currículo, o número 23 dos insulares, estará certamente de mira apontada a fazer tremer a defesa verde e branca.

XI´s PROVÁVEIS

Sporting: Rui Silva, Matheus Reis, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Geny Catamo, Morita, Morten Hjulmand, Quenda, Trincão e Gyokeres.

Treinador: Rui Borges

«Será muito importante continuar o nosso caminho, faltam 16 jogos, é o primeiro dos 16, e queremos ganhar, para mantermos aquilo que é o nosso objetivo de ser primeiro».

Nacional: Lucas França, Garcia, Ulisses Wilson, Zé Vitor, José Gomes, Bruno Costa, André Sousa, Daniel Penha, Luís Esteves, Dudu e Isaac Tomich.

Treinador: Tiago Margarido

«Vamos encarar o próximo jogo com muita ambição. O nosso caminho, felizmente, tem sido de progresso, pois temos conseguido ultrapassar todas as dificuldades que encontramos no início. Estamos num bom momento e vamos a Alvalade com muita ambição, com a ilusão de poder conquistar pontos, vincando a nossa identidade e o que temos produzido até agora».

PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 2-0 Nacional

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Nike revela equipamentos de Brasil, EUA e Canadá para o Mundial 2026

Brasil, Canadá e EUA revelam equipamentos para o Mundial. A nova coleção destaca-se pela tecnologia de arrefecimento para enfrentar o calor extremo durante a prova.

Luís Castro comenta empate do Levante: «Se tocar na bola com a mão, não pode ser golo. A regra é essa»

Luís Castro comentou o empate do Levante contra o Rayo Vallecano, jogo no qual o golo da equipa da casa está a gerar polémica.

Para darem o salto para a Primeira Liga? Há três laterais esquerdos em destaque na Segunda Liga

Vários jogadores da Segunda Liga estarão a ser analisados por olheiros de emblemas da Primeira Liga e podem mesmo dar o salto.

Empate a duas bolas entre Brentford e Wolverhampton dá réstia de esperança à equipa de Rob Edwards na permanência na Premier League

O Brentford empatou 2-2 com o Wolverhampton. A equipa de José Sá, Rodrigo Gomes e Toti Gomes conquista mais um ponto e não desiste da permanência na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Torreense derrota Portimonense e mantém sonho da promoção direta vivo

O Torreense recebeu e venceu o Portimonense por uma bola a zero, num encontro da 26.ª jornada da Segunda Liga.

Fiorentina goleia Cremonese e afasta-se dos lugares de despromoção da Serie A

Fiorentina venceu a Cremonense por 4-1. A formação viola, com esta vitória, afasta-se cada vez mais dos lugares de despromoção, depois de um início de época abaixo das expectativas.

Levante de Luís Castro desperdiça hipótese de vencer jogo aos 90+3′

O Levante foi a Vallecas empatar com o Rayo Vallecano a uma bola, num encontro da 28.ª jornada da La Liga.